Objetivo: "leite queimado"/caramelo - Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

D. Uba

Active Member
Joined
Mar 21, 2016
Messages
43
Reaction score
14
Olá Pessoal

Minha esposa tomou recentemente uma Red Ale e gostou bastante do perfil sensorial dela. A ideia é reproduzir algo parecido em casa.
A característica marcante é um aroma bastante agradável, doce, remetendo a leite queimado, leve caramelo/doce de leite, levíssimo torrado, com um toque "amendoado", "aveludado".
No boca, corpo médio. Sabor também lembrando caramelo, amêndoas, doce, sem ser enjoativo. Textura bastante agradável, aveludada.
O lúpulo é discreto, apenas para balancear o dulçor.

Meu objetivo principal é conseguir as notas de "leite queimado"/caramelo, com o toque "amendoado".
O que posso pensar em termos de maltes para conseguir essas características?

ps: para quem não conhece, chamamos por aqui de "leite queimado" a mistura de açúcar caramelizado com leite. Bebe-se quente.

Obrigado!
 
Pessoal, o post ficou muito geral. Desculpe.

Montei uma receita. Acho que assim fica mais fácil obter a opinião de vocês.
O objetivo é uma cerveja com foco no malte, priorizando as notas de caramelo, amendoado, doce.

Estimated OG: 1,063 SG
Estimated Color: 35,5 EBC
Estimated IBU: 23,8 IBUs
Boil Time: 60 Minutes
IBU/SG: 0,378

Ingredients:
------------
Pale Malt - Maris Otter (5,1EBC) 80,0 %
Crystal 60L (150,0 EBC) 12,0 %
Carapils (9,5 EBC) 5,0 %
Caraaroma (340,0 EBC) 3,0 %

Target [9,80 %] - First Wort 60,0 min 23,8 IBUs

US-05 (2 pkg)

Alguma sugestão?

Obrigado!
 
Amigo, como ninguém comentou vou tentar lançar alguma luz sobre suas dificuldades, ainda que seja alguém com parcas qualificações para tanto.

Essa percepção de leite caramelado/amendoado com notas de amêndoa é algo bastante subjetivo. As vezes o mesmo elemento que tua esposa identificou desta forma poderá ser identificado com um rótulo diferente por outras pessoas. Essa percepção depende de um monte de fatores, harmonizações, o que bebeu antes desta cerveja etc ...

Mas enfim, olhando para sua receita eu exploraria adições de caramelos na faixa de 10 a 80 L, que podem te dar essa percepção de caramelo sem acentuar muito o torrado. Colocaria também um pouco de melano.

Outra opção também é pegar um receita boa e fazer e ir ajustando a partir dela. Tem uma receita de Red Ale do @Guenther no fórum. Seria um bom ponto de partida.

Falou
 
Pessoal, o post ficou muito geral. Desculpe.

Montei uma receita. Acho que assim fica mais fácil obter a opinião de vocês.
O objetivo é uma cerveja com foco no malte, priorizando as notas de caramelo, amendoado, doce.

Estimated OG: 1,063 SG
Estimated Color: 35,5 EBC
Estimated IBU: 23,8 IBUs
Boil Time: 60 Minutes
IBU/SG: 0,378

Ingredients:
------------
Pale Malt - Maris Otter (5,1EBC) 80,0 %
Crystal 60L (150,0 EBC) 12,0 %
Carapils (9,5 EBC) 5,0 %
Caraaroma (340,0 EBC) 3,0 %

Target [9,80 %] - First Wort 60,0 min 23,8 IBUs

US-05 (2 pkg)

Alguma sugestão?

Obrigado!

Oi Douglas,

Essa cerveja é comercial? Qual seria ela?

A percepção é sempre subjetiva, como já disseram e vc deve saber, mas eu (pessoalmente) associo o sabor de caramelo/caramelo queimado/toffee com maltes caramelo de coloração mais escura e sabores amendoados com maltes tostados de coloração média.... embora o "amendoado" possa vir também do malte caramelo, ou até mesmo do malte base.

Acho 1,063 uma OG meio alta pra uma red ale (pensando no estilo original, por não saber de qual cerveja se trata)... uma forma simples de obter esse valore pra fazer um "clone" de uma cerveja que vc gosta muito é medir a FG da cerveja, com o densímetro, e ver a % de álcool, assim vc consegue calcular a OG.

Na sua receita, com a sua descrição, não utilizaria nada de carapils, pq não tem porquê... o crystal 60 reduziria pra algo tipo 5% e o caraaroma com talvez uns 5% também... teria que ver no beersmith como que esses ingredientes interagem em relação a cor.
 
Oi Douglas,

Essa cerveja é comercial? Qual seria ela?

A percepção é sempre subjetiva, como já disseram e vc deve saber, mas eu (pessoalmente) associo o sabor de caramelo/caramelo queimado/toffee com maltes caramelo de coloração mais escura e sabores amendoados com maltes tostados de coloração média.... embora o "amendoado" possa vir também do malte caramelo, ou até mesmo do malte base.

Acho 1,063 uma OG meio alta pra uma red ale (pensando no estilo original, por não saber de qual cerveja se trata)... uma forma simples de obter esse valore pra fazer um "clone" de uma cerveja que vc gosta muito é medir a FG da cerveja, com o densímetro, e ver a % de álcool, assim vc consegue calcular a OG.

Na sua receita, com a sua descrição, não utilizaria nada de carapils, pq não tem porquê... o crystal 60 reduziria pra algo tipo 5% e o caraaroma com talvez uns 5% também... teria que ver no beersmith como que esses ingredientes interagem em relação a cor.

Oi Thiago! Obrigado pela resposta.
Tomei essa cerveja recentemente em Nova Friburgo - RJ.
É comercial sim, porém, de uma cervejaria lá da região chamada Barão Bier.

Sobre a receita:
- Particularmente nessa leva estou deixando um pouco de lado a questão estilo e focando mesmo nas impressões e gostos pessoais, visando um resultado aproximado;
- A OG 1063 é pensando em uma cerveja mais encorpada. Pretendo utilizar uma rampa única, de 67/68C;
- O Carapils adicionei para ajudar na estabilidade e formação de espuma;
- O Crystal 60L escolhi por se tratar de um crystal "na média", digamos; Coloquei 12% visando acentuar suas características. Será muito?
- O Caraaroma é para adicionar um leve toque torrado, que acredito possa contribuir para a percepção "leite queimado", em conjunto com o caramelo.

Detalhe: no dia, tomei a cerveja do barril, servida na pressão. Não sei se isso pode acentuar ou modificar alguma caraterística comparando com a versão de garrafa...

Abraço!
 
Falae Douglas. Achou alguma receita que te agrada? Fiquei curioso e isso me unteressa também.

Abs
 
Falae Douglas. Achou alguma receita que te agrada? Fiquei curioso e isso me unteressa também.

Abs

Olá shina! Ainda estou na busca... essa receita ficou boa, porém, distante do que eu queria. Estou buscando mesmo a pegada "leite queimado", doce de leite, amêndoas. Eu acho que o caminho está em utilizar uma parte maior de malte "caramelo" (Reação De Maillard) e um pouco apenas de Crystal (Caramelização).
 
Back
Top