Misturador para Panela Cervejeira - DIY

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Xagner.... estamos entre amigos aqui... que ignorância é essa?

"Isso significa dizer que toda a indústria cervejeira está completamente errada"

Calma cara! Aí você está sendo completamente 8 ou 80... parece estar se irritando só porque deram uma opinião diferente da tua.

Vamos com calma.

É preciso entender que uma coisa é objetivo de industria, outra coisa é objetivo de um cervejeiro caseiro. Industria precisa de "altíssima" precisão para ter uma repetibilidade igualmente alta, pois variações mínimas pode fazer uma diferença de milhões. Se na industria tiver diferença grande de variação de um dia pro outro, isso faz a cerveja variar a densidade em 0,2%. Pra industria isso é um absurdo... pra nós, não é nada.

A questão aqui é que no outro post vc foi categórico... dizendo "posso afirmar que agitação gera um mosto mais rico", como se estivesse dizendo que isso é sempre melhor e ponto, e isso está errado no geral. Pode ser assim pra vc, na sua casa.

Se quiser entrar no assunto industria e equipamento avançado, não tenho problema nenhum pois é uma das coisas que mais estudo e sou apaixonado por equipamentos..... posso te explicar exatamente pq equipamentos grandes usam agitação e não recirculação, o motivo de terem mais panelas, as especificações técnicas em termos de altura de grão e altura de fundo falso segundo o livro Kunze, um dos melhores do mundo em equipamentos, panela de filtragem em formato de biscoito.... etc etc etc.

Uma das principais coisas que aprendi até hoje conforme fui estudando a industria e livros técnicos sobre equipamentos de grande porte, é o seguinte: não é porque a industria faz algo, que aquilo é sempre o melhor em termos de técnica, mas pode ser o melhor em termos de PRODUTIVIDADE, não necessariamente qualidade ou até em certos casos eficiência.

Abraço,



Não, não, não ..... para tudo ...!!!
Em nenhum momento eu fui grosso ou agressivo ou ignorante! Vamos deixar bem claro isso.
Expliquei com calma dando exemplos e comentários. Não sei onde você viu ignorância no meu comentário. Creio que você está com problemas com os comentários divergentes.

Estou colocando pontos de vistas diferentes aqui e estamos falando de um equipamento e de um processo.
Se você acredita que quimicamente o mosto NÃO FICA "melhor", "mais rico", "mais homogenizado" em função da movimentação vou dizer que você está errado, independente do teu profundo conhecimento do homebrew e/ou indústria.

Eu citei, pequeníssimas cervejarias.... que não estão preocupados com "extrema" rentabilidade ou repetibilidade... e todas elas movimentam o mosto.

Vou repetir que eu em casa na minha panela de 100 litros precisei por o motor por dois motivos básicos.
1) Era muito custoso fisicamente mexer com a pá;
2) Precisava aumentar a eficiência da minha brassagem;

Ponto final.
 
A minha em uma hora e meia perde de 1ºC a 3ºC.

Mas isso não faz, ou faz pouquíssima diferença no resultado final...

Ficar mexendo o mosto só prejudica a lavagem, por desfazer a cama de grãos e por deixar o mosto mais "grudento".

Oi tomazela,

Tem certeza que não está tendo uma falsa leitura?

É muito difícil cair tão pouco, em tanto tempo, até mesmo quando a temperatura ambiente está acima dos 20ºC, usando uma panela de alumínio sem qualquer tipo de isolamento.

O que acontece na esmagadora maioria das vezes é que o pessoal nunca mexe o mosto, mede a temperatura e acha que está igual, mas não está, porque o calor subiu pra superfície da panela, por convecção, e formou um gradiente de temperatura na panela. Se mexer esse mosto vai ver que na verdade caiu bem mais que 1~3ºC. Já me aconteceu.

Outra coisa é que, ficar mexendo o mosto não é ruim em todos os casos, somente em equipamentos caseiros com fundo falso. Não vi se foi dito que esse era o caso.... Eu vejo que uma coisa que se cria com facilidade é a defesa ferrenha de uma técnica pessoal que funciona bem, em detrimento de outras. É verdade sim que não corrigir a temperatura do mosto funciona bem, converte e pode ter uma ótima cerveja. Mas não quer dizer que seja a única forma, nem a melhor forma pra todos.

Abraço
 
Oi tomazela,

Tem certeza que não está tendo uma falsa leitura?

