Preciso mesmo de um airlock?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

douglasdedo

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2016
Messages
47
Reaction score
7
Estou com problemas de espaço! O local onde o balde irá fermentar não cabe com airlock.

Eu uso aqueles baldes alimentícios que tem dois clicks para vedar, o primeiro tampa legal mas não veda totalmente e o segundo click veda totalmente. Estou pensando e não usar o airlock e deixar o balde apenas no primeiro click para não explodir.

Achei na internet muita gente que não usa airlock, queria saber na prática o que realmente isso pode influenciar no gosto da cerveja?

O balde vai ficar em uma cervejeira exclusiva pra isso, evitando assim um abre e fecha e uma possível contaminação.

O que vocês acham???
 
Já pensou em adaptar um blow-off no lugar do airlock? É uma boa opção para que você consiga ver (visualmente) que a fermentação está acontecendo, se está intensa ou não e o espaço provavelmente não será mais um problema.
 
Procure por "sterilock"...é um pequeno filtro que faz o mesmo que o air-lock, porém é bem menor...o único problema é que você não consegue acompanhar a atividade, como com o air-lock...

O Lamas vende pelo mesmo preço praticamente....sai na faixa de uns R$16
 
Tem um grupo que faZ sem airlock. Deixam a tampa ligeiramente froixa
 
Estou com problemas de espaço! O local onde o balde irá fermentar não cabe com airlock.

Eu uso aqueles baldes alimentícios que tem dois clicks para vedar, o primeiro tampa legal mas não veda totalmente e o segundo click veda totalmente. Estou pensando e não usar o airlock e deixar o balde apenas no primeiro click para não explodir.

Achei na internet muita gente que não usa airlock, queria saber na prática o que realmente isso pode influenciar no gosto da cerveja?

O balde vai ficar em uma cervejeira exclusiva pra isso, evitando assim um abre e fecha e uma possível contaminação.

O que vocês acham???

Sem problemas... não precisa nem dar o "primeio click", pode só largar a tampa em cima de forma a cobrir a abertura do balde. O importante é nada cair dentro do balde, tipo gotas de condensação que se formam na placa do congelador, se ela fica em cima.

A vantagem do airlock é que dá pra acompanhar a atividade da fermentação pelo borbulhamento, nos casos em que o balde veda bem. Sem ele vc terá que ir pelo visual ou pela forma mais correta de todas, que é medindo a densidade.
 
Uma ideia também seria um airlock na lateral do balde e usar um sterilock
 
Se não me
Engano tem uma
Válvula estilo
Mangueira, que pode ser colocada ao lado
 
Atualmente eu só utilizo o airlock pq todas as tampas dos meus fermentadores são furadas... de quando comecei a fazer ceva.
Se tu tiver certeza que inoculou a levedura corretamente não tem necessidade de usar e como o Tiago falou antes, não precisa nem vedar o fermentador
 
Até isso não chega a ser um problema. Se for o caso do colega de ter um buraco onde ia o airlock, basta botar um pedaço de papel alumínio em cima e fixar com uma fita.
 
Sem problemas... não precisa nem dar o "primeio click", pode só largar a tampa em cima de forma a cobrir a abertura do balde. O importante é nada cair dentro do balde, tipo gotas de condensação que se formam na placa do congelador, se ela fica em cima.

A vantagem do airlock é que dá pra acompanhar a atividade da fermentação pelo borbulhamento, nos casos em que o balde veda bem. Sem ele vc terá que ir pelo visual ou pela forma mais correta de todas, que é medindo a densidade.

Era tudo que eu precisava ler hehe Tô querendo parar de usar o airlock e comprar um refratômetro pra acompanhar a densidade, uma vez que minha leva é pequena (10 litros) e usar o densímetro ia fazer eu perder muita cerva
 
Era tudo que eu precisava ler hehe Tô querendo parar de usar o airlock e comprar um refratômetro pra acompanhar a densidade, uma vez que minha leva é pequena (10 litros) e usar o densímetro ia fazer eu perder muita cerva

Pra uma leva de 10L com certeza o refratometro vai ser um ótimo investimento, mas lembre ele não substitui o densimetro na leitura pós fermentação.
 
Era tudo que eu precisava ler hehe Tô querendo parar de usar o airlock e comprar um refratômetro pra acompanhar a densidade, uma vez que minha leva é pequena (10 litros) e usar o densímetro ia fazer eu perder muita cerva

Considere comprar um mini-densímetro. Ele é usado com uma proveta de 100 ml (ou seja, descontando o volume do próprio densímetro você gasta uns 50 ml por medição). A escala dele é mais curta (normalmente 1,000 - 1,060), mas bem adequada. :mug:
 
Disso eu não sabia, valeu pela dica!!

