Novas Receitas no Forno!!! Quero opiniões!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Flavio_Souza

Member
Joined
Dec 9, 2014
Messages
17
Reaction score
2
Fala Galera,

Boa Tarde!

Entrei ontem no fórum e como comentei estarei preparando três receitas para produção nessas férias de final de ano.
Duas delas já estão esquematizadas e gostaria muito de ouvir a opinião de vocês sobre a primeira:

Oatmeal Stout (20L)
ABV: 5,10%
OG: 1057 SG FG:1019 SG
IBUs: 36,5 SRM: 42

Maltes:
0,500 Kg Malte Chocolate (9,5 %)
0,250 Kg Malte Carafa II (4,8 %)
0,250 KG Malte Caramunich (4,8 %)
3,500 Kg Malte Pilsner (66,7%)
0,750 Kg de Aveia em Flocos (14,3 %)

Lúpulo: 20g de Magnun (60 min)
Fermento: British Ale

Rampas: 50ºC por 30 min, 69º por 40 min e 75,5 por mais 10 min.
Minha principal dúvida é na carbonatação: Mel ou Açúcar Mascavo???

Todas as dicas serão bem vindas.

Forte Abraço,

Flavio Souza
 
tu vai adicionar os maltes todos no início? os maltes escuros não são para conversão, o ideal é adicionar apenas no final da mostura.

Achei pouco tempo a 69ºC. 45 minutos dificilmente vai dar conversão completa. E acho que teria que deixar ao menos um tempinho em uma temperatura um pouco mais baixa pra garantir açucares fermentáveis.

acho que vale a lida neste tópico aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404118
 
Opa, valeu pelas dicas!!!
Os Maltes Escuros irão só no final da Mostura mesmo!!! Essa é a idéia!!!
Entrarem faltando de 20 a 15 minutos!!!
 
Tiefensee,

Alterei lá. Realmente estava faltando a parada dos 50ºC.
Estaria exagerando nas 750g de Aveia???

Abraço!!!
 
Eu se fosse tu não faria parada nos 50 ºC.
Porque exatamente tu pensa em fazer? os maltes de hoje em dia não precisam desta parada, e corre o risco de quebrar proteínas que ajudam na retenção de espuma e tua cerveja ficar sem espuma.

nessa parte do tópico que te sugeri para ler eles falam disso:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404118&page=3

como tu tem menos de 15% de grãos não maltados, não há necessidade de parada proteica. Sem contar que, se teu fogo não for legal, ela pode se estender mais do que o programado, e a cerveja aí sim fica sem espuma.

Falo por experiência própria. 2 cervejas minhas já tiveram este problema, e eu nem fiz parada proteica. Só passei pela faixa de temperatura (pulei dos 45ºC pros 65ºC), e os 8 ~ 10 minutos que passei pela faixa dos 50 ~ 60 ºC me tiraram praticamente toda a espuma.

EU aumentaria o tempo na sacrificação (eu faço sempre com 90 minutos (é mais garantido que extrairá o máximo de açucares), e deixaria a temperatura cair um pouco naturalmente (começaria em 69º e deixaria cair naturalmente até uns 63ºC sem problema)

EDIT: Sobre a quantidade de aveia, eu não tenho muita experiência com adição de aveia, mas pelo que ja li de relatos, 6 a 8% seria o suficiente para uma boa retenção de espuma... ACHO que pra essa receita400 g estaria legal, mas vamos ver o que os mais experientes tem a dizer
 
Uma cerveja com quase 15% de maltes torrados pode facilmente ficar desequilibrada se você não tiver controle de pH e a FG não for suficientemente alta. Eu acho que seria mais seguro ficar abaixo dos 10%.

A quantidade de aveia está ok. Pro sabor ficar mais presente, dá pra tostá-la no forno até ficar dourada (cerca de 1h a 150°C), como na foto abaixo (antes e depois).
 

Attachments

  • Aveita_Tostada_(Antes_vs_Depois).jpg
    Aveita_Tostada_(Antes_vs_Depois).jpg
    292.5 KB · Views: 111
Eu se fosse tu não faria parada nos 50 ºC.
Porque exatamente tu pensa em fazer? os maltes de hoje em dia não precisam desta parada, e corre o risco de quebrar proteínas que ajudam na retenção de espuma e tua cerveja ficar sem espuma.

nessa parte do tópico que te sugeri para ler eles falam disso:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404118&page=3

como tu tem menos de 15% de grãos não maltados, não há necessidade de parada proteica. Sem contar que, se teu fogo não for legal, ela pode se estender mais do que o programado, e a cerveja aí sim fica sem espuma.

Falo por experiência própria. 2 cervejas minhas já tiveram este problema, e eu nem fiz parada proteica. Só passei pela faixa de temperatura (pulei dos 45ºC pros 65ºC), e os 8 ~ 10 minutos que passei pela faixa dos 50 ~ 60 ºC me tiraram praticamente toda a espuma.

