Moagem do malte de centeio.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
139
Reaction score
37
Boa tarde pessoal!

Nesse sábado vou fazer minha primeira receita com malte de centeio, e me preocupou quanto a moagem deste grão em questão. Vou usar 60% dele e 40% de malte de trigo, porém já li por aqui um usuário dizendo que a moagem do centeio é complicada pois trata-se de um malte bem modificado e menor do que a cevada habitual, porém ele não cita nenhum cuidado a ser tomado nesse processo e a postagem é bem antiga.

Sendo assim, visando uma boa eficiência eu devo tomar algum cuidado para que o centeio seja moído da maneira correta?

O moedor que usarei é um automatizado que a loja de insumos disponibiliza para os clientes, não sei as especificações do mesmo.

Obrigado galera!
 
Pois bem,

Vais usar dois maltes que não possuem casca, tua filtragem vai ser praticamente nula e chance de entupimento é alta.

Neste final de semana fiz uma cerveja com 18% de centeio e acabei moendo ele um pouco de mais o que causou um certo desconforto na hora de recircular pois demorava muito pra baixar o nivel no topo do malte.

Moa o centeio mais não muito fino e sem muita farinha.

Essas são minhas opiniões.
 
Usei centeio apenas uma vez, em uma quantidade razoável em uma IPA, moi no liquidificador para ficar bem farinhento mesmo. A recirculação demorou 3 horas.
 
Usei centeio apenas uma vez, em uma quantidade razoável em uma IPA, moi no liquidificador para ficar bem farinhento mesmo. A recirculação demorou 3 horas.

@lpera e @hcoan eu faço pelo método BIAB... Nesse caso alguma recomendação??
 
Acho que independente do teu método vale a pena fazer uma moagem mais grossa do centeio, se não na hora de recircular vai ser foda de qualquer jeito.

Aconselho colocar também casca de arroz na tua receita pra filtrar.
 
Cara tive uma experiencia interessante com o centeio. Fiz um Rye Ipa, usei cerca de 40% de malte de centeio e 60 malte de cevada. Tive problemas com entupimento, acabei necessitando add mais uns 8 litros de agua para diluir pois o centeio absorve mais agua (tem que colocar mais de 3 kg / litro). e outro erro meu foi não ter feito a parada a 40 graus, que ajuda a solubilizar o centeio, e tive no final uma cola que ficou nos graos! no mais achei que deu um sabor picante, deixou a espuma com um persistência e um creme fantásticos, lembra açucar mascavo no paladar, arredondando muito a ipa.
abraço
 
Cara tive uma experiencia interessante com o centeio. Fiz um Rye Ipa, usei cerca de 40% de malte de centeio e 60 malte de cevada. Tive problemas com entupimento, acabei necessitando add mais uns 8 litros de agua para diluir pois o centeio absorve mais agua (tem que colocar mais de 3 kg / litro). e outro erro meu foi não ter feito a parada a 40 graus, que ajuda a solubilizar o centeio, e tive no final uma cola que ficou nos graos! no mais achei que deu um sabor picante, deixou a espuma com um persistência e um creme fantásticos, lembra açucar mascavo no paladar, arredondando muito a ipa.
abraço

E ae @gkruga !!

Eu fabriquei uma Roggenbier nessa última sexta por BIAB e deu td certo! Alguns amigos me ajudaram e fizemos uma lavagem bem trabalhosa onde resultou inicialmente em 20 litros (um pouco menos do que o esperado mas td bem!) de mosto a 1.050, foi 60% centeio maltado, 35% trigo maltado e 5% malte chocolate. O foda é que demos uma empolgada e resolvemos diluir mais esse mosto levando a um volume final de 27 litros a 1.038 saindo da densidade ideal do estilo (que é 1.047 se não me engano), mas mesmo assim após a fermentação q durou 3 dias, curti muito o sabor que ela está ficando e o chocolate deu uma cor idêntica a da Paulaner Roggen (fora o gosto tb desse malte que combinou perfeitamente com o centeio). Apesar de inicialmente já estar boa a meu gosto (mesmo ainda sem maturação), quero dissolver um pouco de maltodextrina na secundária pra dar um pouco mais de "mouthfeel". O Abv após primming vai pegar 4,2% que por mim está de bom tamanho! Depois q estiver pronta vou postar o resultado por aqui.

Abração!
 

Latest posts

Back
Top