Opiniões/Ajuda nessa SMASH APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 11, 2018
Messages
17
Reaction score
2
Location
São José do Rio Preto
Boa tarde, gostaria de opiniões, palpites e correções para minha segunda brassagem, uma SMASH APA com Pale Ale/Galaxy:
  • Método: BIAB (20L)
- Água inicial: 30 litros
- Volume no fermentador: 21 litros
- Mosturação: 80 min. a 68° (teste do Iodo)
- Mash out: 10 min. a 76°
  • Malte: - Pale Ale: 5 Kg
  • Lúpulo: - Galaxy: 150g, sendo:
- 6g - First wort 60'
- 6g - 30'
- 14g - 10'
- 20g - 5'
- 20g - 1'
- 22g - 0'
- 62g - Dry Hop de 5 dias (talvez em duas etapas 50%/50%)
  • Fermento: - US 05 (2 pacotes)
OG: 1,049
FG: 1,012

Fermentação primária: 18° (10 dias/atenuação total)
Fermentação secundária + Dry Hop: 20° (5 dias)
Clarificação/Maturação: 0° (2 dias)
Gelatina: (2 dias)
Envase com priming (6g/litro)

Muito obrigado!
 
Não faz muito sentido os tempos desse lúpulo.
Acho melhor jogar as 62g do lúpulo em 5 min ao inés de 5', 1' e 0'. Não ganha em quase nada de aroma nessa diferença de tempo.
Cuidado com o Dry hop com mais de 3 dias. Existem casos que da gosto gramíneo.
Sempre faço 20 litros e uso somente 1 pacote de US-05. Fermenta de 5 a 7 dias.
Faça uma clarificação de 5 dias. Acho que compensa e muito no resultado, mesmo você usando gelatina.

Depois conta como ficou.
 
Concordo sobre os tempos do lúpulo. Faria assim: 12g no FW , depois dividia em 15’, 10’ e 5’ (15g, 15g e 15g), baixava pra 80º e deixava 30min com o restante (31g). DH de 5 a 7 dias, inciando na secundária, clarificava, gelatina e pronto.
 
Não faz muito sentido os tempos desse lúpulo.
Acho melhor jogar as 62g do lúpulo em 5 min ao inés de 5', 1' e 0'. Não ganha em quase nada de aroma nessa diferença de tempo.
Cuidado com o Dry hop com mais de 3 dias. Existem casos que da gosto gramíneo.
Sempre faço 20 litros e uso somente 1 pacote de US-05. Fermenta de 5 a 7 dias.
Faça uma clarificação de 5 dias. Acho que compensa e muito no resultado, mesmo você usando gelatina.

Depois conta como ficou.

Obrigado pela dica, vou estudar melhor essa divisão dos lúpulos.
Quanto ao dry hop, você já fez? Tem diferença fazer no mesmo balde durante a fermentação secundária ou é melhor acabar a secundária e trocar de balde para fazer?
Na quantidade de fermento eu levei em conta o tópico do Guenther (https://www.homebrewtalk.com.br/thr...itching-rate-quanto-fermento-utilizar.405424/) e a calculadora do brewerfriend (https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/). Na primeira brassagem (uma session ipa) usei apenas um sachê e acho que faltou (pouca atenuação).
Vou aumentar a clarificação como você sugeriu.
Obrigado!
 
Concordo sobre os tempos do lúpulo. Faria assim: 12g no FW , depois dividia em 15’, 10’ e 5’ (15g, 15g e 15g), baixava pra 80º e deixava 30min com o restante (31g). DH de 5 a 7 dias, inciando na secundária, clarificava, gelatina e pronto.

Valeu pela resposta!
Será que esse aumento no FW não aumentaria muito o amargor?
Esses 30 minutos a 80° seria após a fervura de 1 hora? Esse tempo todo (1:30 hora) não modificaria demais a receita?
Tem problema fazer o dry hop no mesmo balde, durante a secundária ou melhor trocar de balde? Vou fazer por 5 dias mesmo.
Obrigado.
 