É muito difícil cair tão pouco, em tanto tempo, até mesmo quando a temperatura ambiente está acima dos 20ºC, usando uma panela de alumínio sem qualquer tipo de isolamento.

O que acontece na esmagadora maioria das vezes é que o pessoal nunca mexe o mosto, mede a temperatura e acha que está igual, mas não está, porque o calor subiu pra superfície da panela, por convecção, e formou um gradiente de temperatura na panela. Se mexer esse mosto vai ver que na verdade caiu bem mais que 1~3ºC. Já me aconteceu.

Outra coisa é que, ficar mexendo o mosto não é ruim em todos os casos, somente em equipamentos caseiros com fundo falso. Não vi se foi dito que esse era o caso.... Eu vejo que uma coisa que se cria com facilidade é a defesa ferrenha de uma técnica pessoal que funciona bem, em detrimento de outras. É verdade sim que não corrigir a temperatura do mosto funciona bem, converte e pode ter uma ótima cerveja. Mas não quer dizer que seja a única forma, nem a melhor forma pra todos.

Abraço

Com certeza se mexer o mosto vai homogenizar e irá cair mais do que 1 ou 3 graus.
Eu faço a medida cravando o espeto que é bem comprido, no centro da panela...

A grande maioria dos grãos terá um isolamento térmico do próprio bagaço...Tanto que ao fim da mostura, se deixar a panela destampada mesmo, quando for lavar a panela e retirar os grãos, após umas 2 ou 3 horas eles ainda estarão bastante quentes...

Nas extremidades a temperatura será menor, mas na média geral a conversão vai ocorrer sem maiores diferenças, comparando com um mosto mexido e temperatura corrigida...

Eu não digo que um é melhor ou pior que o outro. Apenas digo com certeza que a diferença é tão pequena, que é desnecessário mexer.

Já usei os dois métodos...

Inclusive nas primeiras vezes eu mexia a cada 5 minutos e corrigia 3, 4 vezes a temperatura, porque além de tudo deixava a panela destampada...
Nas minhas primeiras levas de trigo, a bazooka enroscava...sem mexer o problema se foi...

Como o pessoal disse, para produções caseiras onde essas pequenas diferenças não são tão importantes (pelo menos pra mim), é desnecessário.

Agora se o cara julgar ter uma cerveja melhor mexendo e corrigindo, que continue...

Eu gasto minhas energias e controle, mais na fermentação, que é onde se define de fato a qualidade da cerveja
 
Não, não, não ..... para tudo ...!!!
Em nenhum momento eu fui grosso ou agressivo ou ignorante! Vamos deixar bem claro isso.
Expliquei com calma dando exemplos e comentários. Não sei onde você viu ignorância no meu comentário. Creio que você está com problemas com os comentários divergentes.

Estou colocando pontos de vistas diferentes aqui e estamos falando de um equipamento e de um processo.
Se você acredita que quimicamente o mosto NÃO FICA "melhor", "mais rico", "mais homogenizado" em função da movimentação vou dizer que você está errado, independente do teu profundo conhecimento do homebrew e/ou indústria.

Eu citei, pequeníssimas cervejarias.... que não estão preocupados com "extrema" rentabilidade ou repetibilidade... e todas elas movimentam o mosto.

Vou repetir que eu em casa na minha panela de 100 litros precisei por o motor por dois motivos básicos.
1) Era muito custoso fisicamente mexer com a pá;
2) Precisava aumentar a eficiência da minha brassagem;

Ponto final.
@Xagner, sinceramente, na comunicação não interessa o que a gente diz, interessa o que o outro escuta.

Na minha visão eu acho que você está tendo uma postura meio agressiva, mas se vc diz que não..... tudo bem, peço perdão. Mas que parece... parece. Já estive nessa situação várias vezes, de pessoas dizendo que eu estava sendo agressivo, e eu não estava..... e depois fui ver que o jeito que eu escrevia realmente fazia parecer que sim, seja por escrever coisas em maiúsculas, etc. Hoje em dia, tento me cuidar.

Sobre isso:
"Creio que você está com problemas com os comentários divergentes."

