OG Baixa após a filtragem do Mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

milaniseb

Active Member
Joined
Dec 18, 2015
Messages
29
Reaction score
6
Bom dia.

Fiz a medida após os 90 minutos e a OG deu 1053 (era o esperado)
Seguindo o processo fiz a filtragem para fervura e a densidade baixou consideravelmente para 1030. Após a fervura subiu para 1042.

Qual seria o procedimento correto para medir a OG, no termino dos 90 minutos, pós-filtragem ou pós-fervura.

Obrigado.
 
Bom dia.

Fiz a medida após os 90 minutos e a OG deu 1053 (era o esperado)
Seguindo o processo fiz a filtragem para fervura e a densidade baixou consideravelmente para 1030. Após a fervura subiu para 1042.

Qual seria o procedimento correto para medir a OG, no termino dos 90 minutos, pós-filtragem ou pós-fervura.

Obrigado.

a OG "certa", seria após o resfriamento.

Mas essas medições que você fez também servem SE quiser acompanhar, no Beersmith tem elas também.

Mas sempre é bom colocar mais dados... Que método utilizou? Parece que fez lavagem... Qual a receita... etc. Pra daí sim poder ajudar melhor.

Abraço.
 
a OG "certa", seria após o resfriamento.

Mas essas medições que você fez também servem SE quiser acompanhar, no Beersmith tem elas também.

Mas sempre é bom colocar mais dados... Que método utilizou? Parece que fez lavagem... Qual a receita... etc. Pra daí sim poder ajudar melhor.

Abraço.

Usei sistema de três níveis, fiz lavagem dos grãos após 90 minutos.

Receita:

3kg de Pilsen
3kg de Trigo
300g de Cara 20
800gr de Cara 50

22,5 Litros iniciais
33 litros fervura
30 Litros finais

Abraço
 
Bom dia.

Fiz a medida após os 90 minutos e a OG deu 1053 (era o esperado)
Seguindo o processo fiz a filtragem para fervura e a densidade baixou consideravelmente para 1030. Após a fervura subiu para 1042.

Qual seria o procedimento correto para medir a OG, no termino dos 90 minutos, pós-filtragem ou pós-fervura.

Obrigado.

Essa densidade de 1053 é a esperada para o final da fervura e não da mostura. No fim da mostura a densidade é maior que a OG esperada, ai vc faz a lavagem e ela tem que ficar uns 10-12 pontos abaixo da OG esperada, pois depois da fervura é mais ou menos isso que aumenta...
Provavelmente seu problema é na eficiencia, a que você colocou no software não é a sua eficiência real.
 
Moedor de disco e a lavagem eu não costumo contar mas atinjo a litragem em tempo razoável
bfa22201dc4fd5bbbca4f62d3d326111.jpg
 
Moedor de disco e a lavagem eu não costumo contar mas atinjo a litragem em tempo razoável
bfa22201dc4fd5bbbca4f62d3d326111.jpg

pelo que vc disse, vc faz fly sparge, certo? o ideal eh ter água um dedo acima dos grãos com um fluxo constante de entrada de agua na panela de mostura e o mesmo fluxo indo pra panela de fervura.. mas esse fluxo deve ser bem baixo, de modo que a lavagem leve cerca de 1 hora.. dessa forma vc consegue extrair melhor os açucares que ficaram presos aos grãos.
Se está fazendo em um tempo muito menor que isso, pode ser ai o problema..
 
pelo que vc disse, vc faz fly sparge, certo? o ideal eh ter água um dedo acima dos grãos com um fluxo constante de entrada de agua na panela de mostura e o mesmo fluxo indo pra panela de fervura.. mas esse fluxo deve ser bem baixo, de modo que a lavagem leve cerca de 1 hora.. dessa forma vc consegue extrair melhor os açucares que ficaram presos aos grãos.
Se está fazendo em um tempo muito menor que isso, pode ser ai o problema..

Realmente é esse meu erro, revendo o processo conclui isso, obrigado pela ajuda.
 
Sim, revendo meu processo acredito que seja isso, pois, faço todo o resto certo mas minha lavagem de grãos foi bem ruim realmente. Obrigado pela dica.
 
Não esquece de fazer o masH out a 75 graus para melhorar a solubilidade dos açucares. Outra coisa a água da lavagem tem que estar a 75 graus tb.
 
Não esquece de fazer o masH out a 75 graus para melhorar a solubilidade dos açucares. Outra coisa a água da lavagem tem que estar a 75 graus tb.

Sim depois das dicas não tive mais esse problema estou fechando com sucesso os parametros iniciais e finais. Obrigado pela atenção.

Abraço!
 
Back
Top