Montagem 4-Tap Keezer com colar e torneiras belgas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Depois de muita pesquisa e planejamento consegui fazer as compras. Segui as dicas do Addyson e comprei os postmix e conexões DM fit na WE, são de excelente qualidade. As torneiras comprei no ML, o cilindro e regua distribuidora na Maxbeer.
Como meu freezer era usado, optei por pintar de preto fosco, o colar foi feito com madeira Angelim Pedra, ficou com 3,2 de espessura. De modo geral acho que o resultado ficou muito bom. Minha primeira leva de cerveja, uma Saison está quase no ponto pra poder beber direto da fonte hehe.
Parabéns, meu velho! Boas brejas.
 
Depois de muita pesquisa e planejamento consegui fazer as compras. Segui as dicas do Addyson e comprei os postmix e conexões DM fit na WE, são de excelente qualidade. As torneiras comprei no ML, o cilindro e regua distribuidora na Maxbeer.
Como meu freezer era usado, optei por pintar de preto fosco, o colar foi feito com madeira Angelim Pedra, ficou com 3,2 de espessura. De modo geral acho que o resultado ficou muito bom. Minha primeira leva de cerveja, uma Saison está quase no ponto pra poder beber direto da fonte hehe.
Ficou show! A altura do colar ficou 10cm mesmo?
 
Ficou show! A altura do colar ficou 10cm mesmo?
Felipe, ficou com 10,5 na médi, algumas ripas ficaram com 10,3. As diferenças coloquei pro lado de baixo e preenchi com silicone, gastei quase 2 tubos mas a vedação ficou boa. Essa medida de 10,5 cm ficou bonito esteticamente falando, porém tive que colocar os 2 parafusos na madeira e cortar um pedaço da dobradiça de aço na serralheria. No final deu tudo certo.
 

Attachments

  • P_20200828_082756.jpg
    P_20200828_082756.jpg
    49.5 KB · Views: 77
  • P_20200828_082612.jpg
    P_20200828_082612.jpg
    26.7 KB · Views: 75
  • P_20200828_082733.jpg
    P_20200828_082733.jpg
    34.3 KB · Views: 75
Velho,
Se não me engano é o de 2,3kg. Seguem mais umas fotos pra te ajudar.
Também moro em apartamento. Portas estreitas e ainda tive uma escada em U pra passar. Fiquei na mesma dúvida sobre qual marca/modelo pegar. Decidi pela Metalfrio e deste modelo. Não me arrependo. Mesmo sendo necessário um colar mais alto.View attachment 124434View attachment 124435View attachment 124436View attachment 124437View attachment 124438View attachment 124439View attachment 124440
Valeu demais pelas fotos, Addyson! Será que cabe um cilindro de diâmetro maior se tirar essa grade do freezer. Estou perguntando porque o cilindro de 2,3 kg de alumínio tem 13,3 cm e estou querendo comprar o de 04kg de ferro, que tem 16 cm diâmetro.
 
Valeu demais pelas fotos, Addyson! Será que cabe um cilindro de diâmetro maior se tirar essa grade do freezer. Estou perguntando porque o cilindro de 2,3 kg de alumínio tem 13,3 cm e estou querendo comprar o de 04kg de ferro, que tem 16 cm diâmetro.
Cabe mais um pm bem justo no lugar do cilindro de co2.
IMG_20200420_183848.jpg
IMG_20200420_175229.jpg
IMG_20200420_175128.jpg
IMG_20200420_175118.jpg
 
Mas vc vai colocar um cilindro de ferro pegando umidade dentro do freezer?
 
Mas vc vai colocar um cilindro de ferro pegando umidade dentro do freezer?
Valeu de novo pelo retorno. Rapaz, não tinha pensando nisso do cilindro de ferro pegando umidade. Pode dar merda, né?
Eu estou pensando em cilindro de ferro por causa do preço, que é bem menor. Me decidi por torneiras belgas, que são muito mais caras mas não vou ter vontade de trocar depois, daí estou tentando cortar os custos em outras coisas. Vou lá na Getel essa semana e pergunto pro pessoal se rola ou não.
 
