Mini Keg - 5L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Estou tentando algo novo, reaproveitando um barril heineken.

Fiz um furo com uma serra copo na parte superior e colei com cola epoxi um bico de garrafa pet.

A idéia é introduzir cerveja pelo bico, fechar com um carbonator (http://www.ebay.com/itm/Carbonater-...176?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1e871c42e8) e carbonatar/extrair com pistola de gás e cilindro de 16gr.

Alguém já teve essa idéia?

Eu também estou interessado em trabalhar com os mini kegs de 5L. Porém, o reaproveitamento do barril de Heineken é o que mais me preocupa devido à estrutura interna dele, há um cilindro plástico colado lá que torna a limpeza e sanitização bem complicadas. Como você pretende contornar isso?
 
Vou testar primeiro sem retirar este cilindro interno, mas já estou pensando em uma maneira de substituir a válvula original por uma home made, talvez mais simples que a do Breda (só a saída com um tap plastico)... mas ainda estou estudando a substituição!
 
Eu fiz um pouco diferente. Como eu envaso para tomar quase no mesmo dia, faço o seguinte, uso a propria válvula do Barril da Heineken, coloco sanitizante em um post mix e fecho, conecto o cilindro, na saida uso uma mangueira e o tubo original da valvula da heineken, injeto o santizante no barril e depois esgoto, faço isso umas duas vezes. Depois repito a mesma operaçao com o keg onde está a cerveja, e ainda dou um gás dentro do barrilzinho, ficou sensacional. Até enganei a turma, pois coloquei uma porter dentro do barril rs rs s....acharam que eu tava de sacangem, e eu tava mesmo...rs rs....é muito fácil. e funciona. Ah, como eu tenho um beertender da heineken também, depois de encher o barril, troco pela outra válvula(do beertender) e sirvo direto dele, pois ele é uma pequena geladeira.
 
Pessoal, alguém sabe se existe alguma chopeira simples (barata) como a beertender que funcione com mini-kegs "genéricos" (não-Heineken)? Não estou encontrando nada do gênero.

Ou se tem alguma forma de adaptar, ou alguma outra solução... Não tenho equipamento de CO2 pra encher barril de Heineken.
 
Mais uma pergunta. Por enquanto estou usando uma extratora com cartucho de CO2, BeerKing, que tem na WE. Alguém pode me ajudar com ela? Deixam o CO2 aberto enquanto está na geladeira? Tem risco de vazamento? Onde e como evitar?

beer-king-2000-valvula-extratora-para-mini-keg.jpg


RELATO: Eu tentei deixar o CO2 fechado mas sempre que ia servir estava sem pressão. Tentei deixar semi-aberto mas pra servir precisava abrir um pouco mais. Depois de um tempo achei que estava perdendo a carbonatação e resolvi deixar totalmente aberto. No dia seguinte fui servir e vi que o cartucho acabou. Parece que está vazando, mas enchi o topo do barrilete com água e abri ao CO2 no máximo e em alguns minutos não vi nenhuma bolha. Logo que instalei a extratora achei que a cerveja estava com boa carbonatação. Usei uns 6g/L, é uma weizen. Este barrilete não tem torneira.


@marcelosartori obrigado! Vi que tem uma choppeira da EasyPath que o pessoal anda usando, parece semelhante. Eu vi que tem uma bomba de ar, mas não entendi se aceita cartucho de CO2 ou extrai apenas com ar.
 
Olá pessoal,
eu vi esse topico agora. Quero apresentar vcs uma outra resoloção do mini keg.

No momento faço provas para o gaz não sair. Uso uma forma de vaselina alimentavel que coloca na parte da tampa onde o cano entra. Os minikegs, com minha informação, não se deforma ate 2,5 bar. Existem tampas no mercado com uma valvula de segurança que se abri ao ultrapassar um valor da pressão.

Abraço
 

Attachments

  • 1421492439794.jpg
    1421492439794.jpg
    540.5 KB · Views: 501
Mais uma pergunta. Por enquanto estou usando uma extratora com cartucho de CO2, BeerKing, que tem na WE. Alguém pode me ajudar com ela? Deixam o CO2 aberto enquanto está na geladeira? Tem risco de vazamento?
Olá valter,
tem risco de vazamento, sim. Existem resolucões tambem. Para deminuir e economizar CO2, colocar uma gordura, vaseline, alimentavel na tampa onde entra o cano.

