Panela 30 litros como fermentador inox.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leo Correia

Member
Joined
Jul 16, 2016
Messages
13
Reaction score
1
Pessoal,

Estou pensando seriamente fazer um fermentador de um panela inox de 30 litros. Procurei aqui no forum e nao encontrei nada sobre o assunto.

Bom, minha maior duvida e' o tipo do inox 201 ou 304. Quero fermentar usando panela inox 201. Sei que o ideal seria o inox 304, mas li sobre tipos de inox e vi que o 201 e' um pouco menos resistente a corrosao que o inox 304.

Alguem usa panela inox como fermentador? No momento devido a custo mais baixo estou inclinado ao inox 201.

Cheers,

Leo
 
Mas por que vc quer fermentar numa panela de inox?
 
Prezado Alex,

Pelo mesmo motivo que os fermentadores das cervejarias sao de inox, higiene e sanitizacao, etc.
Fermento em duas bombonas brancas de 30 litros e ja' estao bem usadas com riscos, arranhoes e manchas. Nunca tive problema de contaminacao mas acho que esta' na hora de fazer um upgrade.

Abraco,
Leo
 
Eu também colocaria como uma grande vantagem do uso de inox no caso de fermentações longas (ou longíssimas), no plástico eu pensaria 'não estar certo'...
 
Desculpa se minha resposta não é o que vc espera, mas muitas coisas problemáticas acabam acontecendo quando tomamos uma atitude sem ninguém para nos aconselhar o contrário... Na minha opinião isso é um desperdício de tempo. Como você vai REALMENTE vedar a panela? E se vedar e entupir, o que acontece com o acúmulo de pressão? Como vai enfiar uma panela de 30 litros dentro da geladeira? Como vai fazer cerveja se tua panela vai ser usada como fermentador?

Fermentador de plástico, se for limpo e sanitizado corretamente, vai passar anos sem te dar uma contaminação.

Se for pra fazer um upgrade, compre fermentadores de plástico novos, podem ser cônicos, ou, no melhor dos casos, fermentadores cônicos de inox. Se o teu objetivo é higiene, tem caminhos muito mais eficazes e menos trabalhosos do que adaptar sua panela para virar um fermentador.
 
Focando no tópico, se for usar inox, que seja 304. Justificativa para usar inox é o uso de soda cáustica. O 201 sofrerá corrosão. As cervejarias utilizam inox por causa do sistema CIP.
Mas pode fermentar numa panela, sem problema. Eu apenas compraria bombonas ou baldes plásticos novos.
 
Desculpa se minha resposta não é o que vc espera, mas muitas coisas problemáticas acabam acontecendo quando tomamos uma atitude sem ninguém para nos aconselhar o contrário... Na minha opinião isso é um desperdício de tempo. Como você vai REALMENTE vedar a panela? E se vedar e entupir, o que acontece com o acúmulo de pressão? Como vai enfiar uma panela de 30 litros dentro da geladeira? Como vai fazer cerveja se tua panela vai ser usada como fermentador?

Fermentador de plástico, se for limpo e sanitizado corretamente, vai passar anos sem te dar uma contaminação.

Se for pra fazer um upgrade, compre fermentadores de plástico novos, podem ser cônicos, ou, no melhor dos casos, fermentadores cônicos de inox. Se o teu objetivo é higiene, tem caminhos muito mais eficazes e menos trabalhosos do que adaptar sua panela para virar um fermentador.

Guilherme,

Obrigado pelos questionamento. Assim, posso refletir melhor. Mas, respondendo alugmas das suas questoes.

1. A vedacao pode ser feita facilmente com anel de silicone.
2. Nao acumulara' pressao, pois irei usar airlock.
3. A minha geladeira tem medida para entrar com uma panela de 30 litros.
4. Essa panela seria exclusivamente usada como fermentador.

Consigo comprar panela de 30 litros inox 200 reais. A ideia e' fazer um projeto parecido com esse do link: https://produto.mercadolivre.com.br...30-litros-inox-304-para-cerveja-artesanal-_JM

Se vc entrar no site da Anvil www.anvilbrewing.com/ eles tem um sistema que usa a panela como fermentador.
Ver link do produto:
https://produto.mercadolivre.com.br...-fermentadora-10-galoes-anvil-brewing-40l-_JM

A u'nica du'vida mesmo e' quanto a usar inox 201. Gosto de questionar e ainda estou inclinado para o lado do inox 201 ate' que eu consiga provas que me convensa que inox 201 sera' um problema.

Grato novamente!!!

