Pedido de um DIY - Banco de água fria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Drelimainacio

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
440
Reaction score
236
Pessoal, no grupo Acerva Paulista rolou um projeto de refrigeração de fermentador cônico bem legal, mas passando gás refrigerante na serpentina. Não acho isso muito viável. Além disso, agora a indupropil faz fermentadores conicos encamisados, prontos para serem resfriados.

Álguém ai tem ou tem idéias de como fazer um banco de água fria (com glycol por exemplo). Com um banco desses voce pode resfriar vários fermentadores.

Aguardo nossos professores pardais!

Abraços
André Inácio
 
Cara, eu nunca fiz, mas sempre pensei em fazer de duas formas.

Pequeníssimo porte - uma serpentina no congelador de uma geladeira, recirculando glicol quando necessário. Já ouvi falar que um cervejeiro argentino fez, e funciona. Troço tosco mesmo.

Médio porte - Um freezer horizontal pequeno, cheio de glycol, com válvulas adaptadas. Também funciona.

Grande porte - Uma caixa d'água isolada com poliuretano expandido, com um compressor e serpentinas dentro. É o funcionamento básico dos bancos de água fria pro!

Abraço!
 
Aproveitando o tópico.

Estou com um projeto de banco de água fria usando o freezer de uma geladeira comum.

A idéia é manter um recipiente com glycol no congelador e usar uma bomba para fazer circular o líquido refrigerante por uma serpentina dentro de uma caixa termica.

Minha dúvida é em qual líquido usar.

Procurei por glycol para comprar, mas não encontrei nada específico para bancos de água fria.

Seria possível usar uma mistura de álcool 98º com água, ou com algum outro líquido?

Onde consigo glycol? Alguém consegue me dar uma luz?

Abraços!
 
glycol é em ingles, portugues = glicol.
o mais comum é o Etilenoglicol.

http://lista.mercadolivre.com.br/etileno-glicol

É o seguinte cara, na teoria vc precisa de um líquido que não congele tão fácil, vc pode usar etanol ou outros compostos parecidos, mas pelo que to lendo no wikipédia aqui, a grande diferença (no que diz respeito a esse propósito) entre o etanol e o etilenoglicol é a temperatura em que eles pegam fogo. O etanol pega muito fácil, o que torna ele meio arriscado, já o etilenoglicol é mais seguro.

Imaginando aqui, talvez de pra usar uma mistura de água com glicerina liquida, que é o que usamos pra manter fermentos numa temperatura de freezer sem solidificar eles... mas daí vc tem o problema da viscosidade.
 
Então Tiago, foi justamente o que pensei.

Eu ja tinha achado o etilenoglicol no ML. Mas 20 reais por 1L é pesado... vou precisar de uns 30 a 40L pra fazer o que tenho em mente...

Pensei também em usar Vodka barata... da pra comprar uma garrafa de 1,3L por uns 4 reais... e a vodka congela a -12º se nao me engano...

Perda por evaporação será quase zero, pois vai ser tudo isolado... risco de inflamabilidade também é bem baixo...

Gostei da ideia da glicerina. É bem mais barato, e pode ser funcional... sabe dizer a temperatura de congelamento dela?

Se a bomba conseguir rodar a mistura de glicerina com água, acho que seria o melhor a usar!

Abraços!
 
Oi Guilherme,

Segundo a wikipedia a temperatura de congelamento de uma mistura de 70% de glicerina em água é de +- -37ºC.
Agora sobre ela ser tão mais barata do que o etilenoglicol eu não sei... aonde vc encontrou? Eu paguei uns 30 reais em um litro...

aí tem a questão da bomba, quanto mais frio mais viscoso fica o líquido né... que tipo de bomba ta pensando em usar?

Sobre a vodka, pode ser que funcione também... eu me pergunto se haveria um risco menor ou se daria na mesma entre a vodka e comprar etanol no posto de gasolina e misturar com água à mesma proporção...
na verdade teria que avaliar se realmente há um risco consideravel em usar alcool... não tenho experiencia nenhuma com isso...

abraço
 
Olha cara!
As vezes a gente não encontra as coisas pelo nome certo, mas pela aplicação. Etilenoglicol se usa como aditivo pra radiador de carro...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497411051-t-cooler-aditivo-radiador-1-litro-_JM

Tem vários desses no ML, até por R$ 9,90, mas eu não sei se as diluições deles variam ou como variam. Num dos anuncios dizia pra usar 60% de aditivo em relação a água. Nesse anuncio que eu colei ali, no verso da embalagem traz que o ponto de congelamento dessa solução é -30ºC.

