Palestra John Palmer - West Coast IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ronaldo

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
347
Reaction score
188
Galera,

Segue a apresentação feita pelo John Palmer na Confraternização de Final de Ano da ACERVA/SC realizada no último sábado, dia 29.11.2014.
 

Attachments

  • Slide2.JPG
    Slide2.JPG
    66.8 KB · Views: 469
  • Slide3.JPG
    Slide3.JPG
    81.9 KB · Views: 434
  • Slide4.JPG
    Slide4.JPG
    78.4 KB · Views: 464
  • Slide5.JPG
    Slide5.JPG
    67.3 KB · Views: 440
  • Slide1.JPG
    Slide1.JPG
    41.4 KB · Views: 457
Continuação
 

Attachments

  • Slide10.JPG
    Slide10.JPG
    67.6 KB · Views: 384
  • Slide9.JPG
    Slide9.JPG
    65.9 KB · Views: 396
  • Slide8.JPG
    Slide8.JPG
    78.7 KB · Views: 384
  • Slide7.JPG
    Slide7.JPG
    59.5 KB · Views: 403
  • Slide6.JPG
    Slide6.JPG
    60.1 KB · Views: 421
Continuação 2
 

Attachments

  • Slide11.JPG
    Slide11.JPG
    81.9 KB · Views: 381
  • Slide12.JPG
    Slide12.JPG
    89.6 KB · Views: 390
  • Slide13.JPG
    Slide13.JPG
    68.8 KB · Views: 397
  • Slide14.JPG
    Slide14.JPG
    87.8 KB · Views: 395
  • Slide15.JPG
    Slide15.JPG
    104.4 KB · Views: 392
Obrigado por compartilhar, @Ronaldo.

Eu acho que tem um erro de conversão no penúltimo slide. Essa recomendação de usar 8 a 12 g/litro de lúpulo no dry hopping parece extramamente exagerada. Tenho impressão que deveria ser algo entre 1/3 e metade disso.

E onde fala de água, aparece "cloro" ao invés de "cloreto".

Abraço!
 
Obrigado por compartilhar, @Ronaldo.

Eu acho que tem um erro de conversão no penúltimo slide. Essa recomendação de usar 8 a 12 g/litro de lúpulo no dry hopping parece extramamente exagerada. Tenho impressão que deveria ser algo entre 1/3 e metade disso.

E onde fala de água, aparece "cloro" ao invés de "cloreto".

Abraço!

Traduzir é sempre uma m... rs!

Mas o elemento químico Cl é cloro mesmo. A língua portuguesa que fez confusão quando chama aquilo que se usa para tratar a água de cloro, qdo na verdade é hipoclorito de sódio/hipoclorito de cálcio...

Qto ao dry hopping, essa info veio do Matthew Brydnilson da Firestone (no original já estava em gramas).

Absss
 
Traduzir é sempre uma m... rs!

Mas o elemento químico Cl é cloro mesmo. A língua portuguesa que fez confusão quando chama aquilo que se usa para tratar a água de cloro, qdo na verdade é hipoclorito de sódio/hipoclorito de cálcio...

Qto ao dry hopping, essa info veio do Matthew Brydnilson da Firestone (no original já estava em gramas).

Absss

Sim, Cl é cloro e cloreto também é cloro. O que eu quis dizer a literatura sobre água cervejeira menciona sempre o um íon específico de cloro, o cloreto (Cl-) e não o elemento cloro (Cl). Em inglês os termos são parecidos (chloride/chlorine), por isso inferi que era um problema de tradução.

Um indício de que as quantidades de lúpulo estão incorretas é que a receita do Palmer fica bem abaixo da faixa sugerida, com 3,91g/litro
 
Sim, Cl é cloro e cloreto também é cloro. O que eu quis dizer a literatura sobre água cervejeira menciona sempre o um íon específico de cloro, o cloreto (Cl-) e não o elemento cloro (Cl). Em inglês os termos são parecidos (chloride/chlorine), por isso inferi que era um problema de tradução.

Um indício de que as quantidades de lúpulo estão incorretas é que a receita do Palmer fica bem abaixo da faixa sugerida, com 3,91g/litro

Blz! Acho que no final está entendido.

Uma coisa é a palestra, outra a receita dele.

A palestra é sobre as pesquisas dele das West Coast IPA´s. Bell´s Two Hearts, Lagunitas, Stone, Firestone Walker e Pliny utilizam estúpidas quantidades de lúpulo em múltiplas adições.

