Melhoria no resfriamento do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmedeiros

Well-Known Member
Joined
Sep 22, 2014
Messages
137
Reaction score
24
Location
Campinas
Fala galera,

em geral, vejo que boa parte da galera usa chiller para resfriamento. As pessoas que procuram acelerar o processo, em geral, utilizam água gelada para o mesmo.

Gostaria de perguntar a vocês se utilizam uma outra técnica para melhorar essa etapa. Hoje eu uso um chiller de alúminio com água da torneira.

Qual a técnica com melhor custo vs benefício que vocês sugerem?
 
ramonnunesmedeiros..
Eu coloco um pré chiller imerso em gelo, antes do chiller que vai dentro da panela de fervura. Já ajuda um pouco, visto que a água que vem da torneira, passa pelo pré chiller, fica gelada, e entra no outro chiller dentro da panela de fervura.
A agua que eu uso pra resfriar, vai para uma cx. d´água auxiliar que uso para limpar os equipamentos, assim tento reduzir ao máximo o desperdício de água.
Abraço
 
Eu acho que não tem nada mais simples e eficiente do que um resfriador comum (de imersão ou contrafluxo) bem dimensionado. Já vi um monte de engenhocas mirabolantes, mas a maioria delas ou é ineficiente ou dá muito trabalho (quando não as duas coisas).

O pré-chiller ajuda, mas um resfriador de imersão só vai ser eficiente se o mosto estiver em movimento. Fazer o whirlpool durante o resfriamento reduz absurdamente o tempo necessário.
 
Alguém aqui já testou o projeto de whirpool chiller do Jamil? Pelo que pude ver em alguns vídeos parece que tem uma melhora significativa no resfriamento ...
 
Eu acho que não tem nada mais simples e eficiente do que um resfriador comum (de imersão ou contrafluxo) bem dimensionado. Já vi um monte de engenhocas mirabolantes, mas a maioria delas ou é ineficiente ou dá muito trabalho (quando não as duas coisas).

O pré-chiller ajuda, mas um resfriador de imersão só vai ser eficiente se o mosto estiver em movimento. Fazer o whirlpool durante o resfriamento reduz absurdamente o tempo necessário.

Oi Paulo, como você faz o whirpool durante o resfriamento com chiller de imersão? o fato da hastes saíres por cima inviabiliza tal procedimento, pois não poderia mexer o mosto enquanto ele está la dentro.
Seria, retirar o chiller, fazer whirpool, colocar de novo? e toda vez que "parar", retirar novamente fazer mais um whirpool e retirar?

Digo isto pois, utilizo uma bomba recirculando água gelada dentro do chiller, e consigo fazer o resfriamento até 20º em uns 20 a 25m, com bastante gelo. Teria alguma diga para melhorar a eficiência?
 
O cara que faz a Mybeer faz o seguinte:

Dá uma passada com água da torneira para cair de 100C a 80C, isso com um chiller de imersão.

Depois passa a cerveja pelo chiller de placa, resfriando com água gelada (ele joga o gelo em uma panela e faz a agua da torneira passar lá), e a água sai a 10 graus.
 
Oi Paulo, como você faz o whirpool durante o resfriamento com chiller de imersão? o fato da hastes saíres por cima inviabiliza tal procedimento, pois não poderia mexer o mosto enquanto ele está la dentro.
Seria, retirar o chiller, fazer whirpool, colocar de novo? e toda vez que "parar", retirar novamente fazer mais um whirpool e retirar?

Digo isto pois, utilizo uma bomba recirculando água gelada dentro do chiller, e consigo fazer o resfriamento até 20º em uns 20 a 25m, com bastante gelo. Teria alguma diga para melhorar a eficiência?

Hoje eu uso uma bomba, mas antigamente fazia no braço mesmo. O meu chiller tem um diâmetro relativamente grande e eu conseguia fazer o whirlpool por dentro da serpentina. Acho que o seu tempo de resfriamento está ótimo.
 
Eu sempre passei água direto da torneira pelo chiller, e a saída ia para a panela de mostura com os utensílios dentro.. assim já usava água quente pra lavar ela e os demais itens.

Recentemente comprei uma bomba extra no aliexpress (de até 100º) que uso pra reutilizar a água de resfriamento.. peguei um galão extra de 20L e meio que transformei em um reservatório de água fria.. coloquei uma torneira e fiz um furo na tampa de plastico no qual coloco o retorno do chiller.

Assim, uso ele pra alimentar a bomba, que envia a água pro chiller, que volta pra ele no final do ciclo.
Como as minhas levas tem 10L, e o galão 20L, a perda de calor é bem rápida pq a água quente não conseguia aquecer o reservatório antes do resfriamento do mosto...