Talvez seja o caso de ir numa autopeça e ver se tem um preço melhor em embalagens maiores

Espero ter ajudado
 
etilenoglicol é toxico e pode matar se ingerido... por isso na industria cervejeira é utilizado propilenoglicol pois é atoxico...
 
como ja temos o fermentador com parede dupla e dois orificios ( entrada e saida) pensei em colocar agua salgada, afinal é assim que se fazia sorvete antigamente, nao ha o problema toxicidade e para resfriá-la poderiamos colocar uma serpentina metalica no freezer ou na geladeira. nao haveria ar pois seria um circuito fechado. o que impulsionaria o liquido de arrefecimento ( agua salgada) seria uma bomba de aquario ( trabalha em agua salgada) que seria acionada quando a temperatura baixasse. tal bomba seria ligada em um controlador de temperatura, igual ao que usamos na geladeira.
criticas??
 
acho água salgada uma boa solução mais caseira já que propilenogilcol é bem caro... ainda mais que não tem problema de corrosão ja que o fermentedor é de plastico e da pra fazer a tubulação em pvc...
 
Boa noite!
no caso do chiller feito com ar condicionad, qual a temperatura minima que o aparelho é capaz de fornecer?
 
não sei se já postaram, mas no homebrewtalk gringo tem um projeto sensacional, em que o cara usou glycol, ar condicionado e fermentadores cônicos.

ele menciona ter usado USP Propylene Glycol, que segundo o tópico não é tóxico.

http://www.homebrewtalk.com/f51/diy-glycol-chilled-plastic-conical-fermenters-413406/

IMG_3320.jpg
 
pretendo montar um desse com ar condicionado, quando eu for fazer o meu utilizarei uma mistura de agua com álcool e algum tipo de corante para identificar algum vazamento, certamente meu sistema não seria capaz de atingir temperaturas tão baixas como -30... então uma mistura com cerca de 40% de álcool seria suficiente, dificilmente se inflamaria e seria barata.
 
bem, minha experiência com banco de frio...

com um fermentador de 480 lt. meu sisteme inicial não funcionou bem...
usei etilenoglicol(20%) + 30% de álcool. para a maturação até que vai bem, contudo na hora de baixar para 1º ele não deu conta... com reservatório de 200 l de banco de frio, e mesmo a solução à 1º não alcançou o que eu pretendia, então mudei para frio direto, com serpentina com gás refrigerante.
funcionou bem, porém com não havia distribuído bem a refrigeração no fermentador(esqueci de meter algumas voltas de tubulação na parte baixa do fermentador(cone), tive que manter todo o volume até o embarrilamento total do volume. (a convecção não é tão rápida com gostaríamos)

não sei em fermentadores pequenos, mas em volumes maiores tem que ter boa distribuição do ''frio''.
já resolvi o problema, redistribui a tubulação em 3 níveis: no inicio do cone, no meio e na porte alta....

hoje fiz o primeiro teste de "cerveja a vontade", com a turma da facul das minhas filhas(um bando de eng e médicos), uma breja leve(chopinho), e fez muito sucesso....

ainda tenho que aprimorar muito essa etapa... ainda não está confiável.....
aos amantes do tic17.. só para sistemas muito simples, não dá para confiar muito nele....
mudarei para uma clp com controlador da fullgauge on line.
 
Ressuscitando o tópico.


Alguém tem um projeto detalhado para o uso de ar condicionado e glicol? pelo que entendi ele fica dentro da caixa térmica e o ar condicionado fica a cargo de mantê-lo frio, mas de qualquer forma acredito que tenha que resfriar até uns 60 e ai ligar o sistema.

Esta certo isto Arnaldo?

Baratovysk
 
Bom dia galera, pretendo montar um banco de aguá fria para um fermentador de 300 L de pp com 3 paredes, a ultima parede interna já vem com isolamento de PU, o fermentador já vem com as conexões pra entrada e saída de água fria, uma no topo do cilindro e outra no meio do cone. Devo usar uma bomba para circular a água resfriada para conexão de cima e uma solenoide para liberar a água "quente" na conexão inferior, tanto a bomba quanto a solenoide ligados a uma controlador de temperatura.
Tenho um caldeirão de 60 L de inox para utilizar como banco e uma unidade condensadora de 1/4 HP para resfriar. Minha dúvida é se trabalho com um banco de água fria maior.
Penso que trabalhando com ele menor, a chance de atingir temperaturas menores no banco e no fermentador seriam maiores.

Alguma sugestão sobre outra parte desse projeto ?
 
