Problema com OG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorff

Active Member
Joined
May 28, 2015
Messages
39
Reaction score
5
Fiz uma brassagem anteontem de uma summer Ale e quando eu medi a OG antes da fervura estava muito baixa, apenas 1.023, sendo que na receita no beersmith falava que a est OG seria de 1.035.

Após fazer a brassagem, eu passo todo o mosto para um fermentador, limpo a panela e volto o mosto para panela. Eu troquei meu fermentador, por isso acho que adicionei muita agua e perdi o controle, talvez seja isso que tenha dado baixa a OG, lavei muito.

Para tentar acertar a OG, fervi o mosto por 1 hora antes de começar a lupular (os 60 min normais), porem a OG nao acertou conforme beersmith.

Prossegui com a fervura e faltando 10 min para acabar, adicionei acucar cristal para acertar a og.

Onde será que errei? Moagem? Sparge?
To com medo a cerveja ficar alcoolica e sem gosto e corpo.... oq pode acontecer?


Os maltes foram moidos perfeitos e as quantidades estao certas...


abss
 
Fiz uma brassagem anteontem de uma summer Ale e quando eu medi a OG antes da fervura estava muito baixa, apenas 1.023, sendo que na receita no beersmith falava que a est OG seria de 1.035.

Após fazer a brassagem, eu passo todo o mosto para um fermentador, limpo a panela e volto o mosto para panela. Eu troquei meu fermentador, por isso acho que adicionei muita agua e perdi o controle, talvez seja isso que tenha dado baixa a OG, lavei muito.

Para tentar acertar a OG, fervi o mosto por 1 hora antes de começar a lupular (os 60 min normais), porem a OG nao acertou conforme beersmith.

Prossegui com a fervura e faltando 10 min para acabar, adicionei acucar cristal para acertar a og.

Onde será que errei? Moagem? Sparge?
To com medo a cerveja ficar alcoolica e sem gosto e corpo.... oq pode acontecer?


Os maltes foram moidos perfeitos e as quantidades estao certas...


abss

Dá uma pesquisada no fórum, que outras pessoas já tiveram o mesmo problema.

90% dos casos é lavagem...

Esse post pode te ajudar: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=410135
 
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404645

- Densidade/Gravidade - É a densidade do mosto medida através de densímetro ou refratômetro. Através da medição da densidade é possível saber a concentração de açúcar no mosto. Medindo a concentração de açúcar antes e depois da fermentação (pois o açúcar é transformado em álcool e CO²) é possível saber a quantidade de álcool presente na cerveja. Normalmente mede-se a densidade ou concentração de açúcar através das unidades SG (specific gravity), Brix ou Plato. O uso do termo "gravidade" no português é ERRADO... mas lutar contra isso é quase uma batalha perdida.

- OG - Original Gravity - É o termo que se usa para a densidade inicial do mosto antes da fermentação (final da fervura). Nunca se esqueça de medir a OG.

- FG - Final Gravity - É a densidade final da cerveja pós-fermentação.

OG é após a fervura.
Se estava dando 1.023 antes da fervura... poderia muito bem chegar em 1.035 de OG, após a fervura.
 
Amigo,


Andei pesquisando mais, outra coisa que fiz errado é que a agua de lavagem estava a 90º, quando acontece isso o que pode ser influenciado?

Essa temperatura é muito acima do limite para não extração de taninos que é de 76,6C...

Portanto sua cerveja pode ficar adstringente, mas isso não reduziu a sua eficiência, muito pelo contrário, até melhoraria, visto que quanto mais quente, menos denso fica o mosto e mais fácil fica a lavagem...porém conforme recomendação o limite ideal é 76,6C
 
Somente para eu não entender as coisas erradas, a sua mostura foi feita na temperatura correta entre 62c e 72c???

Fora dessa faixa não há conversão de amido em açúcar...

Em algum momento excedeu os 72c?
 
Somente para eu não entender as coisas erradas, a sua mostura foi feita na temperatura correta entre 62c e 72c???

Fora dessa faixa não há conversão de amido em açúcar...

Em algum momento excedeu os 72c?


A mostrura foi toda em 65... somente o sparge que fiz com a agua mais quente... Acredito que ja identifiquei o erro... sparge rapido demais e muita agua....
 
Tem um problema em medir a OG na panela de fervura: demora um pouco a homogeneizar. Se você enche por cima, a gravidade fica menor que a média porque recebe o mosto lavado, com menor gravidade.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 
Back
Top