Hehehe, cara, se eu tivesse problemas com isso.... eu já estaria numa clínica já que eu entro em discussões todos os dias há anos. A quantidade de ofensas que já sofri em fóruns, listas, e grupos.... gente me xingando, me humilhando, até falando da minha família, etc....... e cara, estou aqui, tranquilo. Ou seja, não tenho tenho problemas nenhum com isso. A única coisa é que, eu nunca deixo de dar a minha opinião mesmo que eu tenha que discordar de alguém, e muitas pessoas não aceitam ser contrariadas. Eu nunca deixo de expor teorias ou algum embasamento técnico que eu tenha só porque a pessoa vai ficar brava.

Sobre o que você disse aqui:
"Se você acredita que quimicamente o mosto NÃO FICA "melhor", "mais rico", "mais homogenizado" em função da movimentação vou dizer que você está errado, independente do teu profundo conhecimento do homebrew e/ou indústria."

Você tem direito total de achar isso. É pessoal. Porém, estamos num fórum técnico.... então eu espero que você explique isso com algo técnico, com teoria, embasamento bibliográfico, etc.... é o que eu tento fazer sempre.

O que eu tento fazer no fórum, e não ganho nada pra isso, é evitar que mitos se criem, como esse, de que "agitar é melhor"........ e não é.

Você está dizendo que um equipamento com agitação vai ter sempre mais eficiência.

Isso quer dizer que, se eu e você pegarmos o mesmo equipamento, fizermos a mesma receita, que vc, agitando, vai ter um rendimento sempre melhor do que eu, com o mesmo equipamento, só recirculando.

Eu afirmo, não vai.

Eventualmente vai ter mais, outras vezes menos. Isso é mais que provado, e isso já foi discutido pelos americanos e comparado, testado, décadas atrás. O fórum HBT americano e o AHA estão aí pra isso.

Se você morasse em Porto Alegre a gente poderia fazer um teste lado a lado.... já fiz isso dezenas de vezes com outras pessoas em brassagens coletivas.

----

Por fim, você usou mais que uma vez que "cervejaria movimenta".... usando isso com argumento, mas não explica o porquê. O simples fato de que "cervejaria movimenta" não quer dizer necessariamente que isso é melhor.

Explicando... e isso que vou dizer não é achismo, está em livros (Brewing, Lewis e Young - Technology of Brewing and Malting, do Kunze, o livro mais famoso do mundo e base da VLB, Siebel, etc)

Cervejarias, quase 100%, utilizam uma panela para mosturação, e outra para filtragem.

Por quê?

Por um único motivo: pra fazer mais de uma leva por dia...... linha de produção.

Quando acaba a mosturação na primeira panela, transfere tudo pra outra pra começar a recircular, e enquanto ainda está na recirculação, já colocam água na primeira panela, mais malte moindo, e começam a segunda mosturação do dia.

Se fizessem isso com uma panela só, com filtro, teriam que esperar até o final da filtragem.

Bom, usando duas panelas, a primeira, de mosturação, não tem filtro ou fundo falso, logo, os grão estão diretamente em contato com o fundo ou as paredes da panela que são aquecidas por fogo, vapor, etc.

Bom, nós sempre temos que mexer com o mosto/grãos que está em contato com a fonte de calor, e qual a melhor forma de fazer isso?

No caso de panelas sem filtro, que é justamente este caso já que a panela é só para mosturação, a maneira é agitação com um agitador.

Mas note.... tudo isso vem do fato de que se usam panelas separadas pra mosturar e filtrar, e isso é feito por mera questão de linha de produção, ou seja, fazer várias levas por dia.... não por eficiência, etc.

Ou seja, na mosturação, em uma panela que é feita só pra isso, a ÚNICA MANEIRA factível de não queimar o malte..... é agitá-lo!

Se fosse uma panela com filtro... poderia recircular, mas não dá, porque não tem filtro. :)

Então, na panela de mosturação, essa agitação não é necessariamente pra gerar mais eficiência.... é pra não queimar o malte no fundo, nas paredes.

Bom, mas e a filtragem? Depois da mosturação, nas cervejarias, os grãos são bombeados pra panela de filtragem, onde começa a recirculação para clarificação do mosto.

Pois bem, se olhar essas panelas nas cervejarias, elas tem um agitador com hastes que vão "cortando" a cama de grãos.

Por quê? Por um motivo simples.... se não fizer isso, em cervejarias, entope tudo.

O agitador com essas "facas" serve para criar "caminhos preferenciais" homogêneos de forma que o mosto flua. Se não fizer isso, muitas vezes, entope tudo.