Abraco,
 
Consigo comprar panela de 30 litros inox 200 reais. A ideia e' fazer um projeto parecido com esse do link: https://produto.mercadolivre.com.br...30-litros-inox-304-para-cerveja-artesanal-_JM

eu tenho este fermentador, é excelente, exceto pela torneira que eles mandam, não dá pra ligar ela em nada, é muito genérica. Tive que comprar um conjunto de joelho, válvula e espigão inox 304 de 3/8'' - fora isso, recomendo.

Ah, outro detalhe, ali diz fermentador 30 L, mas não poria mais do que 26 ou 27 litros sem deixar um headspace para não explodir tudo no airlock (assumindo que não se use um blowoff).

PS: este balde é inox 304 (pelo menos é o que parece). E tem um anel de silicone de vedação que eu preferia que fosse mais 'rígido', mas não inviabiliza o produto.

desculpem mudar o assunto, mas é relacionado ao link enviado
 
eu tenho este fermentador, é excelente, exceto pela torneira que eles mandam, não dá pra ligar ela em nada, é muito genérica. Tive que comprar um conjunto de joelho, válvula e espigão inox 304 de 3/8'' - fora isso, recomendo.

Ah, outro detalhe, ali diz fermentador 30 L, mas não poria mais do que 26 ou 27 litros sem deixar um headspace para não explodir tudo no airlock (assumindo que não se use um blowoff).

PS: este balde é inox 304 (pelo menos é o que parece). E tem um anel de silicone de vedação que eu preferia que fosse mais 'rígido', mas não inviabiliza o produto.

desculpem mudar o assunto, mas é relacionado ao link enviado
Essa é a desgraça que eles mandam junto com o fermentador:
 

Attachments

  • desgraca.png
    desgraca.png
    103.9 KB · Views: 37
eu tenho este fermentador, é excelente, exceto pela torneira que eles mandam, não dá pra ligar ela em nada, é muito genérica. Tive que comprar um conjunto de joelho, válvula e espigão inox 304 de 3/8'' - fora isso, recomendo.

Ah, outro detalhe, ali diz fermentador 30 L, mas não poria mais do que 26 ou 27 litros sem deixar um headspace para não explodir tudo no airlock (assumindo que não se use um blowoff).

PS: este balde é inox 304 (pelo menos é o que parece). E tem um anel de silicone de vedação que eu preferia que fosse mais 'rígido', mas não inviabiliza o produto.

desculpem mudar o assunto, mas é relacionado ao link enviado

Ricardo, obrigado por expor sua opniao sobre o produto. Tem mais alguma cosideracao a fazer? Vc considera esse sistema de vedacao da tampa adequada? Funciona bem?

Abraco,
 
Ricardo, obrigado por expor sua opniao sobre o produto. Tem mais alguma cosideracao a fazer? Vc considera esse sistema de vedacao da tampa adequada? Funciona bem?

Abraco,
@leobruco a vedação funciona bem, mas achei o silicone extremamente fino, pra manusear certinho tem que estar sempre com as mãos no álcool 70 ou iodo, para ficar acertando sobre o local.

O mecanismo para ligar o airlock é este da foto, tentei usar anel de vedação (a WE chama de vedante) mas fica solto, apenas não é possível (o que funciona é o laranja).

O material em si é muito bom, inox304, a tampa é igualmente boa. Eles poderiam ter caprichado mais nos furos, não são exatamente círculos (quando eu digo 'exatamente' me refiro à terem uma precisão alta - isso não inviabiliza o uso).

O problema mesmo é a torneira que vem junto - apenas não funciona, até porquê é um cano `reto`, se eu não colocasse um joelho iria certamente puxar todo o fermento para a trasfega. Por isso tive que enjambrar uma válvula, espigão e joelho 3/8 (de inox) para ter uma alta qualidade.

Ah, e mais um detalhe, vem gravado o nome do local que fez... Eu não gosto disso, particularmente. Em outro post, eu fui a extremos incríveis para tirar aquele elefante da Lamas.... Está gravado no fermentador de uma maneira que não vai sair... Mas fazer o que... é a vida.

Bem, essas são as minhas considerações. No final das contas eu achei que valeu o investimento. Eu pretendo fazer longas fermentações então meu propósito está fechando com o produto.

Boa sorte se adquirir, daí poste seus comentários.
 

Attachments

  • vedantes.png
    vedantes.png
    181.9 KB · Views: 32
Onde consigo o anel de silicone pra panela? Pretendo fazer um fermentador desses usando uma panela de 20litros
 

Latest posts

Back
Top