Galera, eu executei esse projeto com meu fermentador, peguei o projeto como indicação da própria SSbrewtech. Funciona top, com um ar de 7000 btus, em minutos chega a -5º. Mais que isso nunca testei, mas acredito que vai de boa, mas ainda não vi a necessidade. Minha sugestão para melhorar o aproveitamento e diminuir o tempo para gelar o liquido é colocar uma bomba pequena para recircular apenas dentro da caixa o liquido enquanto o ar estiver funcionado. O tempo diminui bastante mesmo. Hoje uso solução 40/60 etilenoglicol/água. Comprar ele não é barato, não sei de outra coisa que executa a mesma função tão bem quanto. Segue link do projeto.

https://www.dropbox.com/s/3ju2tudtwlab6u7/DIY Homebrew Glycol Chiller - David Kucko.pdf?oref=e
 
Galera, eu executei esse projeto com meu fermentador, peguei o projeto como indicação da própria SSbrewtech. Funciona top, com um ar de 7000 btus, em minutos chega a -5º. Mais que isso nunca testei, mas acredito que vai de boa, mas ainda não vi a necessidade. Minha sugestão para melhorar o aproveitamento e diminuir o tempo para gelar o liquido é colocar uma bomba pequena para recircular apenas dentro da caixa o liquido enquanto o ar estiver funcionado. O tempo diminui bastante mesmo. Hoje uso solução 40/60 etilenoglicol/água. Comprar ele não é barato, não sei de outra coisa que executa a mesma função tão bem quanto. Segue link do projeto.

https://www.dropbox.com/s/3ju2tudtwlab6u7/DIY Homebrew Glycol Chiller - David Kucko.pdf?oref=e

Muito interessante,

Vc usa aquela serpentina inox da SSbrewtch pra resfriar o fermentador? Eu queria fazer um esquema desses mas tinha receio de que a temperatura não ficasse bem homogênea dentro do fermentador... quais suas impressões sobre isso?

Abraço
 
Muito interessante,

Vc usa aquela serpentina inox da SSbrewtch pra resfriar o fermentador? Eu queria fazer um esquema desses mas tinha receio de que a temperatura não ficasse bem homogênea dentro do fermentador... quais suas impressões sobre isso?

Abraço

Amigo, sobre isso não sei falar até pq to fermentando minha primeira cerveja nele. Fato é que realmente ela fica mais concentrada, para amenizar eu comprei o prolongador da serpentina que joga ela mais pra baixo do fermentador. Penso no futuro em comprar uma serpentina maior e fixar ela de forma que passe por todo fermentador. Mas acredito que os gringo num faz coisa meia boca não.
 
Olá pessoal, sobre os projetos citados aqui no post, tem rolado? já foram finalizados? Se sim, postem fotos por favor...tem rolado algumas fotos de uma nano de POA que usam fermentadores PP e um freezer horizontal como banco de água fria. Já viram?
 
Olá pessoal, sobre os projetos citados aqui no post, tem rolado? já foram finalizados? Se sim, postem fotos por favor...tem rolado algumas fotos de uma nano de POA que usam fermentadores PP e um freezer horizontal como banco de água fria. Já viram?

Eu estou usando um setup que comprei: fermentador SsBrewtech de 26L com serpentina de inox e um banco de água fria gelado por um chiller de aquário de 1/12hp.

Estou aprimorando o sistema ainda e posso colocar fotos pra mostrar depois.

abs
 
tambem gostaria de mais informações sobre esse sistema dessa nano,
eles sao fermentadores indupropil e parece que usam essa serpentina para circular a agua fria. já esta ate a venda no site da indupropil.
 

Attachments

  • Capturar.JPG
    Capturar.JPG
    14.7 KB · Views: 96
tambem gostaria de mais informações sobre esse sistema dessa nano,
eles sao fermentadores indupropil e parece que usam essa serpentina para circular a agua fria. já esta ate a venda no site da indupropil.

A que eu fiz é exatamente igual. Bom saber que já tem montada no site da indupropil, vou te falar que de serpentina + porcas de compressão gastei mais do que esta custando a tampa montada no site deles. Para o próximo compro lá.

:mug:
 
Olá pessoal, sobre os projetos citados aqui no post, tem rolado? já foram finalizados? Se sim, postem fotos por favor...tem rolado algumas fotos de uma nano de POA que usam fermentadores PP e um freezer horizontal como banco de água fria. Já viram?


Rodei o meu com água essa semana com sucesso, domingo vou colocar mosto para fermentar e atualizo o tópico com fotos e um vídeo. :mug:
 
Pessoal, só pra tirar uma dúvida.
Estou pensando em fazer um esquema usando banco de água gelada dessa forma:

Manter uma bombona ou balde de 20 litros no freezer com água + glicol com temperaturas de -3 a -5 controlado por um tic.