EU aumentaria o tempo na sacrificação (eu faço sempre com 90 minutos (é mais garantido que extrairá o máximo de açucares), e deixaria a temperatura cair um pouco naturalmente (começaria em 69º e deixaria cair naturalmente até uns 63ºC sem problema)

EDIT: Sobre a quantidade de aveia, eu não tenho muita experiência com adição de aveia, mas pelo que ja li de relatos, 6 a 8% seria o suficiente para uma boa retenção de espuma... ACHO que pra essa receita400 g estaria legal, mas vamos ver o que os mais experientes tem a dizer
Valeu pelas dicas! Vou fazer essas alterações!!!
 
Uma cerveja com quase 15% de maltes torrados pode facilmente ficar desequilibrada se você não tiver controle de pH e a FG não for suficientemente alta. Eu acho que seria mais seguro ficar abaixo dos 10%.

A quantidade de aveia está ok. Pro sabor ficar mais presente, dá pra tostá-la no forno até ficar dourada (cerca de 1h a 150°C), como na foto abaixo (antes e depois).
Poxa, nem tinha pensado em tostar a aveia. Vou tentar e depois posto os comentários sobre os resultados!!! Vlw!!!
 
Refazendo com as dicas até o momento:

Oatmeal Stout (20L)
ABV: 5,10%
OG: 1057 SG FG:1019 SG
IBUs: 36,5 SRM: 42

Maltes:
0,500 Kg Malte Chocolate (9,5 %)
0,250 Kg Malte Carafa II (4,8 %)
0,250 KG Malte Caramunich (4,8 %)
3,500 Kg Malte Pilsner (66,7%)
0,750 Kg de Aveia em Flocos (14,3 %) - Torrada a 150ºC por 60 min

Lúpulo: 20g de Magnun (60 min)
Fermento: British Ale

Rampas: 69º por 90 min e 75,5 por mais 10 min.

Quanto a carbonatação ainda segue a minha dúvida:
Mel ou Açúcar Mascavo???
 
Refazendo com as dicas até o momento:

Oatmeal Stout (20L)
ABV: 5,10%
OG: 1057 SG FG:1019 SG
IBUs: 36,5 SRM: 42

Maltes:
0,500 Kg Malte Chocolate (9,5 %)
0,250 Kg Malte Carafa II (4,8 %)
0,250 KG Malte Caramunich (4,8 %)
3,500 Kg Malte Pilsner (66,7%)
0,750 Kg de Aveia em Flocos (14,3 %) - Torrada a 150ºC por 60 min

Lúpulo: 20g de Magnun (60 min)
Fermento: British Ale

Rampas: 69º por 90 min e 75,5 por mais 10 min.

Quanto a carbonatação ainda segue a minha dúvida:
Mel ou Açúcar Mascavo???

faltou diminuir os maltes torrados, conforme o @paulo sugeriu...
sobre o açucar, nunca usei nem mascavo nem mel...
 
Refazendo com as dicas até o momento:

Oatmeal Stout (20L)
ABV: 5,10%
OG: 1058 SG FG:1019 SG
IBUs: 36,2 SRM: 36,8

Maltes:
0,350 Kg Malte Chocolate (6,6 %)
0,250 Kg Malte Carafa II (4,7 %)
0,200 KG Malte Caramunich (3,8 %)
3,750 Kg Malte Pale Ale (70,8 %)
0,750 Kg de Aveia em Flocos (14,2 %) - Torrada a 150ºC por 60 min

Lúpulo: 20g de Magnun (60 min)
Fermento: British Ale

Rampas: 69º por 90 min e 75,5 por mais 10 min.

Notem que substitui o Malte Pilsner pelo Pale Ale.
Quanto a carbonatação ainda segue a minha dúvida:
Mel ou Açúcar Mascavo???
 
Faço uma cerveja de chocolate e uso o malte torrado no início da mostura, ainda não cheguei a receita final, mas porque deveria coloca-lo apenas no fim? Talvez seja por isso que não estou chegando onde quero. :confused:
 
Faço uma cerveja de chocolate e uso o malte torrado no início da mostura, ainda não cheguei a receita final, mas porque deveria coloca-lo apenas no fim? Talvez seja por isso que não estou chegando onde quero. :confused:

Bom, até onde eu sei, é porque os maltes torrados não contribuem em nada para o processo de sacarificação, ou seja, não geram açúcares.

Eles servem apenas para dar cor e sabor.

Para evitar sabor excessivo (gosto de queimado, por exemplo), recomenda-se que ele sejam adicionados apenas quando se iniciar a elevação da temperatura para o mash out.

P.S. Alguém me corrija, se eu estiver enganado.
 
Bom, até onde eu sei, é porque os maltes torrados não contribuem em nada para o processo de sacarificação, ou seja, não geram açúcares.

Eles servem apenas para dar cor e sabor.

Para evitar sabor excessivo (gosto de queimado, por exemplo), recomenda-se que ele sejam adicionados apenas quando se iniciar a elevação da temperatura para o mash out.

P.S. Alguém me corrija, se eu estiver enganado.

É isso aí mesmo!!!
 

Latest posts

Back
Top