Valeu pela resposta!
Será que esse aumento no FW não aumentaria muito o amargor?
Esses 30 minutos a 80° seria após a fervura de 1 hora? Esse tempo todo (1:30 hora) não modificaria demais a receita?
Tem problema fazer o dry hop no mesmo balde, durante a secundária ou melhor trocar de balde? Vou fazer por 5 dias mesmo.
Obrigado.
Vai mudar bastante. Na verdade não é mais uma APA. Sua taxa de amargor subiria bastante, mas mais pelas adições tardias que pelo FW. Ao invés de 15g poderiam ser 5g nessas adições, e manda o resto no DH.
Acho que a adição no FW dá um amargor bem mais redondo.
Os 30' de infusão são depois da fervura. Desliga, resfria até 80° e adiciona o lúpulo. Não sobe tanto o amargor e e ganha no aroma.
Não troco mais de balde no DH. Muito trabalho e nenhuma vantagem(na minha opinião), com risco maior de contaminação.
 
Obrigado pela dica, vou estudar melhor essa divisão dos lúpulos.
Quanto ao dry hop, você já fez? Tem diferença fazer no mesmo balde durante a fermentação secundária ou é melhor acabar a secundária e trocar de balde para fazer?
Na quantidade de fermento eu levei em conta o tópico do Guenther (https://www.homebrewtalk.com.br/threads/taxa-de-inoculaÇÃo-pitching-rate-quanto-fermento-utilizar.405424/) e a calculadora do brewerfriend (https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/). Na primeira brassagem (uma session ipa) usei apenas um sachê e acho que faltou (pouca atenuação).
Vou aumentar a clarificação como você sugeriu.
Obrigado!
Ja fiz dry hop varias vezes. Ja fiz no mesmo balde e em baldes diferentes. Achei melhor após a secundária no balde diferente.
Eu nunca usei dois pacotes para ALE. O US-05 da conta desse volume, pois o fabricante sugere até 30 litros.

Há Braços!
 
Não joguei no software, mas 5 kilos de malte fazem 20L de uma APA, posso estar enganado, mas para 30L deveriam ser por volta de 7-7,5 kg.
No que diz respeito aos lúpulos, tem um colega aqui do site que sempre diz que não faz dry-hooping e adiciona lupulo aos 60min para amargor, e depois só aos 0min e whirpool, resolvi copiá-lo e só obtive bons resultados. Na última leva que fiz, usei magnun para amargor e galaxy a partir dos 0min, ficou muito boa.
Referente à levedura, sempre utilizava 1 pacote para 20L, passei a utilizar 2 pacotes ou starter para mesma quantidade, obtive resultados muito melhores. Realmente o fabricante recomenda usar 1 pacote, mas entre o escrito e a realidade há uma grande diferença comprovada por vários cervejeiros.
 
Não joguei no software, mas 5 kilos de malte fazem 20L de uma APA, posso estar enganado, mas para 30L deveriam ser por volta de 7-7,5 kg.
No que diz respeito aos lúpulos, tem um colega aqui do site que sempre diz que não faz dry-hooping e adiciona lupulo aos 60min para amargor, e depois só aos 0min e whirpool, resolvi copiá-lo e só obtive bons resultados. Na última leva que fiz, usei magnun para amargor e galaxy a partir dos 0min, ficou muito boa.
Referente à levedura, sempre utilizava 1 pacote para 20L, passei a utilizar 2 pacotes ou starter para mesma quantidade, obtive resultados muito melhores. Realmente o fabricante recomenda usar 1 pacote, mas entre o escrito e a realidade há uma grande diferença comprovada por vários cervejeiros.