Abraço
 
Olá pessoal,
eu vi esse topico agora. Quero apresentar vcs uma outra resoloção do mini keg.

No momento faço provas para o gaz não sair. Uso uma forma de vaselina alimentavel que coloca na parte da tampa onde o cano entra. Os minikegs, com minha informação, não se deforma ate 2,5 bar. Existem tampas no mercado com uma valvula de segurança que se abri ao ultrapassar um valor da pressão.

Abraço

Muito show!
 
tem risco de vazamento, sim. Existem resolucões tambem. Para deminuir e economizar CO2, colocar uma gordura, vaseline, alimentavel na tampa onde entra o cano.

Com alguma gordura, se entrar em contato com a cerveja, não tem risco de arruinar a retenção de espuma?

Imagino que com regulador você acaba deixando o CO2 sempre aberto, mas já usou essas extratoras mais simples? Como fazia?

Valeu, abraço
 
Olá valter,
Essa parte do cano (pessoal aqui na região norte fala rabo de tatou) para fechar a tampa fica 2 cm dentro do buraco da tampa. Pode ser um pouco mais dentro, mas sempre em cima da cerveja.
Encher o minikeg ate maximo não acho bom.
A gordura que eu uso é para toda parte do equipamento em inox, é exatamente para fazer isso, não enfluencia na espuma e no sabor da cerveja.
Se o minikeg nao conseguir esvaziar, eu coloco-o na geladeira com pressão, fechado com valvula e controlado com manometro. Essa novidade que eu testo no momento.
Mais tarde eu quero fazer priming com força, ainda não fiz.

Eu consegui fazer pedido numa loja na europa,e um conhecido trouxe para mim.
Por isso não posso dizer alguma coisa sobre outros systemas.

Abraço
 

Attachments

  • 20150210_190415.jpg
    20150210_190415.jpg
    135.6 KB · Views: 379
Pessoal,

no blog do Breda, que já foi postado anteriormente, ele mostra como "transformar" um keg da Heineken em um keg reutilizável, desmontando e retirando o sifão.

Acho que vale a penas ler, principalmente quem tem alguma extratora "de topo", igual as que a WE vende.

http://brejadobreda.blogspot.com.br/2013/02/cerveja-no-barril-6.html


Para quem ainda não esta usando os kegs de 5 litros, recomendo ler os os post que ele fez sobre isso:

http://brejadobreda.blogspot.com.br/2011/01/cerveja-no-barril.html

Abs
 
Só adiantando: (pelo que entendi) pra usar o barril de Heineken precisa FAZER um tampão e garantir que não tenha vazamento, pois o barril da Heineken tem um furo com tamanho fora do padrão, então o tampão comercial padrão não serve.
 
Realmente o problema do tampão inviabiliza o barrilzin da Heineken, ainda nao achei aqui no Rio a venda os barris padrão tanto vazil quanto cheio (itaipava, petra)
 
Olá valter,
Essa parte do cano (pessoal aqui na região norte fala rabo de tatou) para fechar a tampa fica 2 cm dentro do buraco da tampa. Pode ser um pouco mais dentro, mas sempre em cima da cerveja.
Encher o minikeg ate maximo não acho bom.
A gordura que eu uso é para toda parte do equipamento em inox, é exatamente para fazer isso, não enfluencia na espuma e no sabor da cerveja.
Se o minikeg nao conseguir esvaziar, eu coloco-o na geladeira com pressão, fechado com valvula e controlado com manometro. Essa novidade que eu testo no momento.
Mais tarde eu quero fazer priming com força, ainda não fiz.

Eu consegui fazer pedido numa loja na europa,e um conhecido trouxe para mim.
Por isso não posso dizer alguma coisa sobre outros systemas.

Abraço
Olá,

Não tem como você detalhar como montou essa válvula extratora e alguns detalhes?

Precisa do cilindro ficar conectado sempre, ou só quando vai extrair a cerveja?
 
Apenas pra constar, consegui resolver meu problema de vazamento entre a rolha do mini-keg e válvula extratora.

Encontrei alguns relatos em blogs e fóruns estrangeiros falando em girar a válvula extratora no sentido horário depois de introduzir o tubo sifão. Por incrível que pareça funcionou. Acho que esse procedimento "assenta" a borracha da rolha em torno do tubo sifão, uma vez que ela deve "entortar pra dentro" quando se introduz o tubo sifão.
 
