Primeira Lager - Helles

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

henriquevelloso

Well-Known Member
Joined
Jul 16, 2013
Messages
51
Reaction score
6
Olá,
hoje vou me aventurar pelo mundo das Lager's, hehehe.
Vou brassar uma Helles, baseada na receita do Botto (http://bottobier.com.br/blog/?p=140).
Gostaria de saber se o pessoal tem algumas dicas sobre fermentação, maturação de Lager's, qualquer coisa ta valendo, pois muita gente me pede Helles e não quero fazer feio.

abraço. :D
 
Henrique, a minha primeira e única larger (por enquanto) foi justamente essa helles do boto, fiz num cagaço danado, tentei seguir na risca. Bom até o final da fervura foi tudo nos trinques...ai meu amigo, entrei naquela que deveria esfriar o mosto a 9 graus e inocular o fermento, ah..outra coisa o botto fala em 4 pacts do fermento, eu usei só 2, não tinha atentado pro detalhe, e o burro aqui comprou só 2 pcts de fermento...ai começou meu desespero.....chiller duplo (na panela, e outro pré..no balde com gelo) resfriou até 18 graus com 35 minutos....coloquei no freezer e com o sensor do TIC no fermentador, bom demorou umas 5 horas pra chegar nos 9 graus....tava já no 5.o sono, acordei pra inocular o fermento (burrice mais uma vez, poderia ter inoculado a 18 graus mesmo e colocado normalmente no freezer e deixar este se encarregar de levar aos 9 graus..o fermento ia agradecer)....bom vai imaginando a m.... que eu achava que ia ficar a cerveja......, pois imaginei que já tava contaminada mesmo......(esperado 5 horas para inocular o fermento....)....bom já que ia dar m...mesmo resolvi que pela primeira vez ia fazer um priming em um barrilzinho de 5 lts e retirada com um mini cilindro de gás........já
que tava tudo errado mesmo.
Bom segui as temperaturas controladas na fermentação....o airlock não deu nem sinal de vida....e assim foi (segui os prazos de fermentação...diacetil..deu 0s 10 dias.... maturação
do botto..3 semanas e tudo mais)......no dia de envasar nas garrafas e no barril...eis que a valvula de enchimento foi parar dentro do barril....tirei toda cerveja do barril junto com o priming pus em uma panela de cozinha, tirei a a válvula de enchimento, coloquei de volta.... no barril......amaldiçoando o fdp que inventou a larger (não o botto, claro..rs rs rs)...me amaldiçoando e prometendo que seria a primeira e última larger...

Bom resumo do circo....a filha da mãe ficou boa que só....em Rib |Preto, tava um calor de matar, eu e minhas filhas e genros tomamos o barrilziinho de 5 lts de uma só levada e o bendito funcionou legal também (era a primeira vez)....cara, só esqueci de tirar fotos....mas foi uma das que mais gostei.....então bingo...
Siga a receita do botto....e pode inocular o teu fermento na temperatura do pacotinho (senão me engano e até 30 graus), coloca no freezer/geladeira. regulado pros 9 graus, e vc não vai sofrer....e depois nos conte como foi...
Bom já que todo mundo tem uma história nesse blog, essa é a minha.

Abraços.
 
Olha... fiz a helles do botto sem problema algum em janeiro, e depois de alguns meses maturando... hoje vou por ela pro postmix pra provar a querida no find!!!!
Depois posto aqui o resultado. \o/
 
Back
Top