Obrigado pela informação.
Realmente, aumentei pra 6kg o malte pra atingir a OG desejada.
Quanto ao DH, vou mesmo fazer, até pra conhecer e testar a técnica que não usei na primeira brassagem (assim como a gelatina).
Também vou insistir nos 2 pacotes (na primeira usei só um). Acho que o pior que pode acontecer é gastar mais $ do que deveria. Mal pra breja não deve fazer. Refiz a receita pelo BrewersFriend e já posto ela aqui. Na verdade, de APA, acabou virando uma IPA, o que achei até melhor para o meu gosto.
Abraço
 
Fernando,

Embora já tenha fechado a receita, tenho duas sugestões quanto a lupulagem.

1) Deixaria uma relação BU/GU um pouco mais baixa, por se tratar de uma SMASH. Assim, com essa OG, deixaria o IBU no máximo em 45.
2) Retiraria essa adição de lúpulo aos 30 minutos. Faria a adição de First Wort e as outras a partir do 15 minutos, afim de conseguir o IBU desejado.


Abraço e boa breja.
 
Fernando,

Embora já tenha fechado a receita, tenho duas sugestões quanto a lupulagem.

1) Deixaria uma relação BU/GU um pouco mais baixa, por se tratar de uma SMASH. Assim, com essa OG, deixaria o IBU no máximo em 45.
2) Retiraria essa adição de lúpulo aos 30 minutos. Faria a adição de First Wort e as outras a partir do 15 minutos, afim de conseguir o IBU desejado.


Abraço e boa breja.
Valeu meu caro, também estava achando um pouco alto esse IBU. Vou fazer a alteração sugerida no BrewersFriend pra ver se dá esse equilíbrio. Conseguindo vou fazer sim.
Abraço
 
Então, fiz a alteração. Diminuiu um pouco, mas o que está me intrigando é que a adição final (a 80°, por 30 min. como sugerido pelo colega acima) está dando um amargor elevado. Não era pra trazer muito mais aroma e pouco amargor essa adição?
Alguém tem conhecimento sobre o BrewersFriend? Estou fazendo algo errado?
Vejam os screenshots:

PS: com a alteração o IBU foi pra 52
 

Attachments

  • 1D1C5868-3402-41E3-BDCE-3A8D484A6BF0.jpeg
    1D1C5868-3402-41E3-BDCE-3A8D484A6BF0.jpeg
    37.5 KB · Views: 18
  • 774A6234-23C9-498E-A40D-3E037D711FE8.png
    774A6234-23C9-498E-A40D-3E037D711FE8.png
    102.5 KB · Views: 15
Last edited:
Então, fiz a alteração. Diminuiu um pouco, mas o que está me intrigando é que a adição final (a 80°, por 30 min. como sugerido pelo colega acima) está dando um amargor elevado. Não era pra trazer muito mais aroma e pouco amargor essa adição?
Alguém tem conhecimento sobre o BrewersFriend? Estou fazendo algo errado?
Vejam os screenshots:

PS: com a alteração o IBU foi pra 52
Não uso o Brewers Friend, mas essa infusão no BeerSmith me acrescenta um IBU de 9,2. de repente alguém que use os 2 programas pode dar uma ajuda.
 
Sempre percebi uma diferença de IBU usando o Beersmith e o Brewers Friend, mesmo em whrilpool hopping o Brewers Friend gera muitos mais IBU's, fiz uma simulação com whrilpool hopping a 60° e foi louco, no BS deu em torno de 50 IBU (total da receita) enquanto no BF deu mais de 70, não sei em qual confiar afinal. Na dúvida peguei fórmulas de calculo de IBU e obtive 3 resultados diferentes BS 50, BF 70 e cálculos com fórmulas 40.

Em qual confiar?
 
Boa tarde, a breja está fermentando e está com gosto muito forte de álcool, esquentando a boca. Pelo que eu li, pode ser álcoois superiores. Alguém sabe se há algo a fazer para superar essa falha?
 
Deixa ela fermentando tranquila aí até estabilizar a densidade. Faça teu dryhop e a secundária sem desespero, e deixa o tempo dizer o resto. Se no final da carbonatação tua cerveja virou cachaça de malte, aí podemos dizer que houve uma falha.
 
Back
Top