Mofo dentro do balde fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nil Murcia

New Member
Joined
Jun 24, 2020
Messages
3
Reaction score
2
Location
Sorocaba , Brasil
Pessoal boa noite eh minha 3 brassagem e estou produzindo uma APA
Tenho 2 baldes fermentadores , nas medições de gravidade em um balde a gravidade se alterava e no outro balde não.
Após o 11 dia , depois de medir novamente a gravidade e não apresentar alteração, abri o balde para ver como estava e me deparei com manchas de mofo dentro do balde e na parte interna da tampa.
Já virão isso?
Perdi minha cerveja?
 

Attachments

  • 990FA326-8F85-4C77-8918-9579091C56FE.jpeg
    990FA326-8F85-4C77-8918-9579091C56FE.jpeg
    32.8 KB · Views: 63
  • 77834378-73A0-4ECD-9D10-E1D343BC532D.jpeg
    77834378-73A0-4ECD-9D10-E1D343BC532D.jpeg
    25.3 KB · Views: 66
  • E6491383-59DA-4795-BB76-B12DD6DD3773.jpeg
    E6491383-59DA-4795-BB76-B12DD6DD3773.jpeg
    27.5 KB · Views: 65
Que estranho... Nunca vi isso, apesar do mosto estar com uma aparência ok eu descartaria... Ou tentaria trocar de balde e terminaria o processo pra ver o que acontece (como experiência)
 
Nil, boa noite,

Infelizmente neste caso é descartar a cerveja e limpar bem o balde caso queira usar depois. Determinados mofos produzem micotoxinas que são prejudiciais a saúde e acredito que o mais certo é não arriscar.
 
Nil, boa noite,

Infelizmente neste caso é descartar a cerveja e limpar bem o balde caso queira usar depois. Determinados mofos produzem micotoxinas que são prejudiciais a saúde e acredito que o mais certo é não arriscar.
Valeu.
Vou descartar e melhorar minha assepsia para as próximas fermentações.
Abs
 
Olá.
Pra tentar entender porque não iniciou a fermentação num dos baldes, como foi feita a inoculação nos mesmos? Isso é o que mais me intriga, me parece que não houve inoculação no balde que apresentou problema, e isso permitiu mais facilmente a contaminação.
 
Olá.
Pra tentar entender porque não iniciou a fermentação num dos baldes, como foi feita a inoculação nos mesmos? Isso é o que mais me intriga, me parece que não houve inoculação no balde que apresentou problema, e isso permitiu mais facilmente a contaminação.
Oi Sodré
Fiz uma brassagem de 40 litros, e depois de adicionar o fermento dividi em 2 baldes.
1 balde foi show , alteração de gravidade ocorrendo dentro do esperado, ou seja, fermentação nota 10. No segundo balde como não aconteceu a alteração da gravidade comecei a estranhar , após o décimo dia abri o balde para tentar descobrir algo, foi quando me deparei com o bolor.
Também achei que a inoculação tivesse a ver com a questão de adição de fermento mas como 1 balde atou perfeitamente, acabei descartando.
Confesso q fique intrigado com o tema, mas a única resposta que consegui “engolir” até agora eh que não teve uma sanitização correta.
 
Fiz uma brassagem de 40 litros, e depois de adicionar o fermento dividi em 2 baldes.

Talvez o fermento ainda não estivesse se espalhado por todo o mosto....
Talvez o fermento ficou todo no primeiro balde .
 
Eu inocularia o fermento depois de dividir nos dois baldes. O mais provavel é que não tenha ido levedura suficiente para o segundo balde, por isso não fermentou e tbm gerou o mofo.....acredito que seria a hipótese mais viável.

Abraço
 
Back
Top