Panela Elétrica x Panela a Gás

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

awilian

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2014
Messages
53
Reaction score
4
Pessoal.

Estou montando meu primeiro kit.
Idéia inicial era uma panela a gás, mas comecei a ler o tópico de resistências elétricas e fiquei em dúvida agora.

Uma panela com uma boa resistência é tão eficiente quanto a gás?

Qual a desvantagem?

Penso que uma panela Elétrica permite um upgrade futuro para automatização e controle de temperatura.

Mas como a maioria usa a gás, suponho que há alguma desvantagem em relação a elas.


Abraços
 
Uma panela com resistência elétrica bem dimencionada é melhor que utilizar gás, já que a a resistência fica imersa e não a dispersão de calor para o ambiente.
Eu não vejo desvantagens, tenho um barril de 50 lt. para fervura com resistência de 5000 watts, fervura muito rápida e constante.
 
Além da questão da eficiência eu acho que existem outros aspectos que podem determinar a escolha.

Um ponto que eu acho simples no uso do gás é o fato desse tipo de sistema não exigir muita coisa pra funcionar. Por isso, geralmente é a escolha dos iniciantes no hobby.

Um sistema elétrico com alta potência vai exigir fiação adequada, disjuntores, QDL, tudo adaptado para a potência exigida e devidamente aterrado. Acho que os benefícios valem a pena, mas no caso do gás é comprar um botijão e pronto!
 
É, eu tendo a concordar com os dois pontos citados acima.

Na minha opinião, uma vez que se tem sistema elétrico... nunca mais volta atrás. É muito melhor, mais comodidade, menos barulho, menos tralha, menos calor dispersado no ambiente, mais econômico que gás..... ih... várias vantagens.

Ao mesmo tempo, é preciso saber EXATAMENTE o que se está fazendo ao instalar um sistema elétrico. Vejo muita gente querendo fazer.... mas quer construir a coisa sem dar uma estudada pra entender o que é tensão, corrente, que bitola de fio usar, que tipo de isolamento... etc etc etc. Com eletricidade não dá pra "perguntar como se faz" pra alguém, fazer só executando uma receita de bolo, e pronto. O ideal é saber e entender exatamente o que está fazendo.

Abraço,
 
Interessante.

Realmente é um projeto que deve ser feito com mais cuidado.. afinal, levar choque fazendo cerveja ou derreter a fiação não faz parte do plano. rss
 
O gás, pra te matar, só se explodir (bem difícil) ou te intoxicar (também é difícil pelo cheiro artificial que ele tem, justamente pra isso).

Eletricidade pode te matar com um simples choque.

Abraço,
 
Estou montando um sistema eHerms junto com meu irmão (Engenheiro), toda a fiação é superdimensionada, para cada parte do sistema tem um disjuntor especifico, Alem de um disjuntor DR geral.

No sistema elétrico toda proteção é bem vinda!
 
Estava vendo no Mercado Livre um vendedor que fabrica as resistências.
tem até 6000W

Ele me recomendou uma de 3.000 pra uma panela de 36lts.

http://produto.mercadolivre.com.br/...letricas-para-panela-de-cerveja-artesanal-_JM

Alguém conhece?

Sim, esse cara parece ser bom, já vi vários relatos de gente aqui do fórum que recomenda ele.
Ele é de Votorantim, quase com Sorocaba e inclusive deixa retirar no local.
No Google vc acha o endereço da loja.

To vendo com eles pra fazer uma também.

Abs
 
awilian uma de 3000 watts está ótima para 36 litros, (siga a regras de 1000 watts/10 litros). Este vendedor do mercado livre é super confiável, já fiz uma resistência com ele, recomendo.
 
awilian uma de 3000 watts está ótima para 36 litros, (siga a regras de 1000 watts/litro). Este vendedor do mercado livre é super confiável, já fiz uma resistência com ele, recomendo.
Trindade bom saber!! Achei o preço dele bom também.

