Primeira IPA - Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Fala gurizada,

Montei a receita da minha primeira IPA. Segui as dicas do belo tópico "não consigo aroma...". Mas ainda fiquei com algumas dúvidas: Segue receita para 25 Litros

Batch: 25L
OG: 1,064
IBU: 60
ABV: 6,9%
BU/GU: 0,94

6,00 kg .WE Château Pale Ale (7,8 EBC) - 82,8 %
0,70 kg .WE Château Wheat Blanc (3,8 EBC) - 9,7 %
0,55 kg Caramunich II (Weyermann) (124,1 EBC) - 7,6 %

10,00 g Columbus (Tomahawk) [17,00 %] - First Wort 80,0 min
12,00 g Amarillo [9,20 %] - Boil 10,0 min
12,00 g Mosaic (HBC 369) [12,25 %] - Boil 10,0 min
12,00 g Amarillo [9,60 %] - Boil 5,0 min
12,00 g Citra [12,60 %] - Boil 5,0 min
25,00 g Citra [12,60 %] - Steep/Whirlpool 20,0 min
25,00 g Mosaic (HBC 369) [12,25 %] - Steep/Whirlpool 20,0 min

3,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml]

50,00 g Citra [12,60 %] - Dry Hop 5,0 Days
50,00 g Mosaic (HBC 369) [12,25 %] - Dry Hop 5,0 Days

Bom, quanto às dúvidas:


- Grist de maltes: O Caramunich II nessa quantidade pode atrapalhar sabor/aroma do lúpulo?

- Quantidade de lúpulo: Previ 4g/l ao total para sabor/aroma na brasagem (sem contar DH). Precisaria mais?

- Levedura: Pelo Brewersfriend, usando 2 pacotes faltaria um pouco. Pensei em usar 3, dando leve Overpitch, considerando a OG alta e que não tenho sistema de oxigenação além do Splash. Vai funcionar, ou pra essa OG precisaria melhorar a oxigenação?

- Relação Bu/BU: Esta aceitável? Inicialmente mirei nos 60 IBU, e para manter BU/GU próximo do recomendado, previ uma OG em 1,064.

Acho que era "só" isso! hehehe
 
Fala gurizada,

Montei a receita da minha primeira IPA. Segui as dicas do belo tópico "não consigo aroma...". Mas ainda fiquei com algumas dúvidas: Segue receita para 25 Litros

Batch: 25L
OG: 1,064
IBU: 60
ABV: 6,9%
BU/GU: 0,94

6,00 kg .WE Château Pale Ale (7,8 EBC) - 82,8 %
0,70 kg .WE Château Wheat Blanc (3,8 EBC) - 9,7 %
0,55 kg Caramunich II (Weyermann) (124,1 EBC) - 7,6 %

Desculpa minha ignorancia, mas por que adicionar quase 10% de malte de trigo?
Que beneficio traz pra sua ipa?

A sua relação BU/GU está bem no limite superior indicado para a american IPA, que é de 0.933.. Porém fiz uma ha algumas semanas que ficou com BU/GU de 0.996 hehehe... ela fica pronta em uma semana, se quiser comento como ela ficou depois.

Abraço
 
Desculpa minha ignorancia, mas por que adicionar quase 10% de malte de trigo?

Que beneficio traz pra sua ipa?


O trigo fornece nutrientes para a levedura. Além disso, alguns cervejeiros aqui do fórum dizem ter notado uma melhora sensorial nos lúpulos com o uso do trigo. Por isso resolvi testar
 
O trigo também pode ajudar na formação de espuma, não que uma IPA tenha muitos problemas com isso considerando a carga de lúpulo :D

Eu pessoalmente prefiro IPA com bem menos malte caramelo pra deixar os lúpulos brilharem, mas se você curte o sabor, não tem problema, fazer cerveja é isso, e gosto pessoal influencia muito mais.

O Dry Hop está ok, é uma quantidade bacana, na próxima receita você pode testar com mais ou menos para mudar o resultado. Se dobrar o dry hop, vai ter mais aroma, mas seria uma cerveja diferente. Novamente: gosto pessoal é tudo.

Acredito que dois pacotes hidratados adequadamente são suficientes, tem gente que faz com um só, não vejo problemas.

Relação do IBU e OG... novamente gosto pessoal, se mudar, vai ser uma cerveja diferente.
 
O trigo fornece nutrientes para a levedura. Além disso, alguns cervejeiros aqui do fórum dizem ter notado uma melhora sensorial nos lúpulos com o uso do trigo. Por isso resolvi testar

Notei isto também, até mesmo em cervejas com alta carga de esteres e fenóis, onde o lúpulo nem era esperado. Um exemplo claro disso são as weizen, onde não busco características do lúpulo, apenas o amargor para balancear o dulçor, e, mesmo com adição de 60' de cargas minusculas, o sabor do lúpulo aparece suave e mais arredondado ao final. Gosto muito de usar o Perle nas Weizen, então, no retrogosto surge aquele toque verde, bem suave e redondo, complementando os demais.
Em algumas outras cervejas encaixei uma pequena % de malte de trigo e notei uma presença mais agradável das características do lúpulo. Fica mais palatável.
 
Eu pessoalmente prefiro IPA com bem menos malte caramelo pra deixar os lúpulos brilharem, mas se você curte o sabor, não tem problema, fazer cerveja é isso, e gosto pessoal influencia muito mais.


É, justamente gostaria que o caramelo não atrapalhasse o lúpulo. Até curto caramelo em IPA, mas bem sutil. Talvez cortar pela metade a quantidade, ou mais?

Talvez diminuir um pouco o trigo também, deixando mais malte base?
 
É, justamente gostaria que o caramelo não atrapalhasse o lúpulo. Até curto caramelo em IPA, mas bem sutil. Talvez cortar pela metade a quantidade, ou mais?

Talvez diminuir um pouco o trigo também, deixando mais malte base?

Se quer minha opinião: corta pela metade como teste, nesse caso acho que é melhor errar pra baixo que pra cima, nunca vi ninguém reclamar que uma IPA estava com pouco dulçor, já com muito... eu mesmo sou culpado várias vezes :D. Abaixo de 5% tá valendo para um teste.
 
Back
Top