Minha primeira cerveja! Relato.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rossisolrac

New Member
Joined
Jul 10, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Eu pretendia fazer uma Weiss, porém por questões de logística, acabei comprando um kit por R$330,00 no mercado livre, loja cerveja da casa. O kit inclui todo material necessário para produzir 12L de cerveja, 100 tampinhas, colher, arrolhador, termômetro, álcool 70, uma escova para lavagem interna das garrafas, balde com torneira e airlock. Escolhi um extrato lupulado PILS, já que não conhecia nenhum dos demais estilos ou porque o volume produzido seria menor e não estava disponível um Weiss.

attachment.php


A receita pede fermentação e maturação a 25ºC, porém escolhi a menor faixa disponível, 20ºC. Ainda não tinha controle de temperatura, portanto usei uma segunda geladeira que minha mãe tem na cozinha para guardar apenas os “frios”, setei o termostato na mínima e coloquei o termômetro para saber até onde ela esfriava e marcou 16°C, o que de acordo com informações do fórum se considerar a reação exotérmica da fermentação daria até 21°C no líquido. Fiquei alternando entre uma caixa de isopor que eu mesmo construí com 3 folhas de 1,5mm durante a noite com duas pet de 2L congeladas e a geladeira durante o dia, pois o calor daqui é osso.

Fiz a produção no dia 26 de agosto de 2017, fervi a água que usaria (apesar de a receita não pedir), aqui no condomínio é poço, logo não existe cloro na água, a fervura foi uma precaução a mais, segui os passos da receita e hidratei o fermento que veio no kit (contrariando dicas do fórum), deixei mais de 1h em repouso (a receita pedia 10min), pois minha namorada que é bióloga e estuda exatamente fungos disse que assim não haveria problema, pelo contrário.

Inoculei o mesmo no balde a uma temperatura um pouco alta, cerca de 26ºC, e taquei o balde pra dentro da geladeira. Minha preocupação era a temperatura de inoculação fazer dar alguma grande “merda”, como sou perturbado com questões de higiene, a sanitização com água quente e álcool não foi nada preocupante, apenas uma precaução a mais.

Já na manhã do dia seguinte a cor da mesma tinha alterado significativamente, o extrato parece um chocolate e o resultado já me parecia promissor, o aroma já parecia cerveja com apenas um dia! O sabor ainda era muito doce, considerei que nada estava anormal.

attachment.php


Podem me perguntar, por que diabos tu tirou amostra com 24h? Primeiro, ansiedade, sabem como é, iniciante, não sei se alguém em algum lugar não ficou ansioso na primeira leva. Segundo, porque precisava saber a temperatura do líquido, pois conforme já relatei, não tenho controle de temperatura. Na verdade comprei após esta primeira receita via Mercado Livre e demora até 20 dias para chegar, no meu caso chegou na primeira quinzena de setembro, já nas proximidades do período de priming e carbonatação.

No terceiro dia resolvi testar as tampinhas e sem precisar girar a garrafa como já li para melhorar a vedação, tirei uma delas e encaixou perfeitamente na garrafa teste. Usei garrafas de 600ml da Eisenbahn já que tenho mais de 24 delas aqui em casa e mais uma caixa de garrafas litrão da Antarctica/Brahma. Foi neste dia que tirei mais uma amostra, meu airlock não tá borbulhando, acho que o headspace influenciou, pois pressionando a tampa sai pressão pelo airlock. O sabor já tava mais pra cerveja, o doce deu lugar a um amargor agora perceptível.

No dia 15 de setembro fiz o envase, enchi somente 14 garrafas mais 1 que chamei de “piloto”, pois não deu pra encher até o gargalo. Numa conta burra ou meu balde não tem 12L ou fiz alguma besteira, mesmo considerando o desperdício do Trub (e deu bastante sedimentação), consegui apenas 9 Litros do precioso líquido.

attachment.php


Para a fase de carbonatação iria usar a caixa de isopor com Pet, uma das Pet estourou de tão gelada.


attachment.php


Nota: lavar as 20 garrafas que eu precisaria deu uma canseira, usei água com detergente, depois água quente, reservei as garrafas para esperar o envase, completei a sanitização com álcool 70 no dia do envase.

Não sei se meu priming foi feita alguma besteira, pois na receita são 80g de açúcar cristal para os 12L de cerveja, dissolvi a medida em água morna e dividi o total entre as garrafas, resultando em 15ml em cada. Não sei também se deveria observar bolhas na garrafa, apenas a “piloto” tinha já que desceu um pouco do fermento no envase.

