Mini Keg - 5L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Galera, hj sequei o meu primeiro mini keg e na hora de lavar eu vi que no fundo ficou uma borrazinha que não sai... desconfio que seja resto de gelatina que eu usei pra clarificar, não sei...

Alguém já se deparou como isso? Como vcs fazer para limpar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cuidado na tentativa de limpar isso. Podem ser bolhas do revestimento interno. Se tirar vai estragar.
No meu também aconteceu. Não impede a reutilização e nem deu gosto de ferro/ferrujem por enquanto (3 utilizações).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
É, eu desisti de limpar. Tentei passar um pano com a ajuda de uma colher de pau mas não deu certo.

Enchi de água, botei a tampa e guardei


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
É, eu desisti de limpar. Tentei passar um pano com a ajuda de uma colher de pau mas não deu certo.

Enchi de água, botei a tampa e guardei


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Talvez água morna ou quente. Não sei até que ponto água quente possa remover/danificar o verniz dele, quem sabe amolece a gelatina.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Comprei 3 mini kegs, mas surgiu uma dúvida ao ler certos depoimentos. Nunca utilizei o mini keg, sempre fiz o priming em garrafas. No início realizava trasfega entre a fermentação e a maturação, para diminuir a sedimentação após o priming. Com o tempo, comecei a maturar no próprio fermentador à 1º~4ºC, a sedimentação aumentou um pouco, mas nada que fosse problemático.

Aos que já utilizam o keg: Vocês realizam trasfega entre fermentação e maturação? Quem matura no próprio fermentador, teve problemas com excesso de levedura saindo pelo keg?

Obrigado cervejeiros!
 
Respondendo sua pergunta Gzamprogno:
Após o cold crash, faço clarificação com gelatina e envaso no mini keg. Calculo o priming para uma carbonatação menor que na garrafa, senão só sai espuma(creme) na válvula. Excesso de levedura nunca foi problema.
 
Vocês já usaram aqueles mini growler keg? O site da iKegger tem um e estou pensando seriamente em comprar um, pq nao tenho espaço para um postmix e os mini kegs possuem folha de flandres que deformam...vocês tem algum desses? Além disso, tem uma válvula extratora para isso...gostaria de saber se alguém utiliza...
 
Fala pessoal! Andei lendo os post atrás mais não vi algo que fale sobre sanitizar com álcool o mini keg. Parece que pode ser utilizado sem problemas mas teria algum problema um eventual resíduo de álcool no envase? vlw!
 
Fala pessoal! Andei lendo os post atrás mais não vi algo que fale sobre sanitizar com álcool o mini keg. Parece que pode ser utilizado sem problemas mas teria algum problema um eventual resíduo de álcool no envase? vlw!

Amigo, não tem. Deixa escorrendo um pouco e sacode pra sair o resto.

Eu uso alcool ou iodo. As vezes os dois. Nas ultimas só iodo, pois sai mais em conta.
 
Show cara muito obrigado, fiquei com receio de dar algo errado no sabor da cerveja.
 
Pegando o embalo do uso de kegs, alguém utiliza estes micro-kegs de 1L ou 2L para envase ao invés de usar garrafas convencionais?

Qualquer informação é bem vinda

China-manufacturer-1l-keg-with-certificate.jpg
 
Eu uso esses sim, mas faço o consumo em 20 dias no máximo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá amigos!
Tenho vários barris desses, todos sem torneira pois utilizo em uma chopeira elétrica. Eu encho eles com o sistema de contra pressão, o mesmo equipamento usado para encher garrafas. A rolha encaixa direito, funciona muito bem. Utilizo as tampas cinza e consigo reaproveitar tanto o barril quanto as tampas, porém não pode encher com muita pressão. Não dá pra por mais que 1,5kgf/cm3 pois corre o risco de dilatar e estragar o barril. Eles não são de inox, são de um material chamado flanders, não é reaproveitado, o correto é descartar após usar, mas no próprio site do WE tem a explicação de como usar e reutilizar eles. O único inconveniente pra reutilizar é a lavagem e depois pra conseguir escorrer. Eu já tenho 4 e vou comprar mais uns!
 
Apenas pra constar, consegui resolver meu problema de vazamento entre a rolha do mini-keg e válvula extratora.

Encontrei alguns relatos em blogs e fóruns estrangeiros falando em girar a válvula extratora no sentido horário depois de introduzir o tubo sifão. Por incrível que pareça funcionou. Acho que esse procedimento "assenta" a borracha da rolha em torno do tubo sifão, uma vez que ela deve "entortar pra dentro" quando se introduz o tubo sifão.



Valeu pela dica
Abraço



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mal pela demora em responder!

Os estragos foram mínimos, só uma sujeirada desgramada e a perda do barril.

Sobre reutilização, eu já usei ao menos umas 10 vezes. Até hoje, nenhum problema e sem desgaste das camadas protetoras internas.

Guardo sempre com agua com um baixo teor de Iodofor (uma proporção baixa de Iodofor diluido em água, para não impregnar o cheiro).
 

Latest posts

Back
Top