Primeira Brassagem na vida ( Weiss )

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mrferreira

Active Member
Joined
May 31, 2017
Messages
38
Reaction score
3
Olá Pessoal boa tarde!

Primeiramente gostaria de agradecer por poder participar de uma fonte de informações tão rica e vasta. Venho observando alguns fóruns e percebi que este é o que tem-se o maior índice de atualização ( perguntas e respostas atuais ). Acredito que isso contribui muito para todos os amantes desta arte aqui do fórum, e espero que seja assim para mim também! :mug:

Vamos ao que interessa... Sábado passado resolvi que já estava preparado para fazer a minha primeira brassagem de uma weiss, apos dois cursos presenciais e muitos on-line. Apanhei igual vaca na horta... E por isso estou aqui! risosss... Então vamos as duvidas! hehehe

1) Apos terminar o mash out, preciso aguardar quanto para iniciar a recirculação para clarificar o mosto? Os grãos desta brassagem demoraram muito para sedimentar aguardei quase 1:30.
2) Quando vou fazer a transferência para a panela de fervura, é preciso ja ir fazendo o sparge? Alguns dizem que o grão exposto oxida, tem que manter a água, mas acho que assim não faz o sparge!
3) Alguns recomenda que na fervura vá retirando a espuma (Trub quente ) para evitar o excesso de proteína. Quando adiciona o lúpulo essa espuma aumenta muito e fica com resíduos de lúpulo. É recomendável retirar logo essa espuma ou aguarda-se algum tempo?
4)Coloquei para fermentar sábado ( 27/05/2017) e não veja atividade no airlock. Esta tudo bem? A mágica está acontecendo? Ontem eu retirei cerca de uns 10 ml e o cheiro de banana está agradabilíssimo!
5) Estou fermentando em temperatura ambiente, como está frio esses dias, gira em torno de 20 as 25 graus! Pode ser?
6) Como é uma weiss, preciso maturar em temperaturas baixas, ou é preciso maturar?
7) Quanto a priming! É melhor eu fazer uma calda do açúcar ( transferir para outro balde ) e colocar esta calda e misturar para fazer o envase, ou colocar o açúcar direto na garrafa?

Desculpem-me pela quantidade de perguntas, e até pelo nível, mas estou iniciando e foi a primeira vez que estou tentando fazer cerveja na vida!
Desde já agradeço pela atenção!

Ahhh porque escolhi a weiss: Porque quero apresentar a cerveja artesanal para a família e temos muitas senhoras e senhoritas, acredito que essa cerveja é que que terá maior aceitação por elas. :tank:
 
1) Apos terminar o mash out, preciso aguardar quanto para iniciar a recirculação para clarificar o mosto? Os grãos desta brassagem demoraram muito para sedimentar aguardei quase 1:30.
Cara, acredito que não exista um tempo exato para isso. Assim que faço o mash out já começo a recircular meu mosto e depois faço a lavagem.

2) Quando vou fazer a transferência para a panela de fervura, é preciso ja ir fazendo o sparge? Alguns dizem que o grão exposto oxida, tem que manter a água, mas acho que assim não faz o sparge!
Existem vários tipos de sparge. E eu transfiro meu mosto para um balde e depois da lavagem mando tudo para a panela pq só tenho 2 panelas. rs

3) Alguns recomenda que na fervura vá retirando a espuma (Trub quente ) para evitar o excesso de proteína. Quando adiciona o lúpulo essa espuma aumenta muito e fica com resíduos de lúpulo. É recomendável retirar logo essa espuma ou aguarda-se algum tempo?
Antes da fervura começar existe uma formação grande dessa espuma, é ai que eu tiro, assim que começar a fervura vigorosa taca o lúpulo e segue o jogo.

4)Coloquei para fermentar sábado ( 27/05/2017) e não veja atividade no airlock. Esta tudo bem? A mágica está acontecendo? Ontem eu retirei cerca de uns 10 ml e o cheiro de banana está agradabilíssimo!
Keep Calm. Airlock não é densímetro. Verifique se está tudo bem vedado, se não tem ar saindo do balde e confira a atenuação através do DENSÍMETRO.

