Primeira Lager não fermentando - Imagens

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexandrebarreiro10

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2015
Messages
56
Reaction score
7
Pessoal,
Inoculei ontem 2 tubos de levedura lager, mosto devidamente oxigenado, temperatura de fermentação 8ºC e abri hoje o fermentador e tive a infeliz surpresa das fotos em anexo.

Minha primeira lager e a ceva não está contaminada. Alguém já passou por isso ?
Medi a densidade e nada foi alterado !

Alguma dica para salvar a leva ? inocular mais fermento ? oxigenar mais ? aumentar temperatura ? deixa quieto ?
 

Attachments

  • 20151012_205153.jpg
    20151012_205153.jpg
    99.7 KB · Views: 135
  • 20151012_205149.jpg
    20151012_205149.jpg
    85.7 KB · Views: 110
  • 20151012_205140.jpg
    20151012_205140.jpg
    153.7 KB · Views: 130
  • 20151012_205137.jpg
    20151012_205137.jpg
    117.3 KB · Views: 108
Também fiz minha primeira lager que pus pra crashar hoje, e no início da fermentação reparei nessa massa boiando também, achei estranho mas como era a primeira lager deixei rolar.

Lager tem um lag time maior mesmo e tem que ser paciente, não só isso mas o krausen é bem mais tímido também.

Você disse que usou 2 tubos... a leva é de quantos litros e OG? Porque isso parece uma bombona de 30l e se tiver 20l de cerveja a 1.040(sendo conservativo) você deveria ter usado 3 tubos, ou 300 bilhões de células. Se tem 10l aí tudo ok.

Você não falou há quantos dias você inoculou, falta informação pra poder opinar melhor.
 
Como o colega apontou,falta informações pra uma opinião mais precisa,mas considero que você já errou em não fazer um starter.Lembre-se que em geral um vial possui 100x10^9 de células viáveis,isso num vial fresco,mas a gente sabe que aqui no Brasil dificilmente temos acesso a um tubo em tais situações.Ainda que tivéssemos, essas leveduras não estariam ativas e por isso seria bom um starter também.
Com lagers um starter é fundamental,ainda mais se você quer fermentar a 8ºC.

Eu aumentaria um pouco a fermentação,para uns 10ºC provavelmente.

Qual a cepa que você está usando?
 
Como o colega apontou,falta informações pra uma opinião mais precisa,mas considero que você já errou em não fazer um starter.Lembre-se que em geral um vial possui 100x10^9 de células viáveis,isso num vial fresco,mas a gente sabe que aqui no Brasil dificilmente temos acesso a um tubo em tais situações.Ainda que tivéssemos, essas leveduras não estariam ativas e por isso seria bom um starter também.
Com lagers um starter é fundamental,ainda mais se você quer fermentar a 8ºC.

Eu aumentaria um pouco a fermentação,para uns 10ºC provavelmente.

Qual a cepa que você está usando?

Concordo que um starter seria ideal, mas já ouviu falar da Bio4 e da DrYeast? Produzem levedura líquida pra cervejeiros e são brasileiras, nem toda líquida é importada e da pra usar sem starter, só sai mais caro.
 
Pessoal,
Inoculei ontem 2 tubos de levedura lager, mosto devidamente oxigenado, temperatura de fermentação 8ºC e abri hoje o fermentador e tive a infeliz surpresa das fotos em anexo.

Minha primeira lager e a ceva não está contaminada. Alguém já passou por isso ?
Medi a densidade e nada foi alterado !

Alguma dica para salvar a leva ? inocular mais fermento ? oxigenar mais ? aumentar temperatura ? deixa quieto ?

Um dia só pode ser pouco tempo para ver atividade.

Ainda mais se foi pouco fermento e com essa temperatura.

Pode experimentar subir a temperatura lentamente para 10ºC ou 12ºC

Isso aí que está boiando tá com cara de proteína coagulada, não tá não?
 
Ué, eu não li esse "ontem" quando respondi, to ficando cego ou ele editou?

1 dia... E já abriu o fermentador, e já ficou preocupado? Relaxa cara, espera mais uns dois antes de começar a se preocupar.
 
Gurizada,
Escrevi na correria e faltou um monte de informação, mas vamos lá:

20 litros de mosto com OG 1045

Usei 2 tubos de pilsener urquell da BIO4 com starter. Cada tubo é recomendado de 8 a 10L com OG 1050. Usei 2 para 20 litros + starter.

Mosto bem oxigenado.

Em anexo foto recente, ta tudo OK...a ansiedade é uma MERDA !!!
kkkkkkkkkk
 

Attachments

  • Screenshot_2015-10-13-07-38-07.png
    Screenshot_2015-10-13-07-38-07.png
    547.8 KB · Views: 112
Concordo que um starter seria ideal, mas já ouviu falar da Bio4 e da DrYeast? Produzem levedura líquida pra cervejeiros e são brasileiras, nem toda líquida é importada e da pra usar sem starter, só sai mais caro.

É verdade,tinha me esquecido das marcas nacionais!

Foi mal,galera.
 

Latest posts

Back
Top