Pacote de leveduras (possível economia)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 28, 2020
Messages
14
Reaction score
0
Location
Barueri
Faala GALERA!!!


Tenho uma dúvida sobre pacote de leveduras!!!


Vi numa loja a seguinte informação: para 1pct usar a metade para 5L.

Geralmente faço brassagem de 10L e uso 1 pacote todo, posso usar meio pacote de leveduras para 10L também??

Olhei num lugar que 1 pacote é capaz de fermentar 23L.


Se possível alguém ajudar, e espalhar essa informação e economizar grana !!!


Grato desde já!!
 
Daí fera, bem simples e direto, o recomendado é utilizar 1g de levedura liofilizada por litro de cerveja, se vc utilizar 10g~11g para fermentar 20L é claro
que vai fermentar e vai virar cerveja, mas podem surgir off flavors que você não teria se estiver utilizando a quantidade correta, ou a fermentação pode
levar mais tempo do que o normal.
Se quer economizar dinheiro com levedura, te aconselho a pesquisar sobre coleta e reutilização de leveduras, aí sim vc vai realmente economizar e
continuar com a mesma qualidade na cerveja.
 
Eu sempre usei 1pct (11,5g) para cada 20 litros, sendo que quando faço 40L ou 50L uso sempre dois pacotes. Já fiz levas de 10L usando um pacote que depois de pronta dava pra sentir o gosto de fermento... Então com base nas minhas experiências, não uso mais que 1pacote para cada 20L.
 
Esses pacotes de 10/11g dá tranquilo para 20 litros, como tenho uma BH10, cada leva uso a metade. Abro e após retirar o que vou usar já lacro rapidamente e jogo na geladeira. Já utilizei com 6 meses após aberto e não tive problema.
Agora se vai fazer levas de 5 litros acho desnecessário dividir em quatro partes, usa a metade mesmo.
 
Galera tá deixando de lado muita coisa importante...
Qual estilo, qual cepa, qual OG? Será que as respostas não estão um pouco genéricas demais?

"Ah, pra mim foi assim e assado"
Legal, mas na realidade, dado que não sabemos efetivamente o resultado que a pessoa obteve e a sua capacidade de identificar off flavours, que tal o básico da teoria?

Vamos voltar uns anos aqui no próprio fórum:
https://www.homebrewtalk.com.br/thr...itching-rate-quanto-fermento-utilizar.405424/
 
Galera tá deixando de lado muita coisa importante...
Qual estilo, qual cepa, qual OG? Será que as respostas não estão um pouco genéricas demais?

"Ah, pra mim foi assim e assado"
Legal, mas na realidade, dado que não sabemos efetivamente o resultado que a pessoa obteve e a sua capacidade de identificar off flavours, que tal o básico da teoria?

Vamos voltar uns anos aqui no próprio fórum:
https://www.homebrewtalk.com.br/thr...itching-rate-quanto-fermento-utilizar.405424/

Concordo com o que o amigo Persevalli citou acima, temos de considerar a OG e demais detalhes que se espera do estilo. Hoje faço brassagens de 32~33 litros usando apenas um pacote de levedura mas com processo de propação de 1 step. Existe uma calculadora online que ajuda muito nesse processo de cálculo. Se deseja fazer uma breja acertada e bem redondinha é ideal dar uma olhada a respeito, evita desperdício de matéria-prima, perda de tempo e dinheiro além de aperfeiçoar na arte. Não é um bicho de 7 cabeças, se já produz a breja fica mais fácil ainda de entender e nas dúvidas estamos aqui também para compartilhar ideias e ajudar os companheiros.
 
Galera tá deixando de lado muita coisa importante...
Qual estilo, qual cepa, qual OG? Será que as respostas não estão um pouco genéricas demais?

"Ah, pra mim foi assim e assado"
Legal, mas na realidade, dado que não sabemos efetivamente o resultado que a pessoa obteve e a sua capacidade de identificar off flavours, que tal o básico da teoria?

Vamos voltar uns anos aqui no próprio fórum:
https://www.homebrewtalk.com.br/thr...itching-rate-quanto-fermento-utilizar.405424/
Verdade, ninguém falou em OG, vc pode fermentar 40 litros de uma cerveja de OG 1020 com um pacote somente.
 
Back
Top