Valeu de novo pelo retorno. Rapaz, não tinha pensando nisso do cilindro de ferro pegando umidade. Pode dar merda, né?
Eu estou pensando em cilindro de ferro por causa do preço, que é bem menor. Me decidi por torneiras belgas, que são muito mais caras mas não vou ter vontade de trocar depois, daí estou tentando cortar os custos em outras coisas. Vou lá na Getel essa semana e pergunto pro pessoal se rola ou não.
Além de poder dar problema, a oxidação vai começar a manchar tudo, fazer sujeira.
Eu tive essa dúvida também. Fui no de alumínio e não me arrependo.
 
Além de poder dar problema, a oxidação vai começar a manchar tudo, fazer sujeira.
Eu tive essa dúvida também. Fui no de alumínio e não me arrependo.
Entendi. Como eu não quero cilindro no meio da sala, acho que vou precisar morrer numa grana a mais para pegar o de alumínio. Rapaz, não existe exercício mais inútil que tentar economizar em homebrew hahaha.
Comprei o freezer metalfrio, mesmo modelo que o seu. Quando chegar eu começo a montar os trens. Como não tenho as ferramentas necessárias, nem destreza ou paciência para trabalhos manuais, estou pensando em pagar um marceneiro para fazer o colar.
 
Fala, Addyson!!

primeiro parabéns pelo projeto, ficou muito bom!! E muito obrigado também por compartilhar..
Tô querendo fazer meu keezer e tô pensando em comprar esse mesmo modelo. Mas eu vou fazer com torre naja.. Você acha que caberia o cilindro de CO2 + um PM de 10L em cima do degrau sem precisar do colar?? Na parte mais funda vou colocar dois PM de 19L que já deu pra ver que cabe!

Valeu!!!
 
Parabéns aos amigos pelos belos projetos e principalmente pela requinte nas execuções!!!

Tenho um frigobar Cônsul 120 que transformei num kegerator e agora surgiu a oportunidade de transformar um freezer vertical que ganhei!!

A minha dúvida é se vcs continuaram utilizando o esquema termostato original e o TIC para setar a temperatura ou tiraram o sistema original e ligaram o TIC direto como controlador?

Questiono pois devido o freezer ter potência para reduzir muito a temperatura os ciclos (arme/desarme) seriam mais curtos e isso poderia reduzir a vida útil.
 
Olá Cpancote,

Eu continuo com o esquema de controlador adicional, sem desativar ou alterar nada no sistema original. Acredito que você tenha esta info, mas só para complementar, no controlador adicional (que pode ser o TIC) você pode configurar o intervalo entre os acionamentos e isto ajuda a proteger a vida útil do sistema.

Abs

Persevalli
 
Fala, Addyson!!

primeiro parabéns pelo projeto, ficou muito bom!! E muito obrigado também por compartilhar..
Tô querendo fazer meu keezer e tô pensando em comprar esse mesmo modelo. Mas eu vou fazer com torre naja.. Você acha que caberia o cilindro de CO2 + um PM de 10L em cima do degrau sem precisar do colar?? Na parte mais funda vou colocar dois PM de 19L que já deu pra ver que cabe!

Valeu!!!
Fala @Rapozeiro,

Desculpe a demora aí. Não tenho o PM menor e não analisei para ver se cabe pq meu projeto sempre foi 4 pm grandes + CO2. Medi para vc fazer seus calculos aí.
IMG_20210126_113201.jpg
IMG_20210126_113128.jpg
IMG_20210126_113113.jpg
IMG_20210126_113036.jpg
IMG_20210126_113013.jpg
IMG_20210126_112959.jpg
IMG_20210126_113157.jpg
 
Parabéns aos amigos pelos belos projetos e principalmente pela requinte nas execuções!!!

Tenho um frigobar Cônsul 120 que transformei num kegerator e agora surgiu a oportunidade de transformar um freezer vertical que ganhei!!

