Panela tampada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ederl

New Member
Joined
Aug 28, 2014
Messages
1
Reaction score
0
Senhores,

Estou iniciando na produção de cerveja, e tenho alguma duvidas.

Ha algum tempo quando me interessei em fazer cerveja, um amigo me deu algumas dicas de como se produzir.
E uma que eu sempre fiquei em duvida é quanto fervura com a panela fechada. Ele me disse que isso poderia gerar off flavours.
Isto realmente é verdade?

E se for, em que momento posso fechar a panela e começar o resfriamento?
No caso uso chiller de imersão.

Obrigado
 
Buenas.
Deixa fechada até começar a fervura para agilizar o aquecimento. - CUIDADO Pra nao ferver com ela fechada, senao pode transbordar.
começou ferver, deixa aberto até terminar.
Se for usar chiller de imersao, deixa aberto enquanto resfria.
fecha quando fizer o whirpool
 
sim, é verdade. fervura com a panela tampada é um dos maiores causadores de DMS [acredito que seja este o mais famoso off-flavor]. além de um possível boilover, como o colega aí descreveu.

faltando 20 min pro final da fervura, coloque o chiller de imersão [previamente sanitizado] no mosto para que ele seja esterilizado. aproveite e já faça todas as conexões de mangueira,etc. desligou o fogo, liga a torneira e começa o resfriamento. chegou na temperatura de fermentação, tira o chiller e faz o whirpool. deixa descansar por 15 min e pode começar a transferência para os fermentadores.

você tem apenas um chiller de imersão? pergunto isso pois utilizo um pré-chiller. ele é menor e vai dentro de um balde com água e bastante gelo. isso diminui consideravelmente o tempo de resfriamento.
 
Cara, eu não recomendo usar tampa fechada nem antes da fervura. Eventualmente tu vai esquecer... e vai transbordar, pode acreditar.

Abraço,
 
sim, é verdade. fervura com a panela tampada é um dos maiores causadores de DMS [acredito que seja este o mais famoso off-flavor]. além de um possível boilover, como o colega aí descreveu.

Boa noite!

Se tampar na fervura pode causar off-flavor, na mostura também nao causaria este risco?
 
Funciona assim... todo o tempo que o mosto está quente, compostos precursores de off-flavors de origem sulfurosa são gerados, independente da etapa, ou seja, durante a mosturação, pré-fervura, fervura, etc. Ocorre que durante a fervura, a evaporação e movimento do mosto é tão grande que esses compostos evaporam.

Isso quer dizer que durante a mosturação, não faz diferença alguma ficar com tampa fechada ou aberta (e na verdade, com tampa aberta acaba-se perdendo um monte de temperatura). Já na fervura é o momento de corrigir isso tudo, ou seja, de expurgar esses compostos, então, mantemos a tampa aberta. Se a fervura for vigorosa o suficiente, mesmo tampando a panela depois, o que será gerado de DMS não é suficiente para ultrapassar a barreira que o torna perceptível ao sabor a ponto de ser ruim.

Abraço,
 
Back
Top