Primeiro Starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilhermefighera

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
54
Reaction score
12
Pessoal,

Estou prestes a concluir meu Stir Plate (deve acontecer esta semana) e estou procurando aprender um pouco sobre starter. Peço desculpas desde já caso alguma dúvida abaixo já esteja pelo fórum e eu não a tenha encontrado.

1- Vi que alguns começam o 1º step sempre com uma litragem menor do que o segundo step. Logicamente que tudo dependerá do número de células e também da OG e litragem, mas se partirmos do princípio que quanto maior o starter, menor o número de steps, por que então começar com um starter menor para depois aumentar? Não seria mais prático eu começar com o 1º step, por exemplo, de 5L?

2- Outra dúvida que tenho é que deve-se subir a densidade do mosto em cada step com a densidade de 20 em 20. Isto quer dizer que, começando o starter com 1037, devo no segundo step adicionar ao starter um novo mosto com 1057, seguindo a regra até chegar a densidade desejada? A explicação é que a levedura deve estar "acostumada" com a densidade que você irá inocular o fermento evitando mortandade devido a OG maior que a do starter?

3- Em média, quanto tempo entre agitação e um step e outro? Agitação de 24h, geladeira por 8h e após novo step? Há uma regra “prática” para isto?

Obs.: Caso seja relevante, o pretendido é 50L a uma OG de 1060.

Por enquanto acredito que seja "só essas as dúvidas".

Agradeço antecipadamente.

Abraço. :tank:
 
Eu não vou conseguir explicar os detalhes técnicos, mas há uma relação entre a densidade populacional e o fator de propagação das células, por isso mesmo que o desejado seja 5L de starter, começamos em um número menor. O blog do braukaiser (braukaiser.com/wiki/index.php/Braukaiser.com) tem algumas explicações, qquer hora eu vou parar para ler com atenção. O livro "Yeast" também tem.

Outro motivo para fazer steps é criar uma "UTI" para o fermento.

Eu já usei 10g de slurry que ficou 6 meses esquecido num tubo de ensaio dentro da geladeira.

Como o fermento perde viabilidade e vitalidade ao longo do tempo, não é uma boa idéia propagar isso direto no starter principal, então eu fiz um mini starter de 250ml/1020OG, propaguei, e então propaguei de novo, em 1L/1036, que foi inoculado depois do descarte do sobrenadante.

Esse é um dos motivos pelos quais pode se optar por fazer um step pequeno e depois aumentar. Devem haver outros que eu não sei explicar.

Abraço,
 
Então Jefferson,
Ainda buscando algumas informações, eu vi que há uma total relação entre o quantidade de fermento a quantidade de células
viáveis e o volume do starter onde usando um gráfico da SuperYeast é possível calcular o melhor volume. O que eu não compreendi em um outro material foi que há um slide que fala sobre subir a densidade do mosto de 5 em 5 plato. Fiquei em dúvida se devo subir a OG do mostro após o primeiro step ou se isto foi somente uma constatação de quanto em média o starter sobre sua densidade em cada step.
 
Então Jefferson,
Ainda buscando algumas informações, eu vi que há uma total relação entre o quantidade de fermento a quantidade de células
viáveis e o volume do starter onde usando um gráfico da SuperYeast é possível calcular o melhor volume. O que eu não compreendi em um outro material foi que há um slide que fala sobre subir a densidade do mosto de 5 em 5 plato. Fiquei em dúvida se devo subir a OG do mostro após o primeiro step ou se isto foi somente uma constatação de quanto em média o starter sobre sua densidade em cada step.

Compartilha o mesmo material pra eu dar uma lida. Já ouvi relatos sobre steps incrementais (volume e densidade), mas realmente não sei qual o melhor momento de aplicar isso.

Eu geralmente faço starters de 1 litro, um único step, salvo casos como o que citei, de ampolas/slurry muito velhos ou vencidos.
 
Qual teu email?

Acho que vai agregar mais à discussão se você anexar no fórum, assim todo mundo terá o mesmo acesso ao material, a menos que seja protegido por direitos autorais.

Não rola anexar ou colocar no dropbox/google drive da vida e postar o link publico?


Abraços
 
Então Jefferson,
Ainda buscando algumas informações, eu vi que há uma total relação entre o quantidade de fermento a quantidade de células
viáveis e o volume do starter onde usando um gráfico da SuperYeast é possível calcular o melhor volume. O que eu não compreendi em um outro material foi que há um slide que fala sobre subir a densidade do mosto de 5 em 5 plato. Fiquei em dúvida se devo subir a OG do mostro após o primeiro step ou se isto foi somente uma constatação de quanto em média o starter sobre sua densidade em cada step.

Quando se começa a propagar de uma quantidade muito pequena de células, por exemplo uma colônia numa placa agar, ou um tubo de fermento que ficou 1 ano esquecido na geladeira e tem "0,0%" de viabilidade, é útil fazer um starter pequeno de baixa densidade (~1,020) pra não estressar o fermento.

Incremento de densidade em steps "normais" pode ser feito tambem, mas não é necessário. Mostos muito densos pra starters aerados não são o ideal, porque estressam o fermento e o fator de crescimento não é assim tão maior. Ou seja, não vale a pena.

Eu não sei se era exatamente essa a dúvida, porque não foi bem específica... se quiser se referir à um material pode citar ele, relatando o que vc leu ou copiando um trecho. Referenciando autor, citação não viola direito autoral.

Abraço
 
Quando se começa a propagar de uma quantidade muito pequena de células, por exemplo uma colônia numa placa agar, ou um tubo de fermento que ficou 1 ano esquecido na geladeira e tem "0,0%" de viabilidade, é útil fazer um starter pequeno de baixa densidade (~1,020) pra não estressar o fermento.


