Passo a passo Weiss. Algo errado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafamasson

Active Member
Joined
Jun 8, 2014
Messages
34
Reaction score
0
Boa noite pessoal.
Estou planejando minha primeira leva. Para encurtar o papo, uma vez que o este post será longo, escolhi uma Weiss. Pra ser específico esta (http://cervejamonstro.com/2012/12/11/monstro-do-lago-weiss/). Procurei bastante coisa aqui na net e já me surgiram algumas dúvidas. Sendo assim, coloco a apreciação dos senhores 2 coisas, primeiro vou descrever o método e gostaria de saber se estou no caminho certo para esta primeira leva. 2º preciso tirar algumas dúvidas em específico. Assim sendo:
Material disponível:

1. 1 caldeirão 30 lts com torneira e fundo falso.
2. 1 balde fermentador com torneira e válvula air lock (que penso em utilizar pra maturar)
3. Um galão de agua de 20 lts com válvula air lock que penso em utilizar para fermentar.

A receita:

2,40 kg Wheat Malt, Ger (2,0 SRM) Grão 1 49,0 %
2,20 kg Pale Malt (2 Row) US (2,0 SRM) Grão 2 44,9 %
0,30 kg Munich Malt - 10L (10,0 SRM) Grão 3 6,1 %
21,74 g Hallertauer Hersbrucker [4,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 12,0 IBUs
1,0 pkg Safbrew Wheat (DCL/Fermentis #WB-06) [50,28 ml] Levedura 5 -

Um passo a passo:


1. Como já compramos os grãos moídos dispensamos a etapa de moagem dos mesmos.
2. Adicionaremos 12 lts de agua no cadeirão e então aqueceremos a agua até uns 55 graus e adicionaremos os 3 tipos de malte da receita, contando que o malte irá abaixar a temperatura de 40 graus.
2.1 Enquanto isso outro recipiente estará aquecendo 18,5 lts a 75º. Tinha descrito aqui o que o Brewsmith tinha sugerido como volume de agua para a receita( provavelmente está mal calibrado) de qualquer forma já arrumei.
3. Estabilizando então à 50º - 55º manteremos por 20 min.
4. Subiremos pra 67º por 75 min (aqui vou seguir a orientação do Ghuenter sobre dispensa da necessidade do teste do iodo caso o mosto cozinhe por 01:30h).
5. Finalizando então com o mash out a 76º por 10 min.

7.1 Aqui vou seguir a sua orientação (e a do Guenther nesse post http://www.homebrewtalk.com.br/f39/...leia-isso-e-se-nao-e-leia-e-contribua-404054/ que infelizmente não tinha lido antes de montar meu passo a passo) e só vou recircular quando o fogo estiver acesso para acerto da temp.
8. Neste drenaremos o liquido do caldeirão até restar pouco mais que um dedo de água acima do fundo falso.
9. Neste passo então iniciaremos a lavagem dos grãos, com o método descrito em 7.1.
10. Importante frisar que todo o mosto drenado irá para o balde fermentador.
11. Terminada então a lavagem todo o líquido será escoado novamente para o caldeirão (já limpo e livre do fundo falso) para o início da fervura.
12. Aquecemos a água até a fervura.
13. Atingindo a fervura iremos adicionar o lúpulo e deixaríamos ferver por 60 (sim eu tinha me enganado neste passo acabei invertendo a ordem das coisas, muito obrigado por notar)
14. Desligaremos o fogo e iremos transportar o caldeirão para um tanque (de lavar roupa) com água corrente, neste momento também iremos colocar o chiller para trabalhar.
15. Whirlpool.

16. Iremos transferir então o mosto para o galão de 20 lts com a válvula para iniciar a fermentação. Neste ponto irá para um frigobar e o objetivo aqui é manter a temperatura de 21 graus (que segundo o cervejeiro compositor da receita irá reforçar o sabor de banana que buscamos). Ficaria fermentando por 14 dias.
17. Neste passo drenaríamos o mosto fermentado para o balde fermentador para dar início a maturação do mesmo.
18. Voltaríamos o balde fermentador para o frigobar por mais 7 dias, diminuindo gradativamente a temperatura até 0º no últimos 2 dias. 1 dia 18º, 2 dia 15º, 3 dia 12º, 4 dia 9º, 5 dia 6º, 6 dia 0º, 7 dia 0º.


Aqui senti que precisava estudar um pouco mais sobre o processo e o fiz.

Primeiro respondo a pergunta do dryfon: Penso em colar o sensor do termostato na parede do fermentador (primeiro com fita isolante, depois fixaria um isolante térmico por cima, provavelmente isopor).

Segundo, após a leitura do ótimo artigo do Guenther, reelaborei estes passos:

16. Iremos hidratar o fermento, segundo as orientações do tópico proposto.
17. Passaremos o mosto resfriado para o balde fermentador e inocularemos o fermento.
17.1 - Iniciaria a fermentação primária, não obstante as orientações e sendo esta a minha primeira leva vou falar aqui em 10 dias a 18º.
17.1 - Fermentação secundária, elevaria a temperatura para os 22 - 24º por 3 dias.
17.3 - Clarificação/maturação por 15 dias a 5º - 0º.

É isso? Sei que não existe como classificar assim em dias exatos, mas como é primeira primeira leva gostaria de ter, pelo menos, um parâmetro pra começar.

Faremos todo o processo de fermentação e clarificação e maturação no mesmo recipiente, seguindo a orientação,



18. Primming. Aqui inverteríamos 140 g de açúcar em 420 ml (7 para cada lt de cerveja = 140g x 3 ml água 420 ml) fervendo por 5min.
19. Drenaríamos o mosto maturado para o caldeirão devidamente sanitizado e adicionaríamos a calda de açúcar e daria uma mexida para misturar bem.
20. Então finalmente, transferiremos o mosto para as garrafas que serão devidamente limpas e sanitizadas. Aqui penso em abrir a primeira garrafa com 15 dias, pra ver como ficou.

