Novo projeto controlador RIMS (interface Web + Arduino)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Qual a especificação de hardware?

Me diga que eu não precisarei de mais nada além de uns One-wire e meia dúzia de relés ou SSR´s. Um Wifi / ethernet cai bem também, mas serial deve ser o suficiente para um release funcional.

PS: Interface KISS é o que há.

PS2: Não consigo 'setar' 100ºC pro boiling. =)
 
Qual a especificação de hardware?

Arduino com 3 sensores de temperatura e 3 relés ligados às resistências, além do algoritmo PID pra controlar as temperatures.

Me diga que eu não precisarei de mais nada além de uns One-wire e meia dúzia de relés ou SSR´s. Um Wifi / ethernet cai bem também, mas serial deve ser o suficiente para um release funcional.

Pretendo criar uma ChromeApp e fazer a comunicação com o Arduino pela porta USB, via serial.

PS2: Não consigo 'setar' 100ºC pro boiling. =)

Se você não setar a temperatura a aplicação entende que é fervura, inverte o timer e os alarmes, e adiciona um botão pra você indicar que a fervura começou.
 
PS2: Não consigo 'setar' 100ºC pro boiling. =)

Veja que a última trilha está sem temperatura, e com tempo de 60min.
Ao dar play o botão START TIMER aparece.
Ao acioná-lo a contagem regressiva se inicia, e os alarmes são acionados de trás pra frente.
Os alarmes indicam os tempos de adição de lúpulo.

Obs.: apesar do tempo estar em minutos na interface os temporizadores estão em segundos pra facilitar os testes.
 
Arduino com 3 sensores de temperatura e 3 relés ligados às resistências, além do algoritmo PID pra controlar as temperatures.



Pretendo criar uma ChromeApp e fazer a comunicação com o Arduino pela porta USB, via serial.



Se você não setar a temperatura a aplicação entende que é fervura, inverte o timer e os alarmes, e adiciona um botão pra você indicar que a fervura começou.

****ing beautiful!

Hoje eu uso o brewpi para o controle de temperatura e um STC 1000 para o controle das rampas de mosturação, e agora to esperando uns SSR´s chegarem para colocar a mosturação num arduino e deixar o STC-1000 como backup caso algo dê errado. :)

Me avise quando tiver um release funcional que eu terei prazer em testar a interface.

Abraços,
 
Bom dia. Como está o projeto? Pensou em fazer um app Android? Quando tiver um projeto funcional eu ajudo nos testes. Tenho umas panelas semi automatizadas.
 
Tenho este protótipo, e já fiz uns testes com a PID Library no Arduino.
Estou providenciando uma tomada 220V em casa, e pretendo comprar panelas e resistência até o final do mês. Em setembro implemento a comunicação entre a interface e o Arduino e começo os testes.

App pro Android fica pra depois, já que a comunicação vai ser via serial por enquanto.

Bom dia. Como está o projeto? Pensou em fazer um app Android? Quando tiver um projeto funcional eu ajudo nos testes. Tenho umas panelas semi automatizadas.
 
Ficou lindo, este modelo já conversa via serial usando python ? ou somente parte grafica ?
 
Parabéns cara, não vejo a hora de estar funcionando, como vai ser a configuração das portas sera possível alteração ? Sabe se os Apps do chrome funcionam com o Chromium, pois se funcionar o raspberry vai poder controlar tudo.
 
As portas serão configuráveis.

A Chrome App vai rodar num notebook ligado ao Arduino via Serial. Não entendi o que você quis dizer com "o raspberry vai poder controlar tudo".

Parabéns cara, não vejo a hora de estar funcionando, como vai ser a configuração das portas sera possível alteração ? Sabe se os Apps do chrome funcionam com o Chromium, pois se funcionar o raspberry vai poder controlar tudo.
 
É que o raspberry PI roda a versão opensource do chrome a versão chromium dei uma pesquisada e ele também roda os após do chrome normal, com isso ao invés de deixar uma máquina pode deixar um raspberry já com brewpi por exemplo controlando a fermentação enquanto o seu APP controla a produção
 
Eu estou usando Arduino para controle de temperatura na fermentação. Coloquei um sensor no balde com isopor ao redor e um sensor na geladeira. Coloquei um RTC e um SD Card, gravo a hora, temperatura do balde, temperatura da geladeira e se a geladeira está ligada ou não.

O meu algoritmo de controle de temperatura é mega simples: se a temperatura do balde é maior que uma temperatura alvo, liga ela até a temperatura voltar ao normal. Até agora funcionou.

Mas acabo de tomar conhecimento dessa PID Library do Arduino que tu menciona. Qual seria a vantagem de usar ela?

Vamos trocando ideias, eu recém to começando no Arduino, pelo jeito ainda tenho muito que fazer.

Abração!
 
Na verdade amigo o pid nada mais é que um algorítimo que tenta usar a inteligência para definir a melhor forma de chegar no valor estimado ele tem 3 variáveis que definem como será chegado ao valor pré definido(setpoint) kp,ki,kd .. Alterando essa variáveis alteraria a precisão do setpoint atongido, os pids foram criados principalmente para saídas analógicas ou seja aumenta a potência conforme maior a distância do setpoint, o seu esquema com if se mantém a temperatura pretendida não seria necessária a troca de codigo.
 
