Ousadia e Alegria (Rs) - Segunda Brassagem - Lager, Starter e No-Chill

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flpmarc

Member
Joined
Dec 11, 2018
Messages
23
Reaction score
3
Location
Campinas
Fala Galera,

Assim como fiz na primeira brassagem vou relatar aqui a experiência dessa segunda ousada brassagem. Essa brassagem foi feita junto com amigos que interessados pelo resultado obtido da primeira ficaram curiosos em participar do processo dessa segunda, atendendo o gosto da maioria que não ta acostumada com universo das artesanais já resolvi partir para uma Lager, já estava ciente dos cuidados mais elevados em relação a uma ALE, mas vamos lá.

Pra aumentar a ousadia já fui com minha primeira receita projetada no BS 3, uma light lager (26L) com 5Kg de Pilsen e 500g de açucar pra ficar bem leve, 12g de nugget a 90min, 10g de hersbrucker a 20min e 10g de Saaz no whirpool. Para fermentar usei dois saches de W34/70 e ai começa a doidera, minha ideia era comprar DME e fazer o starter mas pelo preço e como tive problema com as mangueiras do chiller tive a brilhante ( ou não) ideia de recolher uma parte do mosto em uma PET lavada e sanitizada e já que faria a queda da temperatura do mosto direto na geladeira nesse tempo meu starter ficaria pronto. Os problemas começaram quando em meio aquela explicação e bebidas acabei esquecendo o açucar, mas até ai tudo bem milagrosamente consegui 1038 só com o Malte, segundo vacilo foi que eu esqueci de recolher o mosto para o starter antes da lupulagem, no fim acabei recolhendo lá no final na hora de enviar para o fermentador. Como já dito não fiz resfriamento do mosto com chiller, deixei alguns minutos até cair pra casa dos 88 C pois tinha medo de derreter o balde de PP, fiz a trasfega para o balde tampei, coloquei blow-off e setei a geladeira para 11C, minha ideia era fermentador a 12C. No outro dia quando voltei do trabalho o mosto estava na temperatura desejada e sem sinal de contaminação. Peguei minha PET que havia feito stater na noite anterior que já estava a todo vapor, espuma de fermentação e quantidade absurda de CO2 fiz a inoculação e fechei. 5 dias depois fui tirar uma amostra e já estava em 1020 e com cheiro forte acético, creio que pela formação de acetolactato. Resolvi subir a temperatura para 14C e assim ficou por mais uma semana, ao mesmo tempo deixei uma amostra no densímetro para ver a atenuação máxima na temperatura ambiente. Com 1 dia já tava cravada no 1005. Tirei então uma nova amostra e agora vinha um cheiro forte de ovo podre, fiz um novo aumento de temperatura para 18C e depois de 3 dias tirei uma nova amostra e o cheiro havia reduzido mas ainda presente, então fiz a ultima tentativa subi novamente agora para 21 e agitei bastante o balde e estou deixando por mais 3 dias, ontem com 2 dias tirei uma amostra e o cheiro diminuiu muito mas ainda é presente. Se não houver redução hoje a noite pretendo inciar o cold crash e seguir com a cerveja na esperança de limpar esse off no decorrer do processo. Desculpem o longo relato, caso tenham algo a comentar estou aberto a sugestões de como extrair o melhor, de qualquer maneira volto para relatar o resultado para quem sabe ajudar outros colégas. ABraço!
 
Seguindo com o report, ontem a noite como esperado o cheiro estava muito baixo, mas ainda perceptível resolvi seguir com a clarificação com gelatina e cold, acho que vou engarrafar só na terça que vem até lá ficará o mais próximo dos zero graus possível, assim que tiver update eu aviso.
 
eu aguardaria mais uns dias a 21. se for Ácido Sulfrídrico com a maturação ele vai embora. Se ele persistir ou aumentar aí é provavel que seja contaminação.
 
Seguindo com o report, ela ficou no cold até domingo a noite ai então desliguei a geladeira para fazer uma ultima decantação a quente, hoje a noite vou engarrafar, tomei uma amostra grande ontem e parece estar muito boa, sem off mas o amargor aparentemente ficou maior que o esperado devido ao no chill, mesmo empurrando um pouquinho as adições. Vamos esperar carbonatar para ter certeza já que ela estava na casa dos 18C. Mas se for usar esse método novamente, vou adicionar o lúpulo de aroma só no outro dia quase junto com o fermento. O que vocês acham?
 
Baldes de PP, assim como PEAD suportam temperaturas acima de 100ºC sem problemas, inclusive uso um como cesto de grãos e já fiz mosturas dentro deles.
 
Back
Top