Panela elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

almeidacg

Active Member
Joined
Jul 17, 2013
Messages
36
Reaction score
4
Chega de calor!

Todos que são do Rio sabem como a chapa esquenta aqui no verão. Pois bem! Após um bom tempo usando minhas panelas com fogareiro e derretendo toda vez, resolvi utilizar resistências e aumentar o controle da temperatura. Até porque faço, com essas panelas, as cervejas no meu apartamento. Além de eu ter de utilizar alguns processos bem elaborados para conseguir fazer sem interditar a cozinha por dias, também é proibido utilizar botijão em prédio. Eu utilizava até ver a lei e saber as exceções. No meu caso está mesmo proibido, então mãos à obra!
 

Attachments

  • panela_1.jpg
    panela_1.jpg
    175 KB · Views: 480
  • panela_2.jpg
    panela_2.jpg
    151 KB · Views: 472
  • panela_3.jpg
    panela_3.jpg
    173 KB · Views: 467
  • panela_4.jpg
    panela_4.jpg
    167.7 KB · Views: 457
Posso estar chovendo no molhado, mas é bom lembrar... Só cuida para não derreter os fios da sua casa, essas resistências não podem ser ligadas em qualquer tomada.
 
Fabio, obrigado pelo alerta, mas pode deixar que tomei cuidado. São fios de 2,5, em uma tomada de 20A que fiz diretamente no quadro de distribuição (220v). Ligando um resistência de 3500 W. Tudo sob controle. Valeu.
Abs
Carlos
 
Falei mesmo pelo material que vi nas fotos, não pereciam suportar tanta corrente. Que contactor está utilizando para acionar a resistência?
 
Sem contator! Direto no tic! O relé do tic aguenta 8A para correntes indutivas e 16 A para resistivas
 
Vai estar trabalhando muito perto do limite do TIC. Preservaria o tic por mais tempo se utilizar um rele auxiliar que suporte correntes mais altas.
 
Isso pode funcionar provisoriamente, mas não desconsidere investir em uma contactora/rele. Além de dar mais segurança você vai ter o ganho de poder utilizar plena potência.
 
Já conseguiu perceber o impacto na conta de luz contra o quanto gastava com gás?

Seu prédio tem aterramento?

Queria fazer uma panela assim, mas tenho receio, eletricidade é complicado.
 

Latest posts

Back
Top