Abs
 
No caso de utilizar um fundo falso, a resistência da panela de brassagem deve ser menos potente para aquecer o mosto lentamente (isso no caso de não se utilizar um dimmer), sem caramelizar?
Por exemplo, aqueci a água, misturei os grãos e a temperatura ficou mais baixa que que o planejado. Aí preciso aumentar a temperatura, recirculando o mosto. Essa resistência que vai estar abaixo do fundo falso tem que ser proporcionalmente menos potente que a resistência usada na fervura? Pelo que lí, para fervura a resistência tem que ser algo em torno de 1000W para cada 10L.
Qual seria a relação potência x litros para a resistência da brassagem? 700W para cada 10L estaria bom?
 
A potência vai depender da sua litragem, eu estou finalizando meu sistema RIMS, com barris de 50 litros, abaixo do fundo falso estou usando uma resistência de 1600 watts. Para não caramelizar você tem que fazer recirculação constante enquanto a resistência esteja ligada.
Segue o link para você ter uma ideia do sistema RIMS.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403424&highlight=rims&page=3
 
Entendi.
Minhas levas no novo equipamento que estou montando seriam entre 20L e 55L.

Posso usar então 5000W para o HLT e BK e 1000W para o MT?
 
Estou bastante convencido a fazer uma panela elétrica ao invés de usar a gás.

No caso, posso usar um dimmer em qualquer resistência para controlar a temperatura?
 
Sim pode ser usando, pode usar também controlador PID ou TIC 17. Vai depender do seu projeto.
O mais importante é dimensionar bem toda a parte elétrica para não haver problemas posteriores.
 
Quando vcs falam em caramelizar estao falando na brassagem ou na fervura? Faço a brassagem caixa termica e apenas a fervura na panela eletrica, uso uma resistencia de 3500 para ferver uns 30 e poucos litros de mosto, tem algum problema?
 
A caramelização é mais fácil acontecer na mostura, devido o mosto ficar parado em um fogo brando, usando bazzoka pode queimar os grãos e caramelizar e usando fundo falso pode caramelizar o mosto abaixo do fundo. Por este motivo sempre deve fazer a recirculação quando o fogo está acesso ou a resistência ligada.
Já na fervura é usando a potência máxima do fogareiro ou resistência, sendo assim a própria convecção térmica não deixa o mosto parado evitando a caramelização.
 
Estou pesquisando preços e vi que o fundo falso costuma ser meio que "supervalorizado" rsss...

Usar tela de pizza é uma boa idéia também?
 
Comprei uma resistência de 3kw com esse pessoal aqui:

Danielle Borsari
Astre Resistências Elétricas
(11) 2955-7802
[email protected]
www. resistenciasastre.com.br

Recomendo muito. Paguei R$ 75 em uma resistência de 3kw com 30cm de diametro. Eles fizeram sob encomenda com base em um desenho que eu enviei, inclusive com áreas quentes e áreas frias da resistência do jeito que eu queria.

Recebi a resistência em dois dias depois de fazer o pagamento.

Abraços!
 
Comprei uma resistência de 3kw com esse pessoal aqui:

Danielle Borsari
Astre Resistências Elétricas
(11) 2955-7802
[email protected]
www. resistenciasastre.com.br

Recomendo muito. Paguei R$ 75 em uma resistência de 3kw com 30cm de diametro. Eles fizeram sob encomenda com base em um desenho que eu enviei, inclusive com áreas quentes e áreas frias da resistência do jeito que eu queria.

Recebi a resistência em dois dias depois de fazer o pagamento.

Abraços!
Olá Guilherme

Obrigado pela indicação.. Vou entrar em contato com eles.

Você poderia dar mais detalhes sobre essa resistência que você encomendou?

Abçs
 
Eu penso que sempre que possível seja interessante tentar colocar o maior comprimento possível de resistência na panela para uma mesma potência. Isso reduz muito a chance de uns densidade térmica que possa atrapalhar o processo.
 
Eu penso que sempre que possível seja interessante tentar colocar o maior comprimento possível de resistência na panela para uma mesma potência. Isso reduz muito a chance de uns densidade térmica que possa atrapalhar o processo.