A previsão era ficar pronta na terça, dia 26 de setembro, mas resolvi deixar mais dias carbonatando até a primeira prova que foi feita na sexta, 29 de setembro. A imagem abaixo mostra o resultado.

attachment.php


Uma espuma bem cremosa, um sabor parecido com outras puro malte que já provei (incluindo a própria Eisenbahn) e com algumas artesanais também. A cor ficou um pouco fora daquilo que conheço como pilsen, não sei se pela diluição, ou quem sabe é da receita mesmo. Amanhã disponibilizarei para degustação aqui em casa, quem provou gostou do sabor e aroma.
 

Attachments

  • WP_20170825_12_51_27_Pro.jpg
    WP_20170825_12_51_27_Pro.jpg
    458.6 KB · Views: 85
  • IMG-20170827-WA0001.jpg
    IMG-20170827-WA0001.jpg
    266.6 KB · Views: 81
  • WP_20170916_13_39_40_Pro.jpg
    WP_20170916_13_39_40_Pro.jpg
    494.8 KB · Views: 78
  • WP_20170916_13_13_23_Pro.jpg
    WP_20170916_13_13_23_Pro.jpg
    486.1 KB · Views: 84
  • WP_20170929_11_29_23_Pro.jpg
    WP_20170929_11_29_23_Pro.jpg
    355.1 KB · Views: 79
A Cerveja da Casa geralmente manda um kit para Belgian Pale Ale, que casa com a aparência da sua cerveja pronta. Se puder dizer mais características, conseguimos dizer com mais certeza.
Exemplo: a cerveja ficou um sabor picante e condimentado, com aroma mais herbal de lúpulo, etc...

As perdas no processo são normais, com o tempo você vai ajustar para chegar na quantidade esperada conhecendo seu equipamento e tendo maior controle da fabricação.

Bem vindo ao maravilhoso mundo dos alquimistas da cerveja! :mug:



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Teve uma canseira para lavar as garrafas?
Tenta a dica da escovinha + furadeira. Aí é só enxaguar elas bem e depois sanitizar. Muito fácil....

Curte o vídeo aqui:

[ame]https://m.youtube.com/watch?v=jOqNbBxatrA[/ame]
 
Isso nao ajuda o colega.
Agora, quer passar menos trabalho?
Um punhado de areia em cada garrafa velha e um lava jato.
Lava um engradado em um minuto.
 
Teve uma canseira para lavar as garrafas?
Tenta a dica da escovinha + furadeira. Aí é só enxaguar elas bem e depois sanitizar. Muito fácil....

Curte o vídeo aqui:

https://m.youtube.com/watch?v=jOqNbBxatrA

ahahahahahhah muito louco.

Ela tá com um aroma e amargor bem lupulado mesmo. Uma coisa que percebi em toda artesanal ou puro malte que bebi: não dá vontade de ir ao banheiro instantaneamente/toda hora.
 
Teve uma canseira para lavar as garrafas?
Tenta a dica da escovinha + furadeira. Aí é só enxaguar elas bem e depois sanitizar. Muito fácil....

Curte o vídeo aqui:

https://m.youtube.com/watch?v=jOqNbBxatrA

O cara do vídeo está usando uma furadeira ligada na tomada e trabalhando com água.

Nem um pouco recomendável.

Na verdade muito perigoso isso. Um vacilo, uma mão molhada na ferramenta, um fio com baixa isolação e a chance de eletrocução e morte é real.

Com eletricidade não se brinca, ferramentas elétricas e ambientes molhados não se misturam.

Do jeito que tá ali, o cabo elétrico em uma poça d'àgua, embaixo do banquinho. Se por algum motivo a perna do banquinho se mover e acabar em cima do fio e "morder" o fio e o revestimento for danificado, pronto, já era.

Não vale o risco.

Se for fazer isso, use uma furadeira à bateria.
 
O cara do vídeo está usando uma furadeira ligada na tomada e trabalhando com água.

Nem um pouco recomendável.

Na verdade muito perigoso isso. Um vacilo, uma mão molhada na ferramenta, um fio com baixa isolação e a chance de eletrocução e morte é real.

Com eletricidade não se brinca, ferramentas elétricas e ambientes molhados não se misturam.

Do jeito que tá ali, o cabo elétrico em uma poça d'àgua, embaixo do banquinho. Se por algum motivo a perna do banquinho se mover e acabar em cima do fio e "morder" o fio e o revestimento for danificado, pronto, já era.

Não vale o risco.

Se for fazer isso, use uma furadeira à bateria.


Tem toda razão.

Segurança em primeiro lugar.
 
Back
Top