Melhoria no resfriamento do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
faço igual o lucas acima porém faco whirpool à frio com uma pá inox conectada a uma furadeira
Legal já vi isso com a furadeira, é uma boa também. Você faz quantos litros em média? Estou na maior dúvida pois se compra uma de 40 litros ou 50 litros, não pretendo fazer muito mas não faço muito, sempre 25 ou 30 litros. O que acha?
 
Fala galera,

em geral, vejo que boa parte da galera usa chiller para resfriamento. As pessoas que procuram acelerar o processo, em geral, utilizam água gelada para o mesmo.

Gostaria de perguntar a vocês se utilizam uma outra técnica para melhorar essa etapa. Hoje eu uso um chiller de alúminio com água da torneira.

Qual a técnica com melhor custo vs benefício que vocês sugerem?
Eu nao uso chiller dentro da panela. Ele vai num nivel pouco abaixo numa bacia cheia de gelo e a madida que vai detretendo vou colocando mais em garrafas pets depois voltas cheias p frezzer, n perco agua. ligo a mangueira na torneira do caldeirao, de modo que cerveja entra embaixo e sai em cima c uma mangueira ligada ao galao onde vai sair ja resfriado. 15a20graus. simples assim. O tanque de fermentaçao geral/ fica num nivel mais baixo q a bacia c o chiller pra dar pressao e caimento. entendeu? estereliza mangueiras e chiller c agua fervendo antes sacode bem pra sair goticulas de agua e secar. CERVEJA PASSA POR DENTRO DELE. BLZ?? sugo o liguido com uma bombinha dessas de cat chup ou outra qualquer de bico que encaixe na ponta da mangueira pra fazer pressao p a cerveja descer.
 
Eu nao uso chiller dentro da panela. Ele vai num nivel pouco abaixo numa bacia cheia de gelo e a madida que vai detretendo vou colocando mais em garrafas pets depois voltas cheias p frezzer, n perco agua. ligo a mangueira na torneira do caldeirao, de modo que cerveja entra embaixo e sai em cima c uma mangueira ligada ao galao onde vai sair ja resfriado. 15a20graus. simples assim. O tanque de fermentaçao geral/ fica num nivel mais baixo q a bacia c o chiller pra dar pressao e caimento. entendeu? estereliza mangueiras e chiller c agua fervendo antes sacode bem pra sair goticulas de agua e secar. CERVEJA PASSA POR DENTRO DELE. BLZ?? sugo o liguido com uma bombinha dessas de cat chup ou outra qualquer de bico que encaixe na ponta da mangueira pra fazer pressao p a cerveja descer.
Maravilha Marilea, vou fazer parecido com você o problema é a elevação, mas vou dar um jeito com a bombinha que comprei para empurrar o mosto para o chiller que vou colocar em uma bacia também cheia de garrafas pet congeladas, uma grande ideia... não desperdiça e congela novamente... creio que vai dar certo, como estou ainda sem panelas, pois vendi todas, vou demorar um pouco para fazer minha brassagem com a Single Vessel, mas vou tentar filmar todo o processo e disponibilizar para o blog. Obrigado pela atenção e vamos colocar gasolina que a coisa tá feia... abraços
 
Maravilha Marilea, vou fazer parecido com você o problema é a elevação, mas vou dar um jeito com a bombinha que comprei para empurrar o mosto para o chiller que vou colocar em uma bacia também cheia de garrafas pet congeladas, uma grande ideia... não desperdiça e congela novamente... creio que vai dar certo, como estou ainda sem panelas, pois vendi todas, vou demorar um pouco para fazer minha brassagem com a Single Vessel, mas vou tentar filmar todo o processo e disponibilizar para o blog. Obrigado pela atenção e vamos colocar gasolina que a coisa tá feia... abraços
No início das minhas brassagens em 2013 resfriava a panela na piscina, depois em 2015 comecei a usar o chiller dentro do mosto, e agora vou usar o de contra fluxo, de inox, mas resfriando ele durante o processo.
 
Aumentei a produção para 150 L . Com o aumento da produção também aumentaram os problemas de demora de fervura e demora para resfriar. Quanto a demora para fervura, estou aliando resistência com fogo. Mas para resfriar continuo com problemas. Tenho panela de inox de parede dupla para circular água + chiller de cobre de 15 m em 5/16 e tá demorando muito para baixar a 20º. Devo partir para um chiller de placas? de Quantas?
 
Aumentei a produção para 150 L . Com o aumento da produção também aumentaram os problemas de demora de fervura e demora para resfriar. Quanto a demora para fervura, estou aliando resistência com fogo. Mas para resfriar continuo com problemas. Tenho panela de inox de parede dupla para circular água + chiller de cobre de 15 m em 5/16 e tá demorando muito para baixar a 20º. Devo partir para um chiller de placas? de Quantas?


Bom dia.
Voce usa o chiller dentro do liguido quente? E passa agua dentro dele?? É esse o processo??
 
Fala galera,

em geral, vejo que boa parte da galera usa chiller para resfriamento. As pessoas que procuram acelerar o processo, em geral, utilizam água gelada para o mesmo.

Gostaria de perguntar a vocês se utilizam uma outra técnica para melhorar essa etapa. Hoje eu uso um chiller de alúminio com água da torneira.

Qual a técnica com melhor custo vs benefício que vocês sugerem?
Amigos vou dizer por experiência. Eu resfriava utilizando um chiller de imersão com água da torneira e colocava a panela em uma bacia com gelo, resfriava até bem, mas dava muito trabalho o gelo começa a derreter e derramar água, fora o risco de espirrar água no mosto na hora de colocar mais gelo na bacia.
Comprei um chiller de contra fluxo e utilizo o chiller que antes era p imersão como pré chillher em um balde com gelo, a cerveja ja sai a 20° , muito rápido e sem dor de cabeça.
 
Sim. Uso o chiller dentro do mosto. Água gelada passando dentro da serpentina.
 
Porque eu inverti o processo e deu super certo ele resfria a 18/20 grau tranquilamente sem haver desperdicio de agua. COLOCO CHILLER NUMA BACIA COM BASTANTE AGUA GELADA E GARRAFAS PET TAMPADAS DE GELO( FAÇO ANTERIOR//)ESSE GELO PQ DEPOIS VOLTO P FREZZER P FAZER GELO DE NOVO. A CERVEJA ENTRA EMBAIXO E SAI EM CIMA JA DIRETO P GALAO DE FERMENTAÇAO. SO QUE TENHO UM SIFAO. QUE INTRODUZO NO CALDEIRAO DO MOSTO FERVIDO. PUCHO O LIGUIDO COM UMA BOMBINHA. TDO MUITO BEM ESTERELIZADO. E DEIXO RESFRIANDO VEZ OU OUTRA OLHO AS GARRAFAS FE GELO DOU UMA MEXIDA COLOCO MAIS SE PRECISAR. QDO TERMINNAR ERGA O CHIL HER PQ DENTRO DELE AINDA TEM MUITO MOSTO. SO CUIDADO PRA NAO CAIR PINGOS DE AGUA. MAS NUM CAI NAO. ACHEI B MELHOR DESSE JEITO. MUITO MAIS RAPIDO E SO PEGAR O JEITO. OK.
 
Isopor da fermentação com água e gelo pra poha, em 20min(tempo de lavar a bagunça e sanitizar o fermentador) já estou transferindo o mosto pro fermentador.
 
Back
Top