Off Flavor, gosto de laranja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 9, 2020
Messages
8
Reaction score
1
Location
São Paulo
Bom dia,
eu fiz 20 litros de Cream Ale na tentativa de conseguir uma cerveja neutra e com amargor. Mas ela não apresentou nenhum amargor e ficou com um aroma e gosto meio que de laranja.
Usei o lúpudo Nugget, 10 gramas a 60 minutos, que no BeerSmith me deu um IBU de 19,2. Eu achei que fosse ficar com o amargor parecido com uma Heineken, mas nem ponta de amargor.
Usei a lama de uma IPA que tinha engarrafado no dia anterior. O fermento era um US-05 e tinha feito Dry Hopping num hop bag com cascade e centennial. A cerveja ficou com um gosto parecido com laranja, bem estranho. A IPA ficou puxando para o maracuja.
Onde será que eu errei pra ter ficado sem amargor e com esse gosto?
Obrigado.
 
Provavelmente no reaproveitamento da lama da IPA com DH... EU costumo não reutilizar lama de cervejas em que faço DH para evitar surpresas e tem dado certo. Mas a laranjinha fica showwwww kkkkk quando quiser uma assim vou fazer isso! Agora já quanto o amargor, atente-se à % de óleo dos lúpulos... Por exemplo, se no BS tiver com 19% e o que vc comprou tiver 9%, ficara aproximadamente com a metade dos IBU no final... Neste caso, deve-se dobrar a quantidade.
 
O lúpulo nugget que usei tinha 12,5% de alfa ácido e no beersmith estava 13%, pouca diferença.
Vou seguir seu conselho, não reutilizar lama onde fiz DH pra não ter surpresas.
Obrigado pelas dicas.

Lembrei agora, esse lúpudo estava congelado. Será que isso diminui a eficiência dos alfa ácidos?
 
Humberto,

O lúpulo sempre perde alfa ácido ao longo do tempo, mas o congelamento e a embalagem a vácuo desaceleram grandemente esse processo.

A perda varia de acordo com a variedade , mas muita gente usa de 5 a 7% de redução ao ano.

Abs
 
Bom dia,
eu fiz 20 litros de Cream Ale na tentativa de conseguir uma cerveja neutra e com amargor. Mas ela não apresentou nenhum amargor e ficou com um aroma e gosto meio que de laranja.
Usei o lúpudo Nugget, 10 gramas a 60 minutos, que no BeerSmith me deu um IBU de 19,2. Eu achei que fosse ficar com o amargor parecido com uma Heineken, mas nem ponta de amargor.
Usei a lama de uma IPA que tinha engarrafado no dia anterior. O fermento era um US-05 e tinha feito Dry Hopping num hop bag com cascade e centennial. A cerveja ficou com um gosto parecido com laranja, bem estranho. A IPA ficou puxando para o maracuja.
Onde será que eu errei pra ter ficado sem amargor e com esse gosto?
Obrigado.

cara eu costumo fazer o contrário nesse caso, primeiro faço uma cream ale e depois faço ipa/apa/etc com lama da cream ale que é neutra e não levará nenhum gosto para as próximas cervejas...Já compro meus insumos em cima de um cronograma de brasagens das minhas receitas para que possa reaproveitar as leveduras. Por exemplo, com a lama de uma cream ale de 20L consigo dividir em três e fazer até + 60L de cerveja somente com essa quantidade de lama. Ainda dá para reaproveitar mais uma ou duas vezes dessas próprias lamas com segurança.
 
cara eu costumo fazer o contrário nesse caso, primeiro faço uma cream ale e depois faço ipa/apa/etc com lama da cream ale que é neutra e não levará nenhum gosto para as próximas cervejas...Já compro meus insumos em cima de um cronograma de brasagens das minhas receitas para que possa reaproveitar as leveduras. Por exemplo, com a lama de uma cream ale de 20L consigo dividir em três e fazer até + 60L de cerveja somente com essa quantidade de lama. Ainda dá para reaproveitar mais uma ou duas vezes dessas próprias lamas com segurança.

Vou começar a fazer isso. Erros de principiante. Obrigado pelas dicas.
 
cara eu costumo fazer o contrário nesse caso, primeiro faço uma cream ale e depois faço ipa/apa/etc com lama da cream ale que é neutra e não levará nenhum gosto para as próximas cervejas...Já compro meus insumos em cima de um cronograma de brasagens das minhas receitas para que possa reaproveitar as leveduras. Por exemplo, com a lama de uma cream ale de 20L consigo dividir em três e fazer até + 60L de cerveja somente com essa quantidade de lama. Ainda dá para reaproveitar mais uma ou duas vezes dessas próprias lamas com segurança.
Isso ai ! No que se diz respeito a reaproveitamento de levedura é isso!
Até pq da menor gravida pra maior, vc (teoricamente) estará precisando de mais levedora
 

Latest posts

Back
Top