Mas acabo de tomar conhecimento dessa PID Library do Arduino que tu menciona. Qual seria a vantagem de usar ela?

Vamos trocando ideias, eu recém to começando no Arduino, pelo jeito ainda tenho muito que fazer.

Abração!

Até onde eu sei os PID geram um sinal de saída bastante intermitente pra poder controlar com boa precisão o dispostitivo em questão. Sendo assim não serviria pra controle de fermentação, já que os compressores de geladeira tendem a queimar se ligam e desligam demais, em intervalos curtos.

Abraço
 
Até onde eu sei os PID geram um sinal de saída bastante intermitente pra poder controlar com boa precisão o dispostitivo em questão. Sendo assim não serviria pra controle de fermentação, já que os compressores de geladeira tendem a queimar se ligam e desligam demais, em intervalos curtos.

Abraço
Tem pid tradicional e implementação de pid com on / off controller.

O brewpi usa o segundo.
 
A galera normalmente imagina PID somente com saída "analógica". Mas se vc imaginar uma saída analógica por PWM e esse PWM tiver um período de minutos, vai ligar e desligar a geladeira de acordo com o algorítimo PID e sem danificar o compressor por acionamentos excessivos...
 
Os dois estão certos, o PID funciona sistema on off, no Arduíno acredito que chama relay mode, mas não acredito em um ganho de eficiência de um PID para um simples if que já funciona no projeto dele. Lembrando que Arduíno tem uma biblioteca que chama PID auto tune que acredito configura sozinha os parâmetros do pid.
 
A vantagem seria desligar a geladeira antes de atingir o setpoint, evitando overshoot. Mas reconheço que não é fácil sintonizar um PID nesse caso...
 
Pessoal, obrigado pelos esclarecimentos. Vou explorar mais adiante os algoritmos PID (sou da área da computação, só estou com pouco tempo para meter a mão na massa por agora).

Conforme tinha dito, uso 2 sensores de temperatura: um no balde (com isolamento de isopor) e outro na geladeira. A fermentação tem como objetivo ser feita a 18ºC, e quando o sensor do balde passa de 18.1ºC, a geladeira é ligada. Quando a temperatura volta a 18ºC, ela desliga.

A partir dos meus logs que gerei no SD em formato CSV pude gerar uns gráficos para ter ideia de como vai a coisa. A imagem anexa é relativa a um período de 12 horas. Então, como vocês podem ver, há um padrão; seria legal bolar um algoritmo que conseguisse se antecipar ao aumento de temperatura do balde e evitar aqueles pequenos picos.

Vocês acham que estes pequenos picos que chegam 18.3ºC são relevantes para a qualidade final da cerveja?

Forte abraço!
 

Attachments

  • Temp_12_horas.png
    Temp_12_horas.png
    96.1 KB · Views: 189
  • IMG_20150926_173311521.jpg
    IMG_20150926_173311521.jpg
    88.3 KB · Views: 201
  • IMG_20150926_173244942.jpg
    IMG_20150926_173244942.jpg
    67.9 KB · Views: 209
a.

A partir dos meus logs que gerei no SD em formato CSV pude gerar uns gráficos para ter ideia de como vai a coisa. A imagem anexa é relativa a um período de 12 horas. Então, como vocês podem ver, há um padrão; seria legal bolar um algoritmo que conseguisse se antecipar ao aumento de temperatura do balde e evitar aqueles pequenos picos.

Quando eu trabalhava com computação e monitoramento de resde eu tinha um lema muito simples.

Não reimplementar do zero aquilo que já foi implementado antes.

Dito isso, o projeto brewpi já tem tudo que você precisa.
Você pode estudar o algoritmo que ele usa (procura no github) ou implementar o projeto todo (que foi o que eu fiz).

E não, não acho que 0.3 ºC seja relevante a ponto de fazer uma nova implementação.

Eu manteria do jeito que está.
 
Quando eu trabalhava com computação e monitoramento de resde eu tinha um lema muito simples.

Não reimplementar do zero aquilo que já foi implementado antes.

Dito isso, o projeto brewpi já tem tudo que você precisa.
Você pode estudar o algoritmo que ele usa (procura no github) ou implementar o projeto todo (que foi o que eu fiz).

E não, não acho que 0.3 ºC seja relevante a ponto de fazer uma nova implementação.

Eu manteria do jeito que está.

Concordo contigo, reusar boas soluções no lugar de implementar algo que existe. Porém, as vezes, reusar um projeto existente demanda algum tempo para que você entenda o projeto. No caso da minha implementação rudimentar, fiz em poucos minutos..

Valeu a dica do BrewPi, eu já visto ela, porém ainda não tive tempo para baixar e estudar os algoritmos. Vou tentar para a próxima brassagem.

Você implementou o teu sistema com Arduino ou com Raspberry?
 
Boa tarde, estou utilizando o arduino Uno para ler a temperatura que é enviada através de um termopar (K).
Já testei várias bibliotecas, mas a leitura não é correta. Alguém poderia dar uma luz? :D
 

Latest posts

Back
Top