OG altissimo numa weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rtosati

Well-Known Member
Joined
Mar 6, 2016
Messages
49
Reaction score
8
Bom dia turma...
Ontem fiz a brassagem da minha segunda weiss, ao contrario da primeira, pedi pra moer os grãos na própria loja (deu preguiça). Após a fervura minha OG deu 1068. Porque será?

Segue a receita para 20l

Malte de trigo 2.5kg
malte pilsen 2.5kg
Aveia em flocos 200g

Agua de brassagem 15l
Agua de lavagem 8l

Rampa:

15 min. 40°
20 min 55°
60 min 68°
10 min 78°
 
Vendo quando vc usou de água, assim vc não iria conseguir atingir 20L finais para fermentação, ou vc usou 18L de água para lavagem?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Jogando no meu equip no beersmith da altissimo mesmo....
Pra 20 litros uso 2,2kg de cada.

Tem que ver ai essas contas...
 
faltou agua 16 litros brassagem 16 litros lavagem dependendo do equipamento utilizado dando totais 32l brassagem perde 5 fervura perde uns 5 ou 6 mesmo assim iria dar 19l pelo meus calculos aqui depende aí que tipo de equipamento utiliza
 
Uso BIAB, pode ser que tenha errado no volume de agua, vou rever meus calculos... Mas obrigado pelos esclarecimentos...
 
Uso BIAB, pode ser que tenha errado no volume de agua, vou rever meus calculos... Mas obrigado pelos esclarecimentos...

Essa OG é mais ou menos esperada pra 5KG de malte, dependendo é claro da eficiência do sistema.

Explicação mais simples: Você errou na formulação da receita ou no cadastro do equipamento no beersmith (eficiência, fervura, etc...)

Dá uma revisada geral, principalmente no potencial de extração dos maltes (já baixei arquivo com potencial de extração bugado), eficiência, fervura e mash step.
 
Ja descobri o problema... errei no calculo da agua de absorção dos grãos, usei metade do volume.
 
Em casos como esse, é errado colocar mais água após a fervura para corrigir a OG?
 
Em casos como esse, é errado colocar mais água após a fervura para corrigir a OG?

O que eu faço é conferir a densidade uns antes de iniciar a fervura, caso ja esteja alta, mais agua (pois normalmente sempre aumentamos uns 5 pontos apos a fervura... depende do equipamento, fogo...etc) ... e uns 10-15 minutos antes do final da fervura, caso ela esteja muito alta-ou muito baixa, respectivamente, adiciono mais água ou continuo o processo de fervura por mais uns minutos... o negocio é estar dentro da densidade, não se preocupe com volume.

creio que se a água foi fervida anteriormente não deve haver grandes problemas, mas prefiro (opção minha) sempre deixar a mesma ferver com o mosto.
 

Latest posts

Back
Top