A minha dúvida é se vcs continuaram utilizando o esquema termostato original e o TIC para setar a temperatura ou tiraram o sistema original e ligaram o TIC direto como controlador?

Questiono pois devido o freezer ter potência para reduzir muito a temperatura os ciclos (arme/desarme) seriam mais curtos e isso poderia reduzir a vida útil.
@cpancote,

Eu não uso controlador no meu keezer pq ele tem a função de refrigerador, que funciona muito bem.

Abs
 
Olá Fernando,
Pela minha experiência e "n" outros relatos que li, vários no HBT americano, sim. Não vou dizer que o controle de fluxo não ajuda, com certeza ajuda, mas não faz milagres em um sistema muito desbalanceado ou em uma cerveja muito carbonatada. Mas seria legal "ouvir" outros aqui também..

Abs
@FernandoPetry e @Persevalli eu já vinha operando com um kegerator com 2 torneiras italianas sem nunca ter tido problema no serviço. Quando comprei as 4 torneiras belgas para o keezer fui testar primeiro no kegerator que tinha postmixes com ceva pronta e tive muito problema de espuma. Pode ser pq sempre tenho 2 posts com mais ou menos o mesmo nível. Desta vez um tinha 10l e o outro os 19 e conectados na mesma linha de gás.
Quando coloquei no keezer acabei colocando umas 3,5 voltas de tubo rígido para diminuir essa espuma nos casos mais extremos.
Mas no meu caso como tenho colar no keezer as voltas estão perto da torneira e a temperatura fica um pouco maior e o primeiro serviço fica prejudicado até gelar tudo.
Vou ver e instalo um cooler forte na parte de baixo para jogar o ar frio prá cima.
 
@FernandoPetry e @Persevalli eu já vinha operando com um kegerator com 2 torneiras italianas sem nunca ter tido problema no serviço. Quando comprei as 4 torneiras belgas para o keezer fui testar primeiro no kegerator que tinha postmixes com ceva pronta e tive muito problema de espuma. Pode ser pq sempre tenho 2 posts com mais ou menos o mesmo nível. Desta vez um tinha 10l e o outro os 19 e conectados na mesma linha de gás.
Quando coloquei no keezer acabei colocando umas 3,5 voltas de tubo rígido para diminuir essa espuma nos casos mais extremos.
Mas no meu caso como tenho colar no keezer as voltas estão perto da torneira e a temperatura fica um pouco maior e o primeiro serviço fica prejudicado até gelar tudo.
Vou ver e instalo um cooler forte na parte de baixo para jogar o ar frio prá cima.
Márcio. Boa tarde.
Tenho o mesmo problema em meu keezer... o primeiro copo espuma bastante, até começar a chegar a breja do fundo do PM....
Instalei um cooler com um tubo de PVC puxando ar frio da base do freezer para cima... melhora um pouco, mas não 100%.
Preciso estudar outras possibilidades.... pensei em colocar algumas voltas de tubo rígido tb, mas enrolando-o na lateral do PM, o mais baixo possível e subindo para a torneira!!!
Será que no lugar do tubo rígido não seria melhor um tubo de inox??? Tipo serpentina....
Qual medida usou do tubo??
Caso tenha outras idéias, vamos compartilhando....
Abraços
 
