OG Alta e Litragem abaixo do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrohdiniz

Member
Joined
Mar 9, 2015
Messages
7
Reaction score
0
Senhores,

Fiz os cálculos para ver quantos litros estavam fermentando e o resultado foi entre 15 e 16L, estava esperando algo bem próximo de 20.
Além disso a OG deu acima do esperado, esperava 1050 e deu 1068.

Quais as consequências de se ter uma OG alta e uma litragem abaixo do esperado ?
Existe uma forma de se "corrigir" a baixa litragem ?
 
Depende da quantidade de açucares fermentáveis e não fermentáveis que tem no mosto.

Se maior parte do excesso for açucar não fermentável, vais terminar com uma cerveja um pouco mais doce do que o esperado.

Se for fermentável, o potencial alcoolico dela vai ser maior do que o esperado.

Pra corrigir a OG pré fervura, eu costumo colocar água aquecida ou extrato de malte seco até atingir o que eu preciso. Depende do seu objetivo, estilo, gosto pessoal, etc.

Se me permite uma sugestão, deixa a cerveja fermentar até o final para que você tenha uma noção de onde está errando, quais são os impactos desse erro e o que você precisa acertar no seu processo. Corrigir algo que não foi finalizado só nos tira a possibilidade de uma boa surpresa, a não ser que você saiba exatamente o que está buscando e exatamente o que fazer para corrigir.

Abraços.
 
Senhores,

Fiz os cálculos para ver quantos litros estavam fermentando e o resultado foi entre 15 e 16L, estava esperando algo bem próximo de 20.
Além disso a OG deu acima do esperado, esperava 1050 e deu 1068.

Quais as consequências de se ter uma OG alta e uma litragem abaixo do esperado ?
Existe uma forma de se "corrigir" a baixa litragem ?

É normal acontecer esse tipo de coisa quando está usando um equipamento novo ou começando a fazer cerveja. A relação entre volume e OG é mais ou menos assim mesmo, se vc tivesse atingido o volume correto, provavelmente estaria mais próximo da sua OG alvo.

Pra corrigir esse tipo de problema, é preciso conhecer as características do seu equipamento: eficiencia da mosturação, perdas na panela de brassagem, taxa de evaporação na fervura, perda na panela de fervura, perda no fermentador, etc...

Conhecendo essas características vc pode, pra facilitar muito, criar um equipamento no beersmith e inserir todos esses dados, detalhadamente. Assim quanto menos seu equipamento e processo variarem e mais detalhes vc arrecadar da experiência, mais preciso serão seus resultados de acordo com a receita.

O que vc pode fazer nessa leva pra corrigir é diluir a cerveja quando terminar a fermentação, com água fervida e resfriada. Mas vc pode deixar assim também e corrigir na próxima leva.

Abraço
 
O que vc pode fazer nessa leva pra corrigir é diluir a cerveja quando terminar a fermentação, com água fervida e resfriada. Mas vc pode deixar assim também e corrigir na próxima leva.

Abraço

Vivendo e aprendendo. Não tinha pensado na possibilidade.

Abraços!
 
Pois é, como foi a primeira cerveja quis seguir a receita do beersmith e no fim acabei deixando água na penela =\
Todos os erros que cometi estão sendo anotados para que não ocorra na proxima brassagem! \o

Valeu Galera!
 
Pois é, como foi a primeira cerveja quis seguir a receita do beersmith e no fim acabei deixando água na penela =\
Todos os erros que cometi estão sendo anotados para que não ocorra na proxima brassagem! \o

Valeu Galera!

E ai amigo, como ficaste a sua cerveja?
Fiz a minha primeira brassagem no domingo e aconteceu algo parecido com o seu caso; OG alta e pouco mosto...
Vamos às próximas!
 
E ai amigo, como ficaste a sua cerveja?
Fiz a minha primeira brassagem no domingo e aconteceu algo parecido com o seu caso; OG alta e pouco mosto...
Vamos às próximas!

Cara, não tenha medo de diluir o mosto com água fervida, vai diluindo e verificando a OG, ate atingir o que estava planejado.
 
Aconteceu o mesmo problema comigo. A taxa de evaporação foi bem maior do que a usada nos softwares. Eles pediam pra ferver 24l de mosto. fervi essa quantidade e acabei com menos de 16l no fermentador. Fervura muito vigorosa? Será que diminuo o fogo um pouco quando começar a ferver?


Essa diluição pode ser feita no meio da fermentação?

Obrigado!
 
Falando de litragem baixa e OG alta (tive o mesmo problema na primeira brassagem), acho que isso também tem relação com a eficiência do equipamento que cadastramos no Beersmith. A minha está em 72%.

Não só a eficiência, mas no meu perfil de equipamento por exemplo eu já mudei pois percebi que perdi mais volume na panela de fundo falso do que estimado inicialmente.

Por curiosidade, qual a eficiência do equipamento de vocês no beersmith?

Minha config inicial era essa, mas deve ter algo errado:
Nome: Cozinha 30 litros (panela 45 litros aluminio, perfil para all grain)
Eficiência: 72%
Espaço perdido tina lavagem: 2
Ajustar Vol mostura: Sim
Perdas Trub e Resfriamento: 2,5
Perdas Fermentador: 2 (é cônico de 50L).
Evaporação: 5L
Volume Lote: 32
Engarrafar: 30

Abs
 
Aconteceu o mesmo problema comigo. A taxa de evaporação foi bem maior do que a usada nos softwares. Eles pediam pra ferver 24l de mosto. fervi essa quantidade e acabei com menos de 16l no fermentador. Fervura muito vigorosa? Será que diminuo o fogo um pouco quando começar a ferver?


Essa diluição pode ser feita no meio da fermentação?

Obrigado!

Espera a fermentação acabar, e faça a diluição até bater o FG. Não se prenda a litros, ou vai acabar com uma cerveja muito rala.

Se a FG estiver dentro do esperado, envase os 16L e ajusta o setup pra próxima.
 
Na lavagem eu sugiro adicionar água até alcançar o volume desejado, ou então ir medindo a densidade e parar a lavagem quando chegar na densidade esperada.

Não esquece que depois da fervura ela vai aumentar, então se tu quer 1050... deve chegar em 1035,1040... tem que conhecer teu equipamento !
 
Back
Top