O problema Douglas, é que o alcool gerado durante a fermentação causa uma distorção da leitura da FG no refratometro. Existem algumas calculadoras online, que eu inclusive uso bastante, para "corrigir" essa leitura, mas como disse antes essa correção não é garantida e portanto não substitui o densimetro.

http://www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/
 
Considere comprar um mini-densímetro. Ele é usado com uma proveta de 100 ml (ou seja, descontando o volume do próprio densímetro você gasta uns 50 ml por medição). A escala dele é mais curta (normalmente 1,000 - 1,060), mas bem adequada. :mug:


Bem lembrado Henrik, tenho alguns mini densimetros p colocar a venda, a noite coloco um anúncio aqui
 
Um desses seria perfeito! Pena que o frete pra Manaus é MUUUUITO caro.

http://loja.lamasbrewshop.com.br/eq...imetro-de-massa-especifica-1-000-a-1-060.html

Não consigo abrir link da Lamas aqui no trabalho, mas pelo endereço que aparece é o mesmo que uso (também faço levas de 10 l).

Tente procurar em lojas de produtos para laboratório químico aí em Manaus. Se descuidar é até mais barato.

A única coisa chata é que essas lojas normalmente não ficam em regiões muito centrais da cidade (ao menos aqui em Curitiba), e só abrem em horário comercial. Isso dificulta para muita gente, mas se não for o seu caso, acho que pode valer a pena.

Aliás, a dica vale para MUITA coisa que usamos no processo. Densímetros, vidrarias, termômetros e outros itens do tipo podem ser achados nessas lojas, muitas vezes a uma fração do preço que encontramos nas lojas de insumos cervejeiros (por mil motivos, muitos dos quais certamente desconheço). :)
 
Tchê, eu tinha o mesmo problema de espaço..
O meu balde, com um Airlock "tradicional" não cabia no meu "frigobar fermentador";
Aí comprei um Sterilock e acabou o problema!

Sinceramente, eu prefiro deixar o balde vedado, então esse Sterilock salvou minha vida! rs.
 
Tchê, eu tinha o mesmo problema de espaço..
O meu balde, com um Airlock "tradicional" não cabia no meu "frigobar fermentador";
Aí comprei um Sterilock e acabou o problema!

Sinceramente, eu prefiro deixar o balde vedado, então esse Sterilock salvou minha vida! rs.
Mas vou conseguir acompanhar a fermentação através desse Sterilock? Ele borbulha?
 
Douglas, fermentação se acompanha com densímetro e não com airlock.
 
Mas vou conseguir acompanhar a fermentação através desse Sterilock? Ele borbulha?

Não...comentei isso lá em cima já...ele é um pequeno filtro...o que eu faço é sentir o cheiro do gás saindo por ele, e normalmente o balde infla, pois a saída do ar fica mais difícil que com o airlock...

de qq maneira, vc só deve acompanhar a fermentação com medidas de densímetro, e não pelo airlock....eu meço a OG e depois de 7 dias faço a primeira medição de FG, e daí meço dia após dia até atenuar....
 
Uma imagem que resume bem o que eu penso a respeito de airlock, sterilock e tampa sem vedação:

attachment.php


Para cervejas de baixa densidade eu até aceito deixar o balde sem vedação (apenas encostado), mas big beers... no ****ing way. Não quero lavar o chão da cozinha... de novo. ;)
PS: Eu respeito os 20% de headspace e a preguiça e o frete me impediram, mais de uma vez, de comprar fermcap-S.

OBS: A imagem é do usuário @phtobias sobre uma discussão sobre o fermento Safebrew abbaye (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404288&page=5)
 
Uma imagem que resume bem o que eu penso a respeito de airlock, sterilock e tampa sem vedação:

attachment.php


Para cervejas de baixa densidade eu até aceito deixar o balde sem vedação (apenas encostado), mas big beers... no ****ing way. Não quero lavar o chão da cozinha... de novo. ;)
PS: Eu respeito os 20% de headspace e a preguiça e o frete me impediram, mais de uma vez, de comprar fermcap-S.

OBS: A imagem é do usuário @phtobias sobre uma discussão sobre o fermento Safebrew abbaye (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404288&page=5)
Bom dia amigo,
se vc não curte air Lock, sterilock, ou tampa aberta me explique como vc faz... Blow off? No caso da imagem que vc usou para ilustrar a bagunça só seria evitada se estivesse usando um balde grande o suficientebpara caber toda aquela espuma...
 
Bom dia amigo,
se vc não curte air Lock, sterilock, ou tampa aberta me explique como vc faz... Blow off? No caso da imagem que vc usou para ilustrar a bagunça só seria evitada se estivesse usando um balde grande o suficientebpara caber toda aquela espuma...

Balde grande ou Fermcap, que eu sempre esqueço de comprar.

Mas voltando ao tópico, quando eu faço cervejas com OG maiores que 1090, eu uso a combinação blow off com bitola de 1/2 polegada caindo numa jarra de 3 litros. Nunca precisei esvaziar ela completamente, mas minhas levas são pequenas, de 15 litros. Se fossem maiores, com certeza teria que usar Fermcap.

Para OGs normais (1050 ~1060), eu coloco o blow off por precaução, mas na maioria das vezes o krausen nem chega a encostar na tampa.

Se eu partir para levas maiores um dia, com certeza terei Fermcap em casa. Levedura belga é boa pra fazer lambança. :D

Abraços.
 

Latest posts

Back
Top