Márcio. Boa tarde.
Tenho o mesmo problema em meu keezer... o primeiro copo espuma bastante, até começar a chegar a breja do fundo do PM....
Instalei um cooler com um tubo de PVC puxando ar frio da base do freezer para cima... melhora um pouco, mas não 100%.
Preciso estudar outras possibilidades.... pensei em colocar algumas voltas de tubo rígido tb, mas enrolando-o na lateral do PM, o mais baixo possível e subindo para a torneira!!!
Será que no lugar do tubo rígido não seria melhor um tubo de inox??? Tipo serpentina....
Qual medida usou do tubo??
Caso tenha outras ideias, vamos compartilhando....
Abraços
Como tudo aki já era em 3/8 de tubo rígido eu mantive. No momento da compra do último lote não imaginei que teria um problema.
Mas vendo este post e outro sobre o isolamento do colar vou ver se o cooler funciona bem. Tenho um grande com rolamento novo e parado.
A redução do diâmetro do tubo vai reduzir o volume de breja parado no colar com temperatura maior.
As ideias vão surgindo ou refinando conversando aí com vcs.
Com a breja carbonatada certinho ou um pouco acima consigo extrair bem com a belga com folga na regulagem. Só percebo mesmo essa diferença de temperatura do primeiro e segundo copos.
Tua ideia de enrolar as voltas do tubo no PM mais embaixo pode já resolver.
Eu ainda não tenho claro se devo fazer algo a mais para o isolamento. Acho que talvez não melhore. Acredito que o cooler seja mais eficiente. Claro que se tiver um mínimo problema de isolamento ele vai aparecer assim que ligar o cooler.
Abs,
 
Eu usava mangueira de 3/8 e tinha problemas com balanceamento da linha, dependendo da carbonatação da cerveja espumava muito. Daí troquei para 1/4 e resolveu. A cerveja sai numa temperatura um pouco mais alta no início, tanto porque fica dentro da torneira quanto dentro das mangueiras, mas é só descartar 50 ml no início do serviço e o problema está resolvido. Acho uma solução muito prática e barata para o problema, 50 ml de cerveja me custam alguns centavos em malte e lúpulo.
 
Eu usava mangueira de 3/8 e tinha problemas com balanceamento da linha, dependendo da carbonatação da cerveja espumava muito. Daí troquei para 1/4 e resolveu. A cerveja sai numa temperatura um pouco mais alta no início, tanto porque fica dentro da torneira quanto dentro das mangueiras, mas é só descartar 50 ml no início do serviço e o problema está resolvido. Acho uma solução muito prática e barata para o problema, 50 ml de cerveja me custam alguns centavos em malte e lúpulo.
Bom dia.
Em relação à mangueira de 1/4. Que tipo usa?? Qual comprimento... já vi em alguns posts, inclusive este, de usar uma linha longa para evitar espumar...
Com vc é assim tb, ou usa apenas o suficiente??
 
Bom dia.
Em relação à mangueira de 1/4. Que tipo usa?? Qual comprimento... já vi em alguns posts, inclusive este, de usar uma linha longa para evitar espumar...
Com vc é assim tb, ou usa apenas o suficiente??
Cara, eu uso mangueira atóxica de polietileno, própria para serviço de bebida. Para o gás eu uso 3/8 de silicone mesmo, que é mais maleável (as mangueiras de polietileno são mais rígidas, se juntar muita mangueira no keezer fica um inferno para manusear). Utilizando mangueira de 1/4 para o líquido você deve conseguir balancear legal suas linhas com algo entre 1,5 e 2m por linha.
Outra dica: caso ainda não tenha feito, coloque engate rápido em tudo. Facilita demais a vida.
 
Last edited:
Pessoal, compartilho processo de contrução de um Keezer para 4 torneiras.

Neste freezer Philco de 200 litros cabem 4 postmixes de 19l, considerando que um deles vai acima
do compartimento do compressor, sendo que o colar de madeira cria espaço para isto.
Aqui temos mais Kegerators, mas esse tipo de montagem é muito comum nos EUA, inclusive inspirei-me
em vários tópicos do HBT Americano.

Optei por torneiras belgas e por distribuidor de CO2 com controle independente, dessa forma posso usar
diferentes pressões de carbonatação forçada e serviço.

1 - Começando pelo resultado final. Para o meu gosto ficou muito bom e funciona perfeitamente.

View attachment 122275 View attachment 122276 View attachment 122277

2 - Peças: Madeira Tauari Champagne com 35mm de espessura e 180mm de altura. Distribuidor 4 vias, 4 torneiras belgas já com kit para conexão, mangueira de 1/4 para linha de gás e serviço. Não optei por prolongadores para as torneiras porque o espaço já é apertado para movimentar os Postmixes.