5) Estou fermentando em temperatura ambiente, como está frio esses dias, gira em torno de 20 as 25 graus! Pode ser?
O ideal é controlar a temperatura. Geralmente para weiss são duas rampas "quentes" e depois maturação.

6) Como é uma weiss, preciso maturar em temperaturas baixas, ou é preciso maturar?
Sim, precisa ir para a geladeira.

7) Quanto a priming! É melhor eu fazer uma calda do açúcar ( transferir para outro balde ) e colocar esta calda e misturar para fazer o envase, ou colocar o açúcar direto na garrafa?
Eu faço o primming com calda em outro balde. Nunca fiz esse lance de por direto na garrafa.

Boa sorte!
abs :mug:
 
1) Apos terminar o mash out, preciso aguardar quanto para iniciar a recirculação para clarificar o mosto? Os grãos desta brassagem demoraram muito para sedimentar aguardei quase 1:30.
2) Quando vou fazer a transferência para a panela de fervura, é preciso ja ir fazendo o sparge? Alguns dizem que o grão exposto oxida, tem que manter a água, mas acho que assim não faz o sparge!
3) Alguns recomenda que na fervura vá retirando a espuma (Trub quente ) para evitar o excesso de proteína. Quando adiciona o lúpulo essa espuma aumenta muito e fica com resíduos de lúpulo. É recomendável retirar logo essa espuma ou aguarda-se algum tempo?
4)Coloquei para fermentar sábado ( 27/05/2017) e não veja atividade no airlock. Esta tudo bem? A mágica está acontecendo? Ontem eu retirei cerca de uns 10 ml e o cheiro de banana está agradabilíssimo!
5) Estou fermentando em temperatura ambiente, como está frio esses dias, gira em torno de 20 as 25 graus! Pode ser?
6) Como é uma weiss, preciso maturar em temperaturas baixas, ou é preciso maturar?
7) Quanto a priming! É melhor eu fazer uma calda do açúcar ( transferir para outro balde ) e colocar esta calda e misturar para fazer o envase, ou colocar o açúcar direto na garrafa?[/I]

1) Na verdade, não precisa esperar tempo algum. Logo após o mash out já é possível iniciar a recirculação. Lembando que para isto é necessário que tenha algum tipo de filtro na panela (bazooka, fundo falso, bag, etc).

2) Eu costumo esperar que apareça um pouco dos grãos para então começar o sparge. Acredito que não seja relevante ou que exista algum tipo de oxidação em expor um pouco os grãos. Na teoria, para uma melhor remoção dos açúcares contidos nos grãos, deveria ser utilizado apenas a água do sparge e não uma mistura de água com mosto.

3) Após adicionar o lúpulo, deve aguardar algum tempo, pois esta espuma que forma contêm boa parte de lúpulo. Se ela for retirada logo em seguida, pode haver perda de amargor e/ou sabor e aroma.

4) Um dica muito importante e muito difundida aqui no fórum: airlock não é densímetro. Então, pode ter algum vazamento de CO2 no teu fermentador. Use um densímetro para ver se está atenuando.

5) Ao meu, é uma faixa boa de fermentação para um weiss. O único inconveniente, é o fato de haver variações de temperaturas entre o dia e a noite. O que pode ser feito para contornar isso, é realizar o descanso do diacetil que consiste em deixar uns 2 dias a mais de fermentação após constatar o fim da atenuação da cerveja. Isto pode reduzir a presença do diacetil (off-flavor) proveniente do estresse das leveduras na variação de temperaturas durante a fermentação, entre outros problemas.

6) Weiss é uma cerveja para ser bebida "fresca", ou seja, sem maturação.

7) Pode fazer como achar mais conveniente, desde que a proporção de açúcar esteja correta. O mais correto seria fazer uma calda, pois assim é possível ferver a solução e, consequentemente, esterilizá-la.

Para uma primeira brassagem com fermentação em temperatura ambiente, a weiss foi uma ótima escolha.
Uma dica: dê mais um pesquisada no fórum, principalmente nos tópicos fixos, pois lá contêm todas estas respostas.
Boas futuras brassagens! Abraço.
 
Caros, Gilberto e Léo!
Obrigado pelas dicas... vou compilar as duas e ver como adapto a minha situação!
 
Back
Top