@Tiago,

Creio que essa era a dúvida do @guilhermefighera se referia a este treco retirado do livro "Yeast: The pratical guide to beer fermentation", mas especificamente, se esses passos são obrigatórios.

Expliquei para ele, por email, a mesma coisa que você acabou de falar. Não são obrigatórios, e mesmo um vial com "0% (teórico)" de viabilidade pode ser recuperado mediante um starter menor.
 

Attachments

  • livro.jpg
    livro.jpg
    96.6 KB · Views: 101
Last edited:
É isso aí...

Quando eu começo um starter a partir de slant ou placa, faço uns 10mL de mosto a 1,020, depois um de 100mL a 1,020 (esses dois são autoclavados)... O resto vai prosseguindo normal a 1,040 de acordo com a necessidade.

Abraço
 
Tiago,
Era esta minha dúvida mesmo e acho que não consegui expressar muito bem até por não saber os termos exatos. Mas eu interpretei que mesmo um fermento com uma viabilidade, por exemplo, 80% onde eu minha OG pretendida fosse 1070, que eu deveria fazer vários steps subindo a densidade em cada um deles até chegar nos 1070 pretendidos, sempre subindo a densidade de 20 em 20 (1036, 1046, 1066...). Pelo que entendi, isto normalmente é utilizado em caso de fermentos com baixa viabilidade. Foi isto que eu entendi ou estou viajando completamente?
 
Tiago,
Era esta minha dúvida mesmo e acho que não consegui expressar muito bem até por não saber os termos exatos. Mas eu interpretei que mesmo um fermento com uma viabilidade, por exemplo, 80% onde eu minha OG pretendida fosse 1070, que eu deveria fazer vários steps subindo a densidade em cada um deles até chegar nos 1070 pretendidos, sempre subindo a densidade de 20 em 20 (1036, 1046, 1066...). Pelo que entendi, isto normalmente é utilizado em caso de fermentos com baixa viabilidade. Foi isto que eu entendi ou estou viajando completamente?

Não... não se usa 1,070 em starter. Não vale a pena fazer isso, a taxa de multiplicação não cresce proporcionalmente à OG depois de um certo ponto.

Com vial viável usa direto um mosto de ~1,040. Não precisa incrementar OG nos steps, só vai jogando com os volumes até atingir a contagem que necessitar.

Abraço
 
Boa Tarde!

Também vou fazer meu primeiro starter, e tenho uma dúvida que acho que se encaixa nessa discussão:

- Depois de terminar o starter, o correto é jogar todo o conteúdo do erlenmeyer no fermentador (fermento + DME), ou devo deixar decantar e descartar o sobrenadante para jogar apenas o fermento?
 
Boa Tarde!

Também vou fazer meu primeiro starter, e tenho uma dúvida que acho que se encaixa nessa discussão:

- Depois de terminar o starter, o correto é jogar todo o conteúdo do erlenmeyer no fermentador (fermento + DME), ou devo deixar decantar e descartar o sobrenadante para jogar apenas o fermento?

Não tem "correto"... depende da sua urgência. A melhor forma com certeza é decantar a levedura na geladeira e depois descartar o sobrenadante... assim vc não mistura mosto de starter com a sua cerveja. Mas se, por acaso, não der, tudo bem, não vai estragar a cerveja...

Abraço
 
Pessoal, pra quem já tem experiência em Starter, gostaria de fazer umas perguntas.
Realizei o meu primeiro starter na semana passada, a partir de slurry de uma leva anterior. Porém fiquei com dúvida sobre alguns procedimentos.
Primeiro, quando se faz um starter de, por exemplo, 24 horas, qual o tempo necessário que o agitador magnético deve ficar ligado, aerando o starter? E qual o tempo de repouso entre cada uma das vezes que fica ligado? Eu fiz aproximadamente 5 a 10 agitações de 15 minutos nas primeiras horas. Depois deixei descansar por 24/36horas e inoculei.
Segundo, quando se faz a agitação, o correto é que o vortex dentro do starter seja aquele que encoste até o fundo, e borbulhe bastante, ou somente o fato de ter agitação no interior já é o suficiente?
Até o momento foram essas as observações que tive e que não encontrei respostas nos artigos sobre starter. Agradeço qualquer orientação.

att.
 
Pessoal, pra quem já tem experiência em Starter, gostaria de fazer umas perguntas.
Realizei o meu primeiro starter na semana passada, a partir de slurry de uma leva anterior. Porém fiquei com dúvida sobre alguns procedimentos.
Primeiro, quando se faz um starter de, por exemplo, 24 horas, qual o tempo necessário que o agitador magnético deve ficar ligado, aerando o starter? E qual o tempo de repouso entre cada uma das vezes que fica ligado? Eu fiz aproximadamente 5 a 10 agitações de 15 minutos nas primeiras horas. Depois deixei descansar por 24/36horas e inoculei.
Segundo, quando se faz a agitação, o correto é que o vortex dentro do starter seja aquele que encoste até o fundo, e borbulhe bastante, ou somente o fato de ter agitação no interior já é o suficiente?
Até o momento foram essas as observações que tive e que não encontrei respostas nos artigos sobre starter. Agradeço qualquer orientação.

att.

Na verdade o stir plate fica ligado 100% do tempo, e quanto mais oxigênio melhor a replicação pelo que entendi.

Depois disso tem duas práticas comuns, inocular quando tá em krausen alto(fermento bem ativo) ou deixar terminar, decantar na geladeira, decantar o líquido e inocular somente do fermento.
 
Back
Top