Em equipamento mais avançados, a altura que essas facas chegam é automaticamente regulável.

O que acontece? Elas vão cortando a cama de grãos, e o mosto vai sendo recirculado, e uma máquina vai medindo a turbidez...... se estiver muito turvo, as facas sobem a altura, ficando mais longe do fundo falso, mantendo mais altura de cama de grãos intacta, retendo mais turbidez................. por outro lado, quando sobem as facas de altura, a cama de grãos retem mais coisas, e começa a entupir............ e isso é medido por outro sensor que mede o vácuo abaixo do fundo falso.......... e se começa a gerar muito vácuo, o que o cervejeiro faz (ou o computador)? Baixa a altura das facas do agitador que fica cortando a cama de grãos, fazendo elas passagem mais perto do fundo falso, "desentupindo" ele, e diminuindo o vácuo abaixo do fundo falso................. porém, como mexeu mais com o fundo da cama de grãos, isso aumenta a turbidez........ e assim vai.

Essa relação turbidez/vácuo fica sendo controlada o tempo inteiro, baixando e levantando as facas.

Em cervejarias pequenas, isso é fixo............ por isso que tantas cervejarias pequenas tem tantos problemas com filtragem.

E vou te contar outra.... tem muito dono de cervejaria pequena que não faz a mínima idéia de que isso funciona desse jeito....

E vou te contar mais uma..... tem inclusive FABRICANTE de equipamentos pra cervejaria que não sabe totalmente disso. Estava conversando sobre isso com o Paulo Schiavetto, que justamente trabalha com isso, há cerca de 1 mes e meio atrás, quando encontrei ele em BH.... ele estava comentando justamente como é impressionante a quantidade de fábricas que não contratam alguém especializado pra projetar equipamentos, e mesmo assim fabricam, vendem........ e depois ele é chamado pra resolver problemas de projeto e ter que mandar cortar/alterar equipamentos já prontos.

Ou seja, agitação pode contribuir pra eficiência? Claro que pode.

Agitação só serve pra isso, e necessariamente faz um sistema ter mais eficiência que outro sem agitação? Não.

Agitação, na industria, é feita essencialmente parar resolver problemas de homogeneização, não queimar o malte, e não deixar a filtragem entupir. Soltar amido do grão é uma consequência.

A capacidade de um equipamento baseado em recirculação soltar o amido dos grãos pode ser tão boa ou superior a qualquer outro equipamento que use agitação pra isso......... tudo depende do equipamento, se o cervejeiro sabe operar este equipamento, se sabe identificar a moagem perfeita pra ele, etc.

Esse é o motivo técnico pelo qual se usa agitação na indústria.

Agora sim, eu encerro minha participação, mesmo sabendo que vc vai continuar achando que estou errado. :)

Eu não me importo de estar certo ou errado, o que me interessa é que o pessoal que acessa o fórum leia coisas embasadas seja em explicação técnica (que tenha lógica em termos físico, químicos ou biológicos) ou que esteja embasada em bibliografia.... livros....... pois o Brasil está cheio de mitos, muitos deles causados por Blogs e Videos autorais onde infelizmente os autores nunca citam a referência bibliográfica, salvo raras exceções como Ricardo Rosa, Daniel Barros (O Bode, da Henrik Boden), o Breda, e por aí vai.


Abraço,
 
Last edited:
só complementando , aqui no meu caso uso sistema hermes e a temperatura é indireta uso fundo falso pra mim mexer no mosto é pessimo vou fazer uma cama de amido abaixo do fundo falso que não irá ser convertido
por isso não mexo apenas homogenizo rapidamente ao colocar o malte e pronto deixo o pau quebrar fico com o meu rendimento melhor
 
No meu equipamento, especificamente, que é um single vessel com recirculação continua por gravidade (por cima, mas ponho o chuveirinho mergulhado a mais ou menos 0,5cm pra dentro do mosto pra evitar oxidação). Quando realizo o processo sem mexer o malte, tenho uma eficiencia em torno de 60%. Entao, passei a mexer o malte uma unica vez no meio da da mostura (aos 30 ou aos 45 min) e, dessa forma minha eficiencia aumentou para casa dos 70 a 75%. E não tive problemas com a clarificação ja que o mosto fica recirculando durante a segunda metade da mostura. Meu equipamento é para 10 litros finais. Pretendo montar outro para 20 litros em breve e tenho duvidas se mantenho este mesmo esquema, pois não consegui entender direito essa questão de mexer ou não o malte durante a mostura, o que pra mim foi super válido ja que aumentou minha eficiencia, mas não sei se tem algum prejuizo com relação o processo como um todo.
 
