Meu Primeiro Envase! Usar a panela para engarrafar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

safo003

Member
Joined
Feb 14, 2017
Messages
12
Reaction score
4
Boa tarde!

Irei logo mais engarrafar a minha primeira cerveja, e estou com algumas dúvidas:

Na maioria dos lugares vejo o pessoal falando para trocar de balde para fazer o priming e depois engarrafar, entretanto, tenho apenas um balde fermentador.
A troca é realmente necessária?

Se sim, vocês recomendariam usar a panela sanitizada ao invés de outro balde?

Devo tirar a cerveja pela torneira do balde ou devo usar uma mangueira com o balde aberto? (Tanto para o envase quanto para a eventual troca de recipiente)

Agradeço desde já a ajuda!
 
Fala GMC, tudo blz?

Vou te passar alguns princípios para escolher a forma como irá decidir fazer. Primeiro precisa certificar que sua fermentacao concluiu, isso é simples, basta vir fazendo a medição do FG com densímetro, por alguns dias consecutivos, nao tendo mudança, sendo que usou adequadamente a quantidade do fermento recomendada e temperatura e condições de assepsia, está concluído.
Os grandes cuidados para fazer o envase eh evitar a oxidação da cerveja e conseguir colocar homogeneamente a quantidade de açúcares nas garrafas, sem que uma tenha mais qtde que outra.
Quem sugere trasfegar de balde fermentador pra outro, o faz para que voce adicione o açúcar no balde, melhorando a homogeneização, o problema eh voce nao contaminar com utensílios mal higeinizados ou incorporar muito o2 na hora de misturar esse açúcar. Da pra fazer desde que voce misture com movimentos lentos sem incorporar ar na cerveja. O envase, recomendável seria alquele sifão com válvula no fundo preso a torneira de um balde fermentador por exemplo, para enviar oxidação novamente. Se fizer direto da torneira precisa cuidar pra nao causar muita aeração da cerveja.
Se voce optasse por adicionar o açúcar direto na garrafa, ate poderia envasar direto do mesmo balde que fermentou, pra isso precisa fazer um bom cold break, esfriar bem a cerveja um dois dias para decantar o fermento, assim na transferência voce transfere pouca levedura pra cerveja. Nesse caso voce tem que adicionar o açúcar nas garrafas, o risco eh voce esquecer uma, ou colocar o dobro em algumas... kkkk.
Na vida tudo eh um perde/ganha... use os princípios de reduzir riscos de oxidação da cerveja e homogeneizar bem esse açúcar (pode misturar com agua e ferver uma solução açucarada por exemplo, alguns ate recomendam uma leve acidificacao desse açúcar, tem bastante tópicos sobre, recomendo dar uma pesquisada), sempre sanitize tudo e tenha certeza que seu mosto terminou a atividade antes do envase. Cada estilo pede uma quantidade de carbonatação, tem tabelas pra isso tambem!
Sucesso!
 
Boa tarde!

Irei logo mais engarrafar a minha primeira cerveja, e estou com algumas dúvidas:

Na maioria dos lugares vejo o pessoal falando para trocar de balde para fazer o priming e depois engarrafar, entretanto, tenho apenas um balde fermentador.
A troca é realmente necessária?

Se sim, vocês recomendariam usar a panela sanitizada ao invés de outro balde?

Devo tirar a cerveja pela torneira do balde ou devo usar uma mangueira com o balde aberto? (Tanto para o envase quanto para a eventual troca de recipiente)

Agradeço desde já a ajuda!

Sim, é necessário trocar.

O motivo é bastante simples... Vc fez uma etapa de clarificação a frio na sua cerveja, decantou todo o fermento, não vai querer adicionar o priming nesse recipiente e misturar tudo de volta...

Balde ou bombona são os recipientes mais indicados porque são de mais fácil limpeza, é facil desmontar as torneirinhas plásticas. Panela é meio ruim de desmontar. Mas dá pra usar sim, limpe bem a panela, se não puder desmontar a torneira limpe o melhor que vc puder.

