Problema com hop bag no dry hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

diegooo

Well-Known Member
Joined
Dec 23, 2015
Messages
153
Reaction score
43
Boa noite, pessoal. Gostaria de uma ajuda de vocês sobre a correta utilização do hop bag durante o dry hopping. Fermento no balde plástico padrão e pela primeira vez tentei utilizar o hop bag ao invés de simplesmente jogar os pellets lá. Bom, sanitizei o hop bag, coloquei os lúpulos com a bola de gude e amarrei o barbante na alça do fermentador para evitar que o hop bag eventualmente caia dentro do balde fermentador. O problema é que, por conta do barbante para fora, a tampa do fermentador não veda completamente, o que imagino que aumente o contato da cerveja fermentando/maturando com o oxigênio, o que não deve ser nada bom...

Alguém já passou por algo parecido e tenha algum conselho para resolver isso? Já estou até pensando em abandonar minha ideia principal, retirar o bag e colocar só os lúpulos lá, porque ficar uns dez dias com essa tampa "aberta" não vai rolar.

Obrigado!
 
Só de abrir o balde para colocar o hop bag, você já deixa o CO2 contido no balde escapar dando lugar ao oxigênio atmosférico, quando a isso não tem jeito a menos que você faça injeção de gás carbônico pela torneira e talz.

Bom, não fiz nenhum DH ainda, mas quando eu for fazer, pretendo fazer com uns 3 ou 4 dias para acabar a maturação que eu estipular pois assim não fica tanto tempo em contato com o O2 e depois faria o envase como normalmente faço, com primming, onde o O2 na garrafa vai ser utilizado pela levedura, aumentando a vida útil da cerveja.
 
Eu não utilizo mais o hop bag. Achei mais eficiente jogar os pellets direto. Quanto ao problema da vedação, você pode substituir o barbante por uma linha de costura daquelas mais grossas que uma linha normal porém mais fina que o barbante. Fala com sua mãe/namorada/esposa que ela pode dar uma dica.
 
Eu não utilizo mais o hop bag. Achei mais eficiente jogar os pellets direto. Quanto ao problema da vedação, você pode substituir o barbante por uma linha de costura daquelas mais grossas que uma linha normal porém mais fina que o barbante. Fala com sua mãe/namorada/esposa que ela pode dar uma dica.

Geralmente também não utilizo, mas quero testar dh com variedades e dias de contato diferentes e só consigo fazer isso com o uso da bag. Valeu pela dica, acho que eh exatamente disso que eu preciso.
 
Só de abrir o balde para colocar o hop bag, você já deixa o CO2 contido no balde escapar dando lugar ao oxigênio atmosférico, quando a isso não tem jeito a menos que você faça injeção de gás carbônico pela torneira e talz.

Bom, não fiz nenhum DH ainda, mas quando eu for fazer, pretendo fazer com uns 3 ou 4 dias para acabar a maturação que eu estipular pois assim não fica tanto tempo em contato com o O2 e depois faria o envase como normalmente faço, com primming, onde o O2 na garrafa vai ser utilizado pela levedura, aumentando a vida útil da cerveja.

Aí que está a questão: vi um vídeo do beerschool em que ele menciona uma técnica do livro hops, utilizada em algumas cervejarias, na qual você faz o dh quando estiver faltando um plato para terminar a fermentação e a própria fermentação vai se encarregar de colocar boa parte do oxigênio para fora do balde.
 
Aí que está a questão: vi um vídeo do beerschool em que ele menciona uma técnica do livro hops, utilizada em algumas cervejarias, na qual você faz o dh quando estiver faltando um plato para terminar a fermentação e a própria fermentação vai se encarregar de colocar boa parte do oxigênio para fora do balde.

Olhando por esse lado, parece uma boa a se tentar... anotado. Obrigado! :mug:
 

Latest posts

Back
Top