View attachment 122278
View attachment 122279

3 - Comecei encontrando o posicionamento ideal das torneiras. Após alguns testes, optei por 100mm de distância de centro a centro , além das torneiras posicionadas à esquerda. Controlador à direita.

View attachment 122280

4 - Furos para as torneiras. Os furos foram feitos com broca chata de 1 polegada e ficaram com bom acabamento. Na parte traseira eu desbastei com broca chata maior para acomodar a porca de fixação sem necessitar de prolongador. O espaço para o controlador fiz com serra tico-tico.

View attachment 122281

View attachment 122282

5 - Com furos feitos, montado o colar.

View attachment 122283
Cara aonde você conseguiu essa pingadeira?
 
Cara, eu não consigo parar de olhar essa foto LINDA!!
Seu cantinho ficou ANIMAL cara, meus parabéns.
Obrigado, Ana.
De fato ficou um espaço bem interessante. Não é fácil manter as 4 torneiras abastecidas, dada a competição por tempo que o hobby tem com outros afazeres, mas quando consigo, só alegria...rs
Abs
 
Galera, seguindo o exemplo do @Persevalli e de outros colegas aqui do forum, montei um Keezer com um freezer bem velho que eu tinha em casa. Um freezer vertical Esmaltec com 12 aninhos de idade.
O freezer era branco e tava bem surradinho, pois uso ele desde que comecei a fazer cerveja. Então envelopei ele com o vinil na cor Black Piano. Segue uma foto dele:
1640095780446.png

1640095829461.png

No final ele ficou assim envelopado. Sobraram umas partes brancas que eu pintei usando colorjet preto brilhante:
1640095864467.png

A madeira para o colar, eu consegui em uma madeireira perto de onde eu moro. Expliquei pro cara que fez o atendimento que eu queria usar a madeira no freezer como um colar e que receberia umidade. A madeira que ele me aconselhou a comprar foi Pequi, um tipo de madeira usada para fazer barcos e que aguenta bem umidade. Fiz as mediçoes e instalei as 4 torneiras belgas com o pescoço de 3,5 cm. Para isso, antes de furar com a broca chata, fiz um furo de guia com a broca comum. Fiz primeiro o furo maior que vai por dentro com a broca chata numero 35 ate metade da madeira. E aí furei a frente com broca chata 24. Depois passei 3 demãos de Stain incolor acetinado, num intervalo de 24 hrs entre as demãos. Seguem as fotos :
1640096158634.png

1640096193846.png

1640096283190.png


E assim ele está hoje:
1640096308254.png


Ainda fiz um esquema com a pingadeira, mas nao tenho a foto agora aqui comigo, mais tarde tiro uma foto dele com a pingadeira. Não coloquei nada por dentro da madeira, até por que ela "suado" muito pouco. Qualquer pergunta só falar galera.
 

Attachments

  • 1640088467245.png
    1640088467245.png
    323.4 KB · Views: 9
Concluindo o meu Keezer por agora também, fui pegando inspirações aqui no grupo e na internet também rsrs.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-12-23 at 13.41.41.jpeg
    WhatsApp Image 2021-12-23 at 13.41.41.jpeg
    39.3 KB · Views: 63
Concluindo meu post, coloquei por dentro dele fita elastomérica, depois fita alumizada, e fiz o esquema de usar imã para segurar a pingadeira. O imã é tão forte que aguenta um copo cheio em cima, apesar de a pingadeira nao ser usada para isso. Agradeço a galera pela ajuda para tirar duvidas. Um abraço a todos!
 

Attachments

  • IMG_20211223_164108.jpg
    IMG_20211223_164108.jpg
    45.3 KB · Views: 78
  • IMG_20211223_174112.jpg
    IMG_20211223_174112.jpg
    82.1 KB · Views: 97
  • IMG_20211223_174205.jpg
    IMG_20211223_174205.jpg
    64.6 KB · Views: 103
Concluindo meu post, coloquei por dentro dele fita elastomérica, depois fita alumizada, e fiz o esquema de usar imã para segurar a pingadeira. O imã é tão forte que aguenta um copo cheio em cima, apesar de a pingadeira nao ser usada para isso. Agradeço a galera pela ajuda para tirar duvidas. Um abraço a todos!

