Panelas automáticas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 15, 2014
Messages
24
Reaction score
0
Pessoal, boa tarde.

Estou pensando em montar um clone dessas panelas automáticas, minha dúvida é em saber qual a razão desse tipo de equipamento recircular o mosto de baixo para cima, com fluxo ascendente pela bomba instalado na parte de baixo da panela. Será que se eu fizer de cima para baixo terá alguma perda?

Abços
 
Boa pergunta... Sera q é pelo design de conexões, pois nao haverá nenhuma conexão subindo pela lateral da panela... Será pela eficiência de lavar o grão com uma maior vazão da bomba!? ... Será q não faz diferença!? :)
 
E será que se eu usar um grain bag com recirculação de cima para baixo, o resultado seria o mesmo de um fluxo ascendente? Nestes casos se a bomba ficar ligada toda a mosturação imagino que não será necessário misturar.
 
O resultado final vai ser igual sim, vai sair mosto circulando de cima para baixo da mesma forma que vai sair mosto circulando de baixo para cima.

Agora se vai entupir, se vai ter boa eficiência, se a bomba vai aguentar, etc.. etc.. etc.., depende de inúmeros fatores, como por exemplo composição do grist, tamanho da leva, configuração do equipamento, tipo de bomba, vazão da bomba, etc.. etc.. etc...

Na produção de cerveja artesanal existem muitas coisas que você só vai descobrir se funcionam ou se são práticas testando, fazendo.

Tem muito etc.. etc.. etc.. envolvido para ficar tentando se adivinhar qual será o resultado sem fazer testes práticos.

Quando você começar a montar o seu equipamento e testar o seu processo, aí sim, surgirão dúvidas e questões específicas as quais você irá pesquisar e trabalhar para resolver.

Antes disso vai ficar tudo na base do "Eu acho que...", "Será que...", "Pode ser que..."
 
Olá pessoal sou novo aqui na área. Estou querendo comprar uma panela automática para começar a aprender a fazer cerveja. Só que estou em dúvida qual comprar. A MyBeer de longe parece ser a melhor, mas tb 4 X mais cara, não sei se justifica.
As outras de 30 (masterbier, biermatik, John beer) estão na faixa de preço similares 4.200 reais. Mas tem a de 10L da masterbier que talvez seria mais indicada para iniciar na alquimia da cerveja.
Gostaria se possível opiniões da turma para ajudar tomar minha decisão
Att Fernando
 
Olá pessoal sou novo aqui na área. Estou querendo comprar uma panela automática para começar a aprender a fazer cerveja. Só que estou em dúvida qual comprar. A MyBeer de longe parece ser a melhor, mas tb 4 X mais cara, não sei se justifica.
As outras de 30 (masterbier, biermatik, John beer) estão na faixa de preço similares 4.200 reais. Mas tem a de 10L da masterbier que talvez seria mais indicada para iniciar na alquimia da cerveja.
Gostaria se possível opiniões da turma para ajudar tomar minha decisão
Att Fernando

Fernando, tenho uma panela dessas "automatizadas". Gosto muito do equipamento, mas te digo uma coisa: panela "automatizada" não faz cerveja melhor.
Acho que quem começa com uma panela dessas tem uma grande probabilidade de ficar meio bitolado no equipamento. Como você mesmo disse, como quer "começar a aprender", faça tudo manual, pegue um pouco de experiência e depois, se achar que vale a pena, parte pra um equipamento "automatizado".
 
Fernando, tenho uma panela dessas "automatizadas". Gosto muito do equipamento, mas te digo uma coisa: panela "automatizada" não faz cerveja melhor.
Acho que quem começa com uma panela dessas tem uma grande probabilidade de ficar meio bitolado no equipamento. Como você mesmo disse, como quer "começar a aprender", faça tudo manual, pegue um pouco de experiência e depois, se achar que vale a pena, parte pra um equipamento "automatizado".

Valeu Tiago, então a minha intenção seria de facilitar o processo, já dei uma pesquisada nas panelas "automaticas" seria melhor chama-las de automatizadas né. E acho que atenderá mais meu perfil, pois a manual precisa de mais espaço, tempo da mais trabalho para limpar etc.

Como tenho uma fazenda no sul de minas com agua mineral e grande potencial de criar uma nanocervejaria, em que tenho a ideia de fazer um espaço para as pessoas irem finais de semana para comer bem e beber uma bela cerveja caseira, num lugar muito bonito de natureza. Acho que começar a aprender com esse tipo de equipamento seria mais interessante. Sendo assim estou em duvida qual deles comprar, pois tenho pouca referencia de quaisquer deles. O Mybeer com certeza é o melhor porem o mais caro e foje do meu orçamento. Estou com uma queda mais fovorável entre o MecHoby 30L e o Biermatik 25. Quero investir no maximo 5.000 reais, portanto queria sujestões de qual seria o mlhor equipamento dentro desse orçamento.

Grato,
Fernando
 
Back
Top