Placas Peltier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Alguém aqui já utilizou as placas Peltier?

Faz muito tempo que penso em fazer um fermentador com elas. A ideia é fazer uma caixa de isopor que caiba uma bombona, e resfriar a caixa utilizando peltier+dissipador+cooler (dissipador e cooler dos dois lados da placa).

Como pretendo voltar a mexer nesse projeto, estou estudando novamente.

E aí? Alguém já fez alguma coisa?

Tenho 1 placa peltier de 4x4cm e dois dissipadores+cooler deste mesmo tamanho, será que eles darão conta?
 
Alguém aqui já utilizou as placas Peltier?

Faz muito tempo que penso em fazer um fermentador com elas. A ideia é fazer uma caixa de isopor que caiba uma bombona, e resfriar a caixa utilizando peltier+dissipador+cooler (dissipador e cooler dos dois lados da placa).

Como pretendo voltar a mexer nesse projeto, estou estudando novamente.

E aí? Alguém já fez alguma coisa?

Tenho 1 placa peltier de 4x4cm e dois dissipadores+cooler deste mesmo tamanho, será que eles darão conta?
Cara, eu já fiz um experimento bem grosso com um isopor pequeno e uma placa de peltier com um cooler de cada lado, e foi muito, muito fraco o poder de resfriamento.

Algo como estar a 22 e poucos graus, e conseguir baixar a temperatura do pequeno isopor pra 17...... aí imagina num isopor grande o suficiente pra colocar um fermentador, sendo que o mesmo vai gerar calor?

Abraço,
 
Estou tentando construir um fermentador controlando um Peltier com Arduino. Os testes que fiz até agora sugerem que vai funcionar entretanto a eficiência alcançada tem sido frustrante. A placa peltier que eu comprei cobra 9 amperes na sua tensão nominal, isso é uma corrente muito alta e gera muito aquecimento. Os testes que fiz até agora sugerem que vou precisar usar pelo menos duas placas dessas para fazer um fermentador viável, mas isso vai gerar muito calor e provavelmente o dissipador que eu tenho não vai dar conta. Estou tentando fazer um fermentador para menos de 10 litros de cerveja e ja gastei facilmente mais de 200 reais até agora.

Resumindo, é um projeto trabalhoso e frustrante. Se no final funcionar vai valer a pena, principalmente pelo aprendizado, é bem interessante mas sem duvida existem métodos muito mais eficientes.
 
Foi que o que fiz tb. Comprei uma, fiz um teste... e foi muito fraco. Guardei e nunca mais mexi, nem sei onde tá.

Abraço,
 
Eu tava pensando em fazer isso utilizando uma placa de peltier que já vem com um dissipador e três coolers que tem pra vender no AliExpress. Quem sabe assim seja mais fácil de compensar o calor gerado, mas mesmo assim, só esse item custa cerca de US$90,00.

Acho que vou acabar fazendo um son of a fermentation chiller com gelo, resistencia de chocadeira e um termostato, ou então comprar um frigobar mesmo, o problema é o espaço pra acomodar isso.

Abraços!
 
Eu estou tentando utilizar a peltier para construir um fermentador resfriado por líquido, mas acho que a bomba que está circulando o líquido pode estar esquentando ele também. Ainda tenho que instalar os sensores de temperatura pra fazer medições melhores mas é provável que eu tenha que procurar uma bomba específica para isso que esquente menos.
 
Back
Top