não é de para brisa, mas é um motor 24v DC com uma caixa de redução sem fim, muito antigo, tem um torque incrível.
mas até na aparência são parecidos... não sei qual era a aplicação dele, comprei em um ferro velho, mas como mencionei, as pás é que dirão se ele vai dar conta ou não.

estou querendando usar um motor do limpador de parabrisa de 24v, qual fonte utilizo pra ele w? a?
 
Eu não me importo de estar certo ou errado, o que me interessa é que o pessoal que acessa o fórum leia coisas embasadas seja em explicação técnica (que tenha lógica em termos físico, químicos ou biológicos) ou que esteja embasada em bibliografia.... livros....... pois o Brasil está cheio de mitos, muitos deles causados por Blogs e Videos autorais onde infelizmente os autores nunca citam a referência bibliográfica

@Guenther, primeiramente obrigado pela paciência de explicar os detalhes pra gente. Conteúdo muito bom!

Sobre o trecho que citei acima, a criação de mitos é realmente muito fácil e tenho que me policiar constantemente para não criar/acreditar em 'verdades absolutas' e deixar de entender o que realmente ocorre. Uma discussão embasada em técnica e bibliografia confiável é um desafio para todos nós. Vejo uma necessidade muito grande no avanço de conhecimento de tecnologia cervejeira no Brasil, como você disse, muitas vezes até os fabricantes de equipamentos profissionais não sabem o que tão fazendo.

Recentemente dei uma pesquisada sobre agitação de mosto e gostaria de contribuir um pouco sobre esse assunto.

Como o Guenther já mencinou, a agitação do mash durante a brassagem realmente é para a homogeneização da temperatura e aumento da eficiência de troca de calor entre a fonte de aquecimento e o macerado. O misturador 'varre' o mash sobre superfícies dos aquecedores, causando turbulência local para otimizar a troca de calor. O superaquecimento local é minimizado, portanto há pouca destruição enzimática, caramelização dos açucares e queima sobre as superfícies da fonte de calor. Isso também pode ser alcançado de outras de outras formas, como a recirculação do líquido. Porém, dependento do sistema utilizado, a agitação pode realmente causar um aumento na eficiencia, justamente por homogeneizar a temperatura, que a é "ferramenta" utilizada para quebrar os amidos em açucares fermentáveis, através da ativação enzimática. (quando uma recirculação, as vezes precária, não dá conta)

Pra quem optar por mistura o macerado, se atentem para alguns detalhes...

Briggs et al. (2004) diz que agitar ou transferir o mash entre os recipientes pode criarum cisalhamento que danifica o grão, quebrando as partículas, extraindo mais β-glucanos(Polímero de glicose tipicamente encontrado no endosperma de cevada e também de malte. É uma espécie de goma que em níveis mais elevados pode tornar a mosto mais viscoso.) e talvez alterando a estrutura das partículas, tornando-as mais gelatinosos. Uma consequência dos danos induzidos por cisalhamento é que a separação do mosto é retardada e pode ocorrer o entupimento. E só quem já teve o sistema entupido no meio da brassagem sabe a dor de cabeça que é! :smack:

Agitadores modernos criam menos cisalhamento do que os tipos mais antigos em que as hélices com diâmetros relativamente pequenos giram rapidamente. Os agitadores mais modernos são maiores, estendem-se através de cerca de 85% do diâmetro do tanque e movem-se mais lentamente. Eles causam menos cisalhamento e geram menos vórtices na superfície, o que gera menos aeração no mosto. Não se deve arear o mosto enquanto o mesmo estiver quente, caso contrário fará com que o oxigênio se ligue quimicamente a vários compostos de mosto. Ao longo do tempo, esses compostos irão se quebrar, liberando oxigênio atômico de volta para a cerveja onde ele pode oxidar os álcoois e compostos do lúpulo, produzindo off-flavours e aromas indesejados. A famosa oxidação. (BRIGGS et al., 2004; PALMER, 2009).