Sugiro sanitizar com calo. Pode cozinhar um pouco de água nela por uns 15 min, espere esfriar um pouco com tampa fechada. Já fiz dessa forma e funciona. Só tenha atenção nos detalhes da limpeza.

Tanto faz como fará a transferência, desde que consiga manter o fermento no fermentador, sem levar sujeira. Pela torneira costuma funcionar bem, a não ser que ela esteja realmente muito próxima do fundo do balde.
 
Amigos, deu tudo certo! Fervi e sanitizei a panela e aí transferi a cerveja para lá. Tomei bastante cuidado para não oxigenar em nenhum momento, apesar de não ter sifão, enchi as garrafas vagarosamente.

Ansioso para beber!

Obrigado!
a86be75d91bdfa3340c12e063448689e.jpg


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Sim, é necessário trocar.

O motivo é bastante simples... Vc fez uma etapa de clarificação a frio na sua cerveja, decantou todo o fermento, não vai querer adicionar o priming nesse recipiente e misturar tudo de volta...

Balde ou bombona são os recipientes mais indicados porque são de mais fácil limpeza, é facil desmontar as torneirinhas plásticas. Panela é meio ruim de desmontar. Mas dá pra usar sim, limpe bem a panela, se não puder desmontar a torneira limpe o melhor que vc puder.

Sugiro sanitizar com calo. Pode cozinhar um pouco de água nela por uns 15 min, espere esfriar um pouco com tampa fechada. Já fiz dessa forma e funciona. Só tenha atenção nos detalhes da limpeza.

Tanto faz como fará a transferência, desde que consiga manter o fermento no fermentador, sem levar sujeira. Pela torneira costuma funcionar bem, a não ser que ela esteja realmente muito próxima do fundo do balde.

Boa tarde.
Há necessidade de ferver agua na panela se eu sanitiza-la borrifabdo uma solução cm iodofor, certificando-se que o mesmo entre em contato cm toda a superfície da panela? Inclusive na parte interna do registro?

Pq ferver 20L de agua (no meu caso) demora um certo tempo.

Obrigado desde já.
 
Boa tarde.
Há necessidade de ferver agua na panela se eu sanitiza-la borrifabdo uma solução cm iodofor, certificando-se que o mesmo entre em contato cm toda a superfície da panela? Inclusive na parte interna do registro?

Pq ferver 20L de agua (no meu caso) demora um certo tempo.

Obrigado desde já.

Mas você não precisa ferver 20 litros.

Pode ferver 5 litros por algum tempo, com a panela tampada, que o vapor quente faz o trabalho.
 
Boa tarde.
Há necessidade de ferver agua na panela se eu sanitiza-la borrifabdo uma solução cm iodofor, certificando-se que o mesmo entre em contato cm toda a superfície da panela? Inclusive na parte interna do registro?

Pq ferver 20L de agua (no meu caso) demora um certo tempo.

Obrigado desde já.

Não há necessidade. Pode sanitizá-la borrifando iodofor se quiser, eu só dei uma alternativa que considero interessante, porque além da água fervente e vapor serem bons sanitizantes, o aquecimento da panela vai aquecer também o registro e essas partes com rosca e entrâncias que o líquido tem maior dificuldade de penetrar.

O AntonioMartins matou a xarada, não precisa 20 litros, precisa só o suficiente pra cobrir o fundo e durar por uns 15 minutos sem "queimar" a panela. Provavelmente nem 5 litros não precise. Mas... pode ser que o iodofor seja mais pratico mesmo. O ponto importante da mensagem é limpar bem todas as peças da panela. Principalmente roscas e borrachas.

Abraço
 
Uma sugestão complementar seria escolher para esta etapa a panela que possuir o registro instalado o mais baixo possível, visto que não haverá sedimentos a se evitar nessa fase, diminuindo eventuais perdas (ou necessidades de malabarismo) em função do registro estar alto.

Em geral a panela de fervura tem o registro mais alto que as demais em função do trub.

Abs
 
Entendi. Valeu galera.
Assim como o autor do tópico, não tenho 2 baldes ainda. Então usarei uma das panelas para fazer o primming e envasar.

Obrigado.
 

Latest posts

Back
Top