Postmix - Dúvidas com tipos de conexões.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Feiten

Well-Known Member
Joined
Dec 1, 2013
Messages
137
Reaction score
33
Acabei comprando dois barris de postmix cornelius dos EUA.
Sou absolutamente novo nessa técnica de carbonatação forçada.

Enfim, o que eu preciso saber é o seguinte....

Os meus postmixs são padrão ball-lock.

O primeiro passo agora é comprar os conectores.
Sei que existe um para o gás e outro pra saída do líquido. Como eu tenho que comprar tudo do zero, qual o melhor sistema de encaixe ? Rosca ou barbatana ?

Qual a melhor forma de extração ? Aquelas torneirinhas picnic servem bem ?
 
Eu uso picnic tap enquanto não sobra verba para construção do meu keezer. Sem problemas! Só se lembre de abri-la sempre 100%. Se abrir só um pouquinho na hora de servir, forma muita espuma.
Quanto à rosca ou barbatana (espigão), é preferência pessoal apenas. Com conexão roscada, você só tem um custo a mais referente à conexão.

Você precisa se atentar a alguns detalhes para montar seu sistema:
- Use mangueiras de 3/16", e não 1/4". Mesmo se comprar conexão de espigão, não se preocupe: mangueiras cristal de 3/16" servem no espigão de 1/4" quando aquecidas com água fervente.
- Comprimento da mangueira: Comece com 4 metros de mangueira 3/16" enrolada numa bobina, para gerar a perda de carga necessária. Desta forma você não precisa reduzir a pressão de CO2 no keg para servir.
- Mantenha as linhas de cerveja (mangueira cristal) sempre refrigeradas (temperatura de servir a cerveja)

Com isso você terá MENOS problemas com espuma excessiva. Leva tempo até dominar o controle sobre espuma, ainda mais para cervejas com carbonatação elevada (weiss, por exemplo)

Meu sistema (temporário) é o keg dentro de uma bombona com gelo e água. A bobina de mangueira 3/16" também fica dentro da água e apenas a torneira fica pra fora, num suporte que fiz para segura-la. Sirvo a cerveja em torno de 10 a 12 psi (pressão de carbonatação).

Espero ter sido útil! =)
 
Legal.

Quanto as mangueiras e as roscas, para o sistema de rosca, da pra comprar pela internet ?

Outra coisa, sobre os manômetros necessários para o cilindro de Co2, como eu faço pra saber que estou, por exemplo, aplicando 2,2 kg de pressão ? Precisaria saber quais os "relógios" que preciso comprar.
 
Feiten, normalmente são dois....um mede a quantidade existente de CO2 dentro do cilindro, serve para vc saber quando vai ter que repor o gás. o outro vem com medidas em PSI/BAR e Kmf/cm2 (que é a medida mais utilizada aqui no Brasil) pra vc carbonatar a tua cerveja, nas lojas que te fornecem o gás ou cilindros eles te montam isso facil. Olha no blog do " Breja do Breda" que ele dá um curso completo de carbonatação, no site da "Lamas brew" também...foi assim que fiz e deu certo. abçs
 
Quanto aos conectores, de preferencia aos de rosca... mas fique atento a bitola das mangueiras, pois geralmente as conexões de gás e liquido são diferentes.

Exemplo:
Minha conexão de gás é 1/4 ...comprei um flare de 1/4 x 1/4.
Para a conexão de liquido (chopeira memo) foi um parto para encontrar um flare de 1/4 x 3/8 (www.homebrewing.org)

Ter conexões rosqueadas facilita na hora de carbonatar, caso queira forçar a entrada do co2 pelo diptube de liquido porém tem mais partes para checar por vazamento de co2 (nada de outro mundo).
 
eu uso aquela mangueira de 1/4 do lamas, ela entra BEM apertado no espigão, não precisa nem de abraçadeira.
 
É possível trocar as conexões pin lock por ball lock? Vocês sabem o que é necessário para fazer a troca?
 
Back
Top