Na minha opinião não existe a técnica perfeita para todos os sistemas, cada processo tem suas particularidades, temos que sempre tentar entender o que está acontecendo para constantemente melhorar a qualidade da nossa cerveja e aumentar a eficiência (tanto energérica, quanto de extração de açucar) do nosso processo.

Fontes:
PALMER, J. How to Brew
BRIGGS, D. E. et al. Brewing: science and practice

Abraço,
Guilherme Militz
 
@Guenther, primeiramente obrigado pela paciência de explicar os detalhes pra gente. Conteúdo muito bom!

Sobre o trecho que citei acima, a criação de mitos é realmente muito fácil e tenho que me policiar constantemente para não criar/acreditar em 'verdades absolutas' e deixar de entender o que realmente ocorre. Uma discussão embasada em técnica e bibliografia confiável é um desafio para todos nós. Vejo uma necessidade muito grande no avanço de conhecimento de tecnologia cervejeira no Brasil, como você disse, muitas vezes até os fabricantes de equipamentos profissionais não sabem o que tão fazendo.

Recentemente dei uma pesquisada sobre agitação de mosto e gostaria de contribuir um pouco sobre esse assunto.

Como o Guenther já mencinou, a agitação do mash durante a brassagem realmente é para a homogeneização da temperatura e aumento da eficiência de troca de calor entre a fonte de aquecimento e o macerado. O misturador 'varre' o mash sobre superfícies dos aquecedores, causando turbulência local para otimizar a troca de calor. O superaquecimento local é minimizado, portanto há pouca destruição enzimática, caramelização dos açucares e queima sobre as superfícies da fonte de calor. Isso também pode ser alcançado de outras de outras formas, como a recirculação do líquido. Porém, dependento do sistema utilizado, a agitação pode realmente causar um aumento na eficiencia, justamente por homogeneizar a temperatura, que a é "ferramenta" utilizada para quebrar os amidos em açucares fermentáveis, através da ativação enzimática. (quando uma recirculação, as vezes precária, não dá conta)

Pra quem optar por mistura o macerado, se atentem para alguns detalhes...

Briggs et al. (2004) diz que agitar ou transferir o mash entre os recipientes pode criarum cisalhamento que danifica o grão, quebrando as partículas, extraindo mais β-glucanos(Polímero de glicose tipicamente encontrado no endosperma de cevada e também de malte. É uma espécie de goma que em níveis mais elevados pode tornar a mosto mais viscoso.) e talvez alterando a estrutura das partículas, tornando-as mais gelatinosos. Uma consequência dos danos induzidos por cisalhamento é que a separação do mosto é retardada e pode ocorrer o entupimento. E só quem já teve o sistema entupido no meio da brassagem sabe a dor de cabeça que é! :smack:

Agitadores modernos criam menos cisalhamento do que os tipos mais antigos em que as hélices com diâmetros relativamente pequenos giram rapidamente. Os agitadores mais modernos são maiores, estendem-se através de cerca de 85% do diâmetro do tanque e movem-se mais lentamente. Eles causam menos cisalhamento e geram menos vórtices na superfície, o que gera menos aeração no mosto. Não se deve arear o mosto enquanto o mesmo estiver quente, caso contrário fará com que o oxigênio se ligue quimicamente a vários compostos de mosto. Ao longo do tempo, esses compostos irão se quebrar, liberando oxigênio atômico de volta para a cerveja onde ele pode oxidar os álcoois e compostos do lúpulo, produzindo off-flavours e aromas indesejados. A famosa oxidação. (BRIGGS et al., 2004; PALMER, 2009).

Na minha opinião não existe a técnica perfeita para todos os sistemas, cada processo tem suas particularidades, temos que sempre tentar entender o que está acontecendo para constantemente melhorar a qualidade da nossa cerveja e aumentar a eficiência (tanto energérica, quanto de extração de açucar) do nosso processo.

Fontes:
PALMER, J. How to Brew
BRIGGS, D. E. et al. Brewing: science and practice

Abraço,
Guilherme Militz
Só acrescentando, é bom lembrar que em equipamentos grandes (mesmo), agitação durante a mosturação é uma coisa (homogeneização) e durante a filtragem é outra.... controle da fluidez da filtragem pelo "desentupimento controlado" da cama de grãos que as facas do agitador geram, tudo isso controlado pelo nível de vácuo abaixo do fundo falso, e por sensor de turbidez, fazendo as facas baixarem se está muito entupido (muito vácuo abaixo do fundo falso) ou subirem caso o mosto esteja com nível de turbidez elevado.