A receita foi um regalo dele, não necessariamente uma West Coast IPA.

De qualquer maneira, se calculares levando em conta que aquele volume é para cada dry hopping, qdo são dois, a conta bate nos quase 8g/l.
 
Blz! Acho que no final está entendido.
De qualquer maneira, se calculares levando em conta que aquele volume é para cada dry hopping, qdo são dois, a conta bate nos quase 8g/l.

Bem observado!
 
Muito curti! tem esse documento inteiro?

Romulo,

Estes são os 18 slides apresentados por ele no nosso evento. Claro que ele expondo fica um pouco mais claro q a minha tradução tosca do trabalho dele. rs!
Além disso, teve um sessão de perguntas e respostas aonde alguns pontos foram aclareados.
 
@Ronaldo, me referia a um arquivo único, um pdf, um powerpoint, um .rar com todos os slides :)
 
Palmer, sendo o cara mais prestativo do mundo dando uma palestra em um sábado.
E como o Ronaldo falou no powerpoint ai estão os tópicos e não o detalhamento que ele deu na palestra.
 
@Ronaldo, mandei um mensagem em private, mas vamos por aqui tb:
Fico no aguardo,
Abraço
 
Ronaldo,

se puder enviar tb agradeço,

Eduardo :rockin:

edumozir @ gmail . com
 
Galera,

A apresentação é exatamente essa que publiquei aqui... rs! Não muda nada.
 
Ronaldo,
se vc esteve no evento, poderia me tirar uma dúvida?
Quando o John Palmer colocou as Double IPAs com 5-10% de açúcar, ele mencionou qual o tempo de fervura do açúcar? Algo em torno de 20-30 min?

[]'s
 
caras,
cada vez que eu olho esses post eu penso: que palestra eu perdi!
Teria tantas coisas pra perguntar, snif, snif. Alguém gravou?

Feliz Natal pra todos!
 
Quando ele fala em porcentagem de utilização do lúpulo, o que exatamente isto quer dizer? A % de extração do amargor ou a utilização da quantidade total de lúpulos da receita?
 
Ronaldo,
se vc esteve no evento, poderia me tirar uma dúvida?
Quando o John Palmer colocou as Double IPAs com 5-10% de açúcar, ele mencionou qual o tempo de fervura do açúcar? Algo em torno de 20-30 min?

[]'s

5% a 10% do extrato fermentecível em açucar, pode-se colocar no início da fervura (o que diminuirá a extração de alfa ácidos) ou colocando faltando entre 15 - 20 minutos finais da fervura. Isso foi esclarecido numa pergunta.
 
Quando ele fala em porcentagem de utilização do lúpulo, o que exatamente isto quer dizer? A % de extração do amargor ou a utilização da quantidade total de lúpulos da receita?

Gabriel,
Porcentagem de utilização está relacionado ao %a.a., temperatura e ao tempo de isomerização.
Mas não sei se entendi tua pergunta direito...
 
5% a 10% do extrato fermentecível em açucar, pode-se colocar no início da fervura (o que diminuirá a extração de alfa ácidos) ou colocando faltando entre 15 - 20 minutos finais da fervura. Isso foi esclarecido numa pergunta.

Valeu o esclarecimento, Ronaldo!
:mug:
Vou brassar uma double IPA já já...:D:D
Abs.
 
Lendo algum material sobre dry hopping, vi que não é recomendado colocar os lúpulos com as leveduras ainda no fermentador. Para quem usa fermentador cônico é mais facil, o que não é meu caso...
Alguem já fez com a levedura?
No caso de tirar a levedura, como fica a fermentação na garrafa?
 
Lendo algum material sobre dry hopping, vi que não é recomendado colocar os lúpulos com as leveduras ainda no fermentador. Para quem usa fermentador cônico é mais facil, o que não é meu caso...
Alguem já fez com a levedura?
No caso de tirar a levedura, como fica a fermentação na garrafa?

Tudo que se sabe sobre lúpulo está constantemente revisto. No Congresso, o Stan Hieronymus comentou de técnicas de dry hopping logo após o high krausen, por exemplo. O Leo da Seasons também andou testando algumas técnicas menos ortodoxas.

Qto a refermentação na garrafa, geralmente ainda ficam para trás leveduras suficiente para refermentar... Na pior das hipóteses, pode-se acrescentar uma dose de levedura.
 
Back
Top