@Rins tem na mão o modelo do imã que utilizou? Abraço!
 
Galera, seguindo o exemplo do @Persevalli e de outros colegas aqui do forum, montei um Keezer com um freezer bem velho que eu tinha em casa. Um freezer vertical Esmaltec com 12 aninhos de idade.
O freezer era branco e tava bem surradinho, pois uso ele desde que comecei a fazer cerveja. Então envelopei ele com o vinil na cor Black Piano. Segue uma foto dele:
View attachment 127765
View attachment 127766
No final ele ficou assim envelopado. Sobraram umas partes brancas que eu pintei usando colorjet preto brilhante:
View attachment 127767
A madeira para o colar, eu consegui em uma madeireira perto de onde eu moro. Expliquei pro cara que fez o atendimento que eu queria usar a madeira no freezer como um colar e que receberia umidade. A madeira que ele me aconselhou a comprar foi Pequi, um tipo de madeira usada para fazer barcos e que aguenta bem umidade. Fiz as mediçoes e instalei as 4 torneiras belgas com o pescoço de 3,5 cm. Para isso, antes de furar com a broca chata, fiz um furo de guia com a broca comum. Fiz primeiro o furo maior que vai por dentro com a broca chata numero 35 ate metade da madeira. E aí furei a frente com broca chata 24. Depois passei 3 demãos de Stain incolor acetinado, num intervalo de 24 hrs entre as demãos. Seguem as fotos :
View attachment 127768
View attachment 127769
View attachment 127770

E assim ele está hoje:
View attachment 127771

Ainda fiz um esquema com a pingadeira, mas nao tenho a foto agora aqui comigo, mais tarde tiro uma foto dele com a pingadeira. Não coloquei nada por dentro da madeira, até por que ela "suado" muito pouco. Qualquer pergunta só falar galera.
Muitoooooo toppppp, parabéns... ainda vou montar o meu!
 
Bom dia pessoal. Estou fazendo um projeto de Coffin Keezer com 4 torneiras e preciso do menor freezer que caiba 4 post mix na parte inferior (fora do degrau do motor), pois vou fazer um balcão de bar na parte superior. Estou de olho no H222 da Electrolux porém ainda não consegui encontrar um para medir. Alguém aqui teria e/ou poderia passar essas medidas?
 
Bom dia pessoal. Estou fazendo um projeto de Coffin Keezer com 4 torneiras e preciso do menor freezer que caiba 4 post mix na parte inferior (fora do degrau do motor), pois vou fazer um balcão de bar na parte superior. Estou de olho no H222 da Electrolux porém ainda não consegui encontrar um para medir. Alguém aqui teria e/ou poderia passar essas medidas?
Tem um post só sobre isso. Freezers e refrigeradores - Dimensões internas

Nesse post não tem ele não?
 
Bom dia pessoal. Estou fazendo um projeto de Coffin Keezer com 4 torneiras e preciso do menor freezer que caiba 4 post mix na parte inferior (fora do degrau do motor), pois vou fazer um balcão de bar na parte superior. Estou de olho no H222 da Electrolux porém ainda não consegui encontrar um para medir. Alguém aqui teria e/ou poderia passar essas medidas?
Acabei de ver, o post do shade, de numero #26 responde sua pergunta. Cabem 3 postmixes na parte de baixo.
 
Acabei de ver, o post do shade, de numero #26 responde sua pergunta. Cabem 3 postmixes na parte de baixo.
Sim porém não tem as dimensões internas e preciso disto para o meu projeto. Além disto, existem post mix com dimensões diferentes. Eu mesmo tenho de 2 tamanhos diferentes (um mais slim e alto e outro mais gordo e baixo, ambos de 19 litros).
Tem um post só sobre isso. Freezers e refrigeradores - Dimensões internas

Nesse post não tem ele não?
Infelizmente não tem as medidas desse modelo não.
 
Last edited:
Back
Top