Pra quem um dia quiser investir um bom $$$, o Technology of Brewing and Malting do Wolfgang Kunze tem tudo sobre isso.

Abraço,
 
essa parte não faz muito sentido:

" Não se deve arear o mosto enquanto o mesmo estiver quente, caso contrário fará com que o oxigênio se ligue quimicamente a vários compostos de mosto. Ao longo do tempo, esses compostos irão se quebrar, liberando ((((( oxigênio atômico ))))) de volta para a cerveja onde ele pode oxidar os (((álcoois)))) e compostos do lúpulo, produzindo off-flavours e aromas indesejados. A famosa oxidação. (BRIGGS et al., 2004; PALMER, 2009). "



a parte do oxigenio atomico entao se vc fizer whirpool a quente vai acontecer tal proeza ???
ou seja o O2 ((( AR QUE RESPIRAMOS )) oxigenio molecular vai entrar no mosto então vai acontecer sua separação perdendo os 8 eletrons de cada nucleo se desprendendo e ficando sozinho que seria apenas 0xigenio (( oxigenio atomico )) puro que vai combinar com compostos quimicos formando oxidos ((( alcoois ))) faz menos sentido ainda nessa etapa ainda não temos alcoois e sim açucares ????? compostos dos lupulos teria que descrever quais em contato com oxigenio puro formaria algum oxido sendo que o lupulo é um conservante da cerveja porém lupulos com niveis elevados de beta ^´acidos podem oxidar a cerveja dando origem a compostos oxidantes como dms. porém não se faz referencia com combinação de oxigenio e sim caracterisca do proprio lupulo
 
Fala @paulopinho, boas perguntas... esse trecho em questão foi retirado do livro How to Brew do Palmer (Na versão de 2009 tá na seção 6.9.3 Aeration is Good, Oxidation is Bad).

Não sei se tenho conhecimento suficiente para responder com certeza suas questões mas...

a parte do oxigenio atomico entao se vc fizer whirpool a quente vai acontecer tal proeza ???

Creio que a oxidação ocorre, em maior ou menor escala, em muitas etapas do processo. A questão é que sempre que possível, devemos evita-la.

faz menos sentido ainda nessa etapa ainda não temos alcoois e sim açucares ?????

Creio que o Palmer quis dizer que esses compostos do mosto que se ligaram ao oxigênio podem (e irão) se quebrar ao longo do processo (não necessariamente na etapa de mosturação) liberando o oxigênio ONDE ele poderá então oxidar os álcoois e compostos do lúpulo (mais pra frente no processo), e com isso produzir off-flavors.

De qualquer forma, alguém com mais conhecimento de química responderia melhor suas questões.

Abraço,
Militz
 
Só acrescentando, é bom lembrar que em equipamentos grandes (mesmo), agitação durante a mosturação é uma coisa (homogeneização) e durante a filtragem é outra....
Abraço,

Boa!
Escrevi "agitação durante a brassagem", mas tem diferença. Mash tun X Lauter Tun.
 
pessoal minha bazuka é feito por um tubo de inox, teria problemas essa pá giratória mais baixa ficar a uns 5cm do fundo da panela ?

Minha dúvida é exatamente esta. Pesquisei bastante mas não cheguei a nenhuma conclusão. Estou montando o mexedor desta forma mesmo. Se queimar o mosto, volto aqui pra avisar!! :rockin::rockin:
 
Minha dúvida é exatamente esta. Pesquisei bastante mas não cheguei a nenhuma conclusão. Estou montando o mexedor desta forma mesmo. Se queimar o mosto, volto aqui pra avisar!! :rockin::rockin:

Corrigir temperatura e fazer mash-out com bazooka é complicado! Quando aquece é obrigatório mexer, se não carameliza, queima grão, degrada enzima. E mexer com Bazooka é complicado... Na hora de mexer tem que prestar atenção para não desencaixar a bazooka (se não já era! tá lascado!) e cuidado pra não entupir.

Sobre montar as pás a uns 5cm do fundo, creio que se a pá for capaz de gerar uma "varredura" do mosto pela fonte de calor, ou seja, jogar mosto "frio" sobre a fonte de calor, aí tá OK.

Se der boa, conta pra gente.

Abraço,
Militz
 

Latest posts

Back
Top