Pronto, se não esqueci nada é isto. O que tem de errado com o meu passo a passo? Faltou algo? Algo não está correto?

Sei que o post é grande, mas não tenho a oportunidade de falar com outros cervejeiros na cidade que moro (com ctz existe quem o faça, mas não conheço), tampouco um curso onde posso tirar as minhas dúvidas, recorro então aos senhores para me auxiliarem nessa primeira leva.

Agradeço desde já.
 
Rafa, não dá pra dizer que tem algo errado, mas eu faria algumas coisas diferentes. Vou listar elas abaixo.

- Menos rampas de temperatura: uns 20 minutos a 50-55 graus por causa do trigo, uns 60-75 minutos a 62-67 graus e depois 10 minutinhos de mash out a 75-79 graus.
- Tu tá usando fogareiro? Acho que ficar recirculando o mosto o tempo todo vai mais atrapalhar do que ajudar pois vai atrapalhar no controle de temperatura, tendo que ligar o fogo mais vezes. Só recircula enquanto o fogo tiver ligado e quando tiver na temperatura certa, tampa a panela e deixa parado o mosto, só checando a temperatura a cada 15-20 minutos.
- Esses 21 graus da fermentação tu vai controlar como? O sensor do termostato tá solto no frigobar ou com peço termométrico ou colado na parede do fermentador com algo isolando? Não sei se 21 graus pra começar a fermentação não seria demais. Eu pelo menos faria o primeiro dia dela a 18-19 e depois aumentaria.
- Pra baixar pra 0 grau não precisa ser gradual, pode baixar de uma só vez e deixa uns dias assim, só toma cuidado pra evitar que congele.
- Não precisa trasfegar pra outro recipiente pra maturar, a maturação vai acontecer tu querendo ou não, inclusive na garrafa.
- Depois de engarrafar, tu pode deixar em temperatura ambiente, ou mais ou menos na temperatura que ocorreu a fermentação secundária (na casa dos 20 graus).

Tu não disse como vai inocular a levedura, mas recomendo que hidrate o fermento antes de inocular. Tem um tópico do Guenther explicando como fazer isso e os benefícios.

Ah, outra coisa, não entendi o processo de lavagem que tu descreveu. Normalmente, tende-se a utilizar mais água pra lavagem do que pra própria mosturação seguindo a conta de 2,5L x kg na mosturação e o total de água pra mosturação vezes 1,5 pra água da lavagem (por exemplo, 10L pra mosturação e 15 pra lavagem).

Abraços!
 
Outra coisa que não ficou muito claro no seu passo-a-passo foi a adição de lúpulo na fervura. Você pretende adicionar os lúpulos após 60min de fervura?
Isso vai contribuir somente com aroma na sua cerveja. Para aproveitar o amargor do lúpulo é necessário que ele ferva por 60min, ou seja, quando você vê em alguma receita Lúpulo tal, tantos minutos, é o tempo que ele fica fervendo!
Então, aguarde seu mosto levantar fervura, adicione o primeiro lúpulo e aí sim você começa a contar o tempo...
 
Amigos, primeiramente, obrigado por dedicarem um tempo a criticarem meu passo a passo, agradeço demais.

Segundo, fiz algumas alterações no esquema (estão em vermelho) e recoloco o mesmo a nova apreciação dos senhores, esperando novo feedback.

Mais uma vez agradeço e me coloco a disposição para qualquer esclarecimento, claro.
 
Rafa, acho que agora tá tudo certo, não tem o que mexe, no máximo a questão dos 15 dias clarificando, acho que não precisa ser tanto tempo, crieo que metade já esteja ok, mas vamos esperar pessoas mais experientes se manifestarem.

Pra facilitar tua vida, dá uma olhada nessa calculadora: http://www.brewersfriend.com/mash/

Ela te diz a que temperatura tu tem que elevar a água pra que na hora que tu adicione o malte a troca de calor faça com que tudo fique na temperatura certa da rampa, isso facilita bastante.

Abraços!
 
Na verdade está 14 dias fermentando e 7 clarificando...
Eu nunca usei esse tipo de rampa gradual pra clarificar.

Na minha opinião, na cerveja de trigo, não precisa todo esse tempo de clarificação.. pode deixar uns 2 dias que já tá bom.
 
Pessoal, ainda não consegui entender a fermentação como um todo.

Na fermentação primária, 10 dias a 18º, está ok?
Na secundária, 3 dias a 22 - 24º

Depois dessas fases é que eu estou confundindo. Deixo maturar por mais uns 10 dias?? qual temperatura? Depois da maturação é que vem a clarificação? 2 dias a 2 - 0º??

É isso???
 
Dá uma olhada neste post "http://www.homebrewtalk.com.br/f163/breve-explicacao-sobre-fermentacao-primaria-secundaria-maturacao-etc-403851/", está tudo bem explicado.
Mas resumindo, a primaria depende da densidade, se parou de atenuar é porque acabou, a secundaria uns 3 dias está bom. Eu não maturaria uma weiss por muito tempo, apenas baixaria a temperatura para uns 3°C e deixaria por uns 5 dias, assim não fica muito fermento em suspensão.
Abraço
 
Pessoal, mais um vez agradeço.

Acho que já posso ir finalizando um passo a passo. Assim que tirar a minha primeira venho aqui contar a experiência, talvez com algumas fotos.

Obrigado pela paciência,

Abrçs a todos.
 
Back
Top