Dentro da bombona colocar uma duas ou mais bombas de aquario também controladas por tic para recircular a água gelada em volta dos fermentadores em circuito fechado.

Os preços das serpentinas de inox estão proibitivos pra mim nesse momento, então pensei em fazer um fermentador encamisado com a circulação do líquido refrigerante por fora.

Pra isso pensei em usar mangueiras de PVC mesmo ao invés de uma serpentina de alumínio ou cobre. vocês acham que rola? Ficaria mais barato....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, só pra tirar uma dúvida.
Estou pensando em fazer um esquema usando banco de água gelada dessa forma:

Manter uma bombona ou balde de 20 litros no freezer com água + glicol com temperaturas de -3 a -5 controlado por um tic.

Dentro da bombona colocar uma duas ou mais bombas de aquario também controladas por tic para recircular a água gelada em volta dos fermentadores em circuito fechado.

Os preços das serpentinas de inox estão proibitivos pra mim nesse momento, então pensei em fazer um fermentador encamisado com a circulação do líquido refrigerante por fora.

Pra isso pensei em usar mangueiras de PVC mesmo ao invés de uma serpentina de alumínio ou cobre. vocês acham que rola? Ficaria mais barato....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Nao vai dar certo. Se nao tem como investir nisso para fazer direito, é melhor partir pra outro metodo.

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
 
Nao vai dar certo. Se nao tem como investir nisso para fazer direito, é melhor partir pra outro metodo.

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk



Desculpa a sinceridade Filipe, mas a resposta está um pouco vaga...

Qual dos pontos está errado? O tamanho do banco de água gelada? Teria que ter mais água do que os 20-30 litros?

Ou seria o uso uso de mangueiras de PVC por fora ao invés da serpentina? Se sim, seria por que? Pela condutividade térmica?

Ou seria pelo uso do refrigerante pelo lado de fora ao invés do lado de dentro? Um fermentador desses da indupropil de parede dupla segue basicamente a mesma lógica.

Adoraria investir em um de inox autorefrigerado, mas colocar 4-5 mil num equipamento desses hj é bem pesado pra mim...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Desculpa a sinceridade Filipe, mas a resposta está um pouco vaga...

Qual dos pontos está errado? O tamanho do banco de água gelada? Teria que ter mais água do que os 20-30 litros?

Ou seria o uso uso de mangueiras de PVC por fora ao invés da serpentina? Se sim, seria por que? Pela condutividade térmica?

Ou seria pelo uso do refrigerante pelo lado de fora ao invés do lado de dentro? Um fermentador desses da indupropil de parede dupla segue basicamente a mesma lógica.

Adoraria investir em um de inox autorefrigerado, mas colocar 4-5 mil num equipamento desses hj é bem pesado pra mim...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Quem sabe você investe pouca coisa mais e monta algo assim, com serpentina imersa no mosto, creio que serpentinas de aluminio atenda a demanda, o desempenho do sistema vai ser inúmeras vezes melhor que dessa forma que você comentou.

http://www.vinhoecervejaemcasa.com.br/kit-refrigerac-o-basico-tampa-fermentador-25-50-l.html

:mug:
 
Quem sabe você investe pouca coisa mais e monta algo assim, com serpentina imersa no mosto, creio que serpentinas de aluminio atenda a demanda, o desempenho do sistema vai ser inúmeras vezes melhor que dessa forma que você comentou.



http://www.vinhoecervejaemcasa.com.br/kit-refrigerac-o-basico-tampa-fermentador-25-50-l.html



:mug:



Eu pensei nisso tb. Só fiquei com medo da serpentina de alumínio em contato constante com o mosto. Uma coisa é na hora que está na panela e no momento de resfriar... outra é deixar ela em contato um mês ou mais....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pvc nao vai conduzir o calor de forma efetiva;
Aluminio tem muita rugosidade e esta sujeito a formacao de zinabre;
Voce ja viu quantos projetos CONSOLIDADOS utilizando uma serpentina sem ser de aco inox?

Precisamos parar com essa mania de querer baratear tudo em detrimento da qualidade. Hobby custa caro! Temos que procurar fazer o melhor que podemos com nossos recursos. Por exemplo: se eu fermento num balde, usando um tic ligado na geladeira e o termometro solto, eu invisto num poco termico, por exemplo. Isso ja vai melhorar sensivelmente a sua fermentacao.
Essa é a maxima: melhor andar num uno confiavel, bonito e funcional ou num vectra malacabado, cheio de armengue e inseguro?


Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
 
Back
Top