Pressão CO2 - post mix com torneiras belgas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2016
Messages
258
Reaction score
50
Olá,

Estou montando um kegerator com dois post mix e duas torneiras belgas. Encontrei um vídeo que explica que depois de carbonatada, para retirar a cerveja do post mix, a pressão do cilindro de CO2 deve ser bem baixa... quase zero... isso pra evitar que saia só espuma... só que ele usava pic nic e eu vou usar torneiras belgas com controle de fluxo... qual é a pressão que devo deixar no cilindro? Bem baixa também? No video, ele carbonatou a cerveja com 2 kgs de pressão.
 
Olá,

Estou montando um kegerator com dois post mix e duas torneiras belgas. Encontrei um vídeo que explica que depois de carbonatada, para retirar a cerveja do post mix, a pressão do cilindro de CO2 deve ser bem baixa... quase zero... isso pra evitar que saia só espuma... só que ele usava pic nic e eu vou usar torneiras belgas com controle de fluxo... qual é a pressão que devo deixar no cilindro? Bem baixa também? No video, ele carbonatou a cerveja com 2 kgs de pressão.

Para torneira com controle de fluxo não é necessário baixar a pressão dos barris para extrair a cerveja. Para a maioria dos estilos, 1kg de pressão é suficiente.
 
Para torneira com controle de fluxo não é necessário baixar a pressão dos barris para extrair a cerveja. Para a maioria dos estilos, 1kg de pressão é suficiente.

Valeu Heitor!!!
 
Isso aí que o Heitor disse. É a beleza do controle de fluxo.

Dá pra deixar o regulador na pressão de carbonatação e não se preocupar em mudar quando for servir.

O único porém é se a cerveja estiver carbonatada demais, aí nem o controle de fluxo resolve. Tem que ir chacoalhando e purgante o CO2 do barril até normalizar.
 
Para torneira com controle de fluxo não é necessário baixar a pressão dos barris para extrair a cerveja. Para a maioria dos estilos, 1kg de pressão é suficiente.

1kg de pressão em uma cerveja perto de 0ºC dá 3 vol de CO2, é muita coisa, 0,6-0,8 já está de bom tamanho, senão a cerveja perde muito sabor.
 
1kg de pressão em uma cerveja perto de 0ºC dá 3 vol de CO2, é muita coisa, 0,6-0,8 já está de bom tamanho, senão a cerveja perde muito sabor.
Eu concordo que 3 volumes é bastante CO2 pra boa parte dos e estilos, mas não tenho tanta certeza quanto a perda de sabor.

O ideal é você usar uma calculadora ou tabela de carbonatação e ajustar conforme sua preferência, levando em conta a temperatura.
 
Estou um pouco confuso pois quando se fala em CO2 as vezes se usa kg, volumes ou PSI. Para carbonatar a cerveja, sei que existe uma tabela por estilos. Esta tabela, pelo que entendi, está em volumes. Qual a relação entre kg e volumes? Depois de carbonatada a cerveja, devo baixar a pressão do barril antes de servir?
 
Estou um pouco confuso pois quando se fala em CO2 as vezes se usa kg, volumes ou PSI. Para carbonatar a cerveja, sei que existe uma tabela por estilos. Esta tabela, pelo que entendi, está em volumes. Qual a relação entre kg e volumes? Depois de carbonatada a cerveja, devo baixar a pressão do barril antes de servir?
Volume de CO2 é a quantidade de CO2 que será/está absorvida na cerveja.

psi e kg/cm² são medidas de pressão. A tabela vai te indicar a pressão (geralmente em psi) que vc precisa empregar na cerveja para obter uma absorção de X volumes, desde que mantida a temperatura Y.

Recomendo esse vídeo do Jamal, explica perfeitamente: https://www.youtube.com/shared?ci=9X6UYJuiFso

Sobre alterar a pressão para servir depende de alguns fatores como o tamanho das suas mangueiras, o tipo da torneira e a pressão usada na carbonatação. Se você carbonatou com uma pressão de 12 psi e tem mangueira suficiente pra restringir essa pressão, ou até mesmo uma torneira com controle de fluxo, não precisa alterar. Mas se vai servir com uma torneira picnic usando meio metro de mangueira não tem mágica, vai ter que reduzir pra próximo de zero senão só vai sair espuma.
 

Latest posts

Back
Top