Olá,

Não tem como você detalhar como montou essa válvula extratora e alguns detalhes?

Precisa do cilindro ficar conectado sempre, ou só quando vai extrair a cerveja?
Ola Marcelo,
desculpa para demora a responder, em nossa região as vezes em essa epoca falta Internet.

O cano que vc viu na minha segunda imagem precisa empurrar a parte movimentavel da parte central da tampa. Esse peca fica ate a limpeza no fundo do barril. O cano fica no final um pouco acima do fundo. A fixacao, vc que viu na primeira imagem.
Para tirar a cerveja eu comeco com uma pressao de 0,5 bar e aumento ate 1 bar no fim.
Se o barril nao conseguir esvaziar, eu tiro a mangueira do gaz, coloco com uma Tampa na geladeira.
No proximo dia coloco no inicio mais gaz que precisar, agito um pouco para deixar o gaz se mixturar com a cerveja.

Se enche um barril seria bom carbonisar a cerveja um gr/litro a menus.
Por exemplo: Pilsener com 5,5 gr/litro CO2 na garaffa seria 4,5 gr/litro CO2 no barril.
A espuma fica mais facil regular com a valvula extradora depois.

Espero ter esclarescido mais ou menos o processo com esse equipamento.

abraco
 
Volta.

É só empurrar para dentro novamente.

Tenho 3 destes, e já usei um deles pelo menos três vezes, sem problema.

Cara,
na verdade o barril ta cheio. Puxei a torneira para ver como estava a carbonatação.

Tentei colocar para dentro novamente, mas acho que a pressão do barril ta colocando a torneira para fora novamente !

Contigo ela volta normal mesmo cheio ?
 
Cara,
na verdade o barril ta cheio. Puxei a torneira para ver como estava a carbonatação.

Tentei colocar para dentro novamente, mas acho que a pressão do barril ta colocando a torneira para fora novamente !

Contigo ela volta normal mesmo cheio ?

Por acaso a "válvula" tampão ainda está no barrilete? Sem tirar ela tu não vai conseguir empurrar de volta mesmo.
 
Cara,
na verdade o barril ta cheio. Puxei a torneira para ver como estava a carbonatação.

Tentei colocar para dentro novamente, mas acho que a pressão do barril ta colocando a torneira para fora novamente !

Contigo ela volta normal mesmo cheio ?

Nunca tentei.

Só puxo a válvula na hora de beber a cerveja.

Aí, com o barril vazio faço a sanitização, empurro a válvula e guardo para a próxima.
 
Uma pergunta, para fazer o primming nestes mini kegs, é necessário head space? ou enche de cerveja até a tampa mesmo?
 
Uma pergunta, para fazer o primming nestes mini kegs, é necessário head space? ou enche de cerveja até a tampa mesmo?

Tem que deixar Head Space, se não deixar pode deformar ou mesmo explodir o barril.

A fermentação vai gerar gás, tem que ter espaço para este gás ficar senão, dá ruim.

Eu deixo pouco espaço, 1 dedo mais ou menos.
 
Enchi o meu barril a ultima vez com 4,4L, sem problemas. Acho que até um pouco mais vai, mas nunca até a tampa. Diminua um pouco o priming em relação as garrafas tb.
 
O tampão com válvula de alívio só libera a pressão quando esta estiver muita alta mesmo, ou seja, o limite para não prejudicar o barril. Já errei o priming para mais, e mesmo utilizando o tampão com válvula a cerveja ficou hipercarbonatada. Utilizo a extratora BeerKing 2000 e recomendo. A extração com CO2 é bem melhor do que o keg com torneira. Já com a válvula manual a ar, é recomendável consumir todo o keg de imediato, afinal, você estará injetando ar para dentro do keg, o que oxidará rapidamente a cerveja.
 
O tampão com válvula de alívio só libera a pressão quando esta estiver muita alta mesmo, ou seja, o limite para não prejudicar o barril. Já errei o priming para mais, e mesmo utilizando o tampão com válvula a cerveja ficou hipercarbonatada. Utilizo a extratora BeerKing 2000 e recomendo. A extração com CO2 é bem melhor do que o keg com torneira. Já com a válvula manual a ar, é recomendável consumir todo o keg de imediato, afinal, você estará injetando ar para dentro do keg, o que oxidará rapidamente a cerveja.

Ele libera toda a pressão ou apenas o excedente em 2,5 ?

