Moagem - Centeio e Trigo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Pessoal, vou usar pela primeira fez um pouco de trigo e centeio na minha Black IPA, algum conselho sobre a moagem? Devo fazer uma moagem bem fina para que fique uma farinha?

Com relação a filtragem, vou usar apenas 20-30% deles na receita, então acho que nem precisarei de casca de arroz.
 
Pode moer normalmente.

Se vai ou não precisar de casca de arroz, é algo totalmente dependente do teu equipamento, das tuas técnicas, etc, ou seja, não tem como dizer se tu vais ou não precisar. Se for usar trigo e centeio não maltados, seria interessante fazer uma parada protéica pra ajudar na filtragem.

Abração,
 
Se for usar 20 a 30% de malte de centeio, faria uma parada em b-glucanase, dependendo da quantidade (se for bem alta), o malte de centeio deixa o mosto meio gelatinoso, que nem sagu diluído. Se ele só compuser parte desses 20-30%, tranquilo..
 
Se for usar 20 a 30% de malte de centeio, faria uma parada em b-glucanase, dependendo da quantidade (se for bem alta), o malte de centeio deixa o mosto meio gelatinoso, que nem sagu diluído. Se ele só compuser parte desses 20-30%, tranquilo..
Mas porque fazer parada de b-glucanase pra malte?
 
Só usarei cereais maltados. Serão 19% da quantidade de grãos.

Obrigado pessoal!
 
Mas porque fazer parada de b-glucanase pra malte?

Porque malte de centeio tem quantidade grande de b-glucanos...

"ATRIBUTOS Um malte de centeio descascado completamente modificado com alto conteúdo de ß-glucanos. Ele reage bem a mosturações isotérmicas."
(http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-rye-centeio-p44946/)

Eu falei isso porque tentei fazer uma Roggenbier uma vez, com 50% desse malte e não sabia disso, fiz infusão simples. Foi a única leva que tive que jogar fora na brassagem.

Abraço
 
Porque malte de centeio tem quantidade grande de b-glucanos...

"ATRIBUTOS Um malte de centeio descascado completamente modificado com alto conteúdo de ß-glucanos. Ele reage bem a mosturações isotérmicas."
(http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-rye-centeio-p44946/)

Eu falei isso porque tentei fazer uma Roggenbier uma vez, com 50% desse malte e não sabia disso, fiz infusão simples. Foi a única leva que tive que jogar fora na brassagem.

Abraço
Interessante... não sabia que mesmo malteado, ele tem altos teores de b-glucans. Boa!

Abraço,
 
Tiago, nunca fiz paradas. quanto tempo seria o necessário?
 
Tiago, nunca fiz paradas. quanto tempo seria o necessário?

Oi lpera, demorei pra ver a mensagem...

Então, depende de quanto vc vai usar desses grãos. Se vc usar em torno 5 a 10% eu nem faria, porque parte da graça do centeio é justamente essa textura que os b-glucanos dão e nessa proporção provavelmente não atrapalharia o mash... Se for entre 10 e 20% dele, faria uns 10 minutos no máximo, pra não ser demais. A temperatura ótima pro funcionamento dessa enzima é pelos 42ºC.

Não vejo necessidade pra parada protéica nesse caso. Como disse o Guenther antes, isso basicamente só faz mais sentido quando se faz uso maior de cereais não maltados. Nem pra weiss não se faz mais muito isso.

Abraço
 
Tiago. Essa para na temperatura de 42° se faz só com o malte de centeio? Se for utilizar 50% de malte de centeio vc indicaria quanto tempo a essa temperatura?
 
Se for usar 20 a 30% de malte de centeio, faria uma parada em b-glucanase, dependendo da quantidade (se for bem alta), o malte de centeio deixa o mosto meio gelatinoso, que nem sagu diluído. Se ele só compuser parte desses 20-30%, tranquilo..

Fala Tiago e galera ! Estou pensando em usar na minha proxima breja, uns 15 % desse malte Rye modificado. Acho q nao vou fazer parada proteica. Uso fundo falso e será q vou ter entupimentos ? Aonde vcs conseguem casca de arroz se isso for necessario ? Valeu !
 
Fala Tiago e galera ! Estou pensando em usar na minha proxima breja, uns 15 % desse malte Rye modificado. Acho q nao vou fazer parada proteica. Uso fundo falso e será q vou ter entupimentos ? Aonde vcs conseguem casca de arroz se isso for necessario ? Valeu !

O fato de ser fundo falso não quer dizer muita coisa, porque os sistemas variam... se vc nunca tem problema de entupimentos, as chances de ter agora diminuem.

De qualquer forma, faria para para b-glucanase mesmo com 15% de malte de centeio, eu acho.

Abraço
 
Back
Top