Estou encomendando as panelas hoje e assim que chegar irei falar com o pessoal da resistência.

Estou montando equipamento para 20litros.

02 Caldeirões de 27lts será que é suficiente?

7 litros de sobra será que é suficiente?


Abraços
 
Sobre a utilização de panelas elétricas, em um sistema elétrico uma resistência com um dimmer seria o suficiente ou um controlador PID é imprescindível?

Digo isso pois meus conhecimentos eletrônicos não são muito altos, aí não sei se eu saberia montar um equipamento com um PID, mas com um dimmer seria algo bem mais simples.

Muito obrigado!
Abraços!
 
Estou encomendando as panelas hoje e assim que chegar irei falar com o pessoal da resistência.

Estou montando equipamento para 20litros.

02 Caldeirões de 27lts será que é suficiente?

7 litros de sobra será que é suficiente?


Abraços

Eu uso uma panela de 27 para fervura, se for utilizar para mosturação com fundo falso tu pode acabar ficando limitado, pois não caberá uma grande quantidade de grãos e água acima do fundo falso, se for com bazooka acho que fica tranquilo, mas se puder pega uma de 32 litros que tu fica garantido.
 
Você poderia dar mais detalhes sobre essa resistência que você encomendou?

Cara, não tem muito mais detalhe... rsrs

segue uma foto pra você ver como é a resistência. A parte quente é somente no circulo, na parte reta ela é fria. Pedi assim pra não aquecer as conexões e acabar derretendo os fios.

Abraço!
 

Attachments

  • IMG_20140504_181127.jpg
    IMG_20140504_181127.jpg
    109.3 KB · Views: 338
Cara, não tem muito mais detalhe... rsrs

segue uma foto pra você ver como é a resistência. A parte quente é somente no circulo, na parte reta ela é fria. Pedi assim pra não aquecer as conexões e acabar derretendo os fios.

Abraço!

Obrigado Guilherme.
Achei que pudesse ser em um formato diferente.. rssss..
mas a idéia de esquentar só na curva é ótima.

Pedirei dessa forma quando encomendar a minha.

Abraços
 
Cara, não tem muito mais detalhe... rsrs

segue uma foto pra você ver como é a resistência. A parte quente é somente no circulo, na parte reta ela é fria. Pedi assim pra não aquecer as conexões e acabar derretendo os fios.

Abraço!

Interessante, Guilherme.
Como você instalou o terra? Pelo que ví na foto sua panela é de alumínio como as minhas, e estou em dúvida sobre qual a melhor maneira de instalar o terra.

Valeu!
 
Comprei um kit de parafuso pequeno com porca, os dois em inox, e fiz um furo de 4mm no meio das duas conexões da resistência. conectei o terra neste parafuso. Não tenho foto aqui, mas chegando em casa eu tiro e posto pra vocês verem.
 
Comprei um kit de parafuso pequeno com porca, os dois em inox, e fiz um furo de 4mm no meio das duas conexões da resistência. conectei o terra neste parafuso. Não tenho foto aqui, mas chegando em casa eu tiro e posto pra vocês verem.

OK! Valeu! :mug:
 
Pessoal, tem alguma vantagem ou desvantagem em usar uma resistência em U em vez de circular?

Pensei em colocar em U pra não atrapalhar a saída da válvula. Queria colocar um "dip tube" pra puxar o mosto mais do fundo, já que a torneira ficou meio alta...
 
Cara, eu montei meu kit no fogão e aprimorei. Depois montei eu mesmo minha resistência com ardbir e hoje uso a panela de brassagem totalmente elétrica e tenho uma resistência móvel que uso para acelerar a fervura...mas nesse momento depois de entrar em ebulição, uso gás. Então tenho fogão com parte elétrica. Comece primeiro com o mais pratico para você. Estude o máximo a maneira que vocè pretende começar. Uma observação é que a automação elétrica é uma mão na roda, viu.
 
Back
Top