Obrigado
 
Pessoal, vi aqui no forum a opção do mini keg e fiquei bastante tentado a utilizá-la para parte das minhas levas de 20L. A ideia seria engarrafar 10L e embarrilar 2 mini kegs de 5L.

Pelo que vi com o que está no print screen do carrinho de compras na WE, em anexo, terei tudo que é necessário para fazer a brincadeira. Isto é: 2 mini kegs, 2 tampões com alívio e uma válvula extratora Beer King 2000. Certo?

Minhas dúvidas:

1 - Depois de aberto o mini keg, quanto tempo posso mantê-lo na geladeira com a válvula + cartucho de co2 acoplados? Consigo guardar por ao menos uma semana, se não houver vazamentos?

2 - Os mini kegs podem ser armazenados na posição horizontal? As prateleiras da minha geladeira me atrapalham bastante e eu os guardaria na horizontal, tanto durante o priming quanto durante o uso, com a valvula acoplada. Há algum problema? A valvula de alivio e a extratora seriam danificadas?

3 - Acham que vale o investimento de quase 400 pratas? :D

Abs!
 

Attachments

  • WE.PNG
    WE.PNG
    263.8 KB · Views: 204
Camarada, tenho 3 barris desses (eram 4, mas 1 explodiu por contaminação) e posso te dizer que após um tempo, aprendi a usar o brinquedinho.

Deixar ele na horizontal vai causar o mesmo problema das garrafas: maior área de contato com oxigenio e o resto vc já sabe.

Quanto a tempo de geladeira, contra todos os argumentos válidos, deixei meio barril de red ale aberto na geladeira por 3 meses. Estava ótimo, do começo ao fim.
 
Camarada, tenho 3 barris desses (eram 4, mas 1 explodiu por contaminação) e posso te dizer que após um tempo, aprendi a usar o brinquedinho.

Deixar ele na horizontal vai causar o mesmo problema das garrafas: maior área de contato com oxigenio e o resto vc já sabe.

Quanto a tempo de geladeira, contra todos os argumentos válidos, deixei meio barril de red ale aberto na geladeira por 3 meses. Estava ótimo, do começo ao fim.
Vc usa extrator com cápsula de co2 tipo beer king?

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Exato! Lógico que a partir do momento em que instalo o beerking, ele fica de pé 100% do tempo, não tenho certeza o quanto ele poderia vazar por estar deitado.
 
Camarada, tenho 3 barris desses (eram 4, mas 1 explodiu por contaminação) e posso te dizer que após um tempo, aprendi a usar o brinquedinho.

Deixar ele na horizontal vai causar o mesmo problema das garrafas: maior área de contato com oxigenio e o resto vc já sabe.

Quanto a tempo de geladeira, contra todos os argumentos válidos, deixei meio barril de red ale aberto na geladeira por 3 meses. Estava ótimo, do começo ao fim.

Obrigado por compartilhar sua experiencia meu camarada! Acho que vou fazer o teste :D . No caso do barril que contaminou e explodiu, o estrago foi grande(danos)?

Edit:

Mais algumas perguntas! Vc já reutilizou os kegs quantas vezes? Como armazena depois que consome a cerveja (cheio de sanitizante)?
 
Comprei o mesmo kit... Me interesso em saber como melhor utilizar!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bem, chegou hoje meu kit da WE. Barril, valvula com alivio, beerking 2000 e cartuchos de CO2. O acabamento da beerking é bem espartano, como já era de esperar por ser toda em plástico.

Uma coisa que fiquei na dúvida é esse furo (ver foto) na traseira do receptáculo de CO2. Os de vcs tem isso tbm?? Vaza CO2 por ai nao?:confused:
 

Attachments

  • Beerking 2000.jpg
    Beerking 2000.jpg
    110.2 KB · Views: 204
Não se preocupe com o furo. a vedação se dá na ponta do cartucho de aço . essa capsula de plástico além de fixar o cartucho é um isloante térmico pois o cartucho esfria muito quando em uso. Quanto a "rolha" do barril com válvula de alívio, tome cuidado pois ela coatuma vazar e se vc guardar o barril por muito tempo, a cerveja fica sem gas.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Na verdade aprendi a carbonatar e acompanhar a pressão usando a rolha com batoque cego "sentindo" a dureza da lata.Se ficar muito dura, uso o cabo de uma colherzinha de café por baixo da rolha e alivio a pressão.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top