Mas mesmo assim, como a agua aquecia um pouco, dificilmente eu baixava muito mais do dos 35-40º pois meu principal problema eram os primeiros 2 ou 3 litros, que vinham acima de 80º e já começavam a aquecer o reservatório.. pra isso comecei a adicionar um pouco de gelo no galão, que ficavam boiando na parte superior onde eram o primeiro contato no retorno da água.. assim a primeira passagem que volta, realmente quente, acaba por perder calor bem rápido, sem afetar tanto reservatório, e consigo baixar os 10L para menos de 30º em menos de 10 minutos...

Esse foi o jeito mais eficiente e ecológico de uso de água que achei..

Meu próximo passo é tentar uma adaptação que vi, no qual o chiller ficava do lado de fora da panela (na vdd era de um postmix), resfriando a parede dela, que maximizava a área de contato.. mas tenho receio em "deformar" meu chiller e não ter um resultado superior.
Alguém já tentou isso?
 
Sem maiores modificações, eu uso um pré chiller de alumínio,
que atualmente congelo totalmente em um balde cheio de
água com o mesmo dentro.

Prós - baixa rápido a temperatura e é muito mais barato do que
sacolas de gelo (congelo no fermentador).

Contra - se não limpar bem limpo internamente, digo retirar
a água, hehehe fica obstruido.... não aconteceu.

Abração
 
Opa!
Eu uso um chiller de contra fluxo (cobre) que eu mesmo fiz colocando meu chiller de imersão dentro de uma mangueira de jardim...
Durante a fervura aproveito para limpa-lo bem, então, quando faltam cerca de 15 minutos para o fim da fervura utilizo uma bomba chugger para passar o mosto fervendo dentro dele (sem água para resfria-lo) e devolver para a panela pela lateral fazendo-o girar, geralmente nessa fase tenho que aumentar o fogo para manter a fervura. Depois que apago o fogo começo a passar água da torneira no contra fluxo e continuo devolvendo o mosto pela lateral fazendo o whirlpool. Deixo girando por uns dez minutos e geralmente o mosto fica um ou dois graus acima da temperatura da água.
Na hora de ir para o fermentador tiro a água da rua e conecto o contra fluxo num balde cheio de gelo no qual a água passa antes de circular pelo chiler
Projetos futuros: chiller de inox, bomba para usar a água da piscina no resfriamento
 
Eu comprei uma bacia de alumínio grande em uma casa de produto agropecuário (R$ 80). Quando vou resfriar o mosto coloco a panela dentro dessa bacia e preparo bastante gelo com antecedência, daí coloco meu chiller de cobre na panela e adiciono água e gelo na bacia. Resfria muito rápido. O problema é com levas grandes, como faço cerveja sozinho na maioria das vezes, a panela fica muito pesada para transportar...
 
O que acho mais complicado é aquela parte final do resfriamento de 30ºC até 18°C, já usei o sistema de pré chiller, fazia gelo e tal, mas não gostava muito, dava mto trabalho.
O que faço hoje é sanitizar tudo muito bem, quando chega em 30 graus fecho o balde e levo a geladeira que esta a 0°C em umas 4 horas já chegou em 18C e enquanto resfria eu ja to relaxando :rockin:
 
Galera, to pensando em pegar um freezer frost free, por uma bombona de 100L dentro com água e aditivo de motor (com anticongelante), por um chiller de inox de 20m dentro e passar o mosto por dentro do tubo. Acho q vou seguir assim mais pela agua e gelo que gasto do que pelo tempo, tanto meu contra fluxo quanto meu dudadiesel eco. levam mais de 40m pra resfriar de 90 pra 20ºc, e mais de 100 litros de agua pro ralo, até guardo uma parte pra lavar as coisas, mas 90% vai pro ralo. Pra lagers seria muito mais gelo e água :/, penso em ligar o freezer 1 dia antes e deixar a água com aditivo a uns -10ºc, as pontas do chiller pra fora do freezer com conexões de engate rápido. Minha dúvida é só uma, será q a primeira volta do mosto no chiller de 20m a -10ºc não congelaria?
 
@Korvocore
Cara, não tenho certeza porque nunca fiz isso, mas pessoalmente acredito que não congela...
O mosto vai estar entrando a +90, e atras da primeira passagem, vem mais mosto a +90..
Mas pra tirar a dúvida, vc poderia testar com agua aquecida, se congelar, no proximo teste, é só testar com -5, e por ai vai.. ate achar uma temperatura que seja mais eficaz.. porque a ideia é boa!
 
@Korvocore
Cara, não tenho certeza porque nunca fiz isso, mas pessoalmente acredito que não congela...
O mosto vai estar entrando a +90, e atras da primeira passagem, vem mais mosto a +90..
Mas pra tirar a dúvida, vc poderia testar com água aquecida, se congelar, no próximo teste, é só testar com -5, e por ai vai.. ate achar uma temperatura que seja mais eficaz.. porque a ideia é boa!

Teria q fazer o teste com água com a açúcar, pois a ela tem o ponto de congelamento menor :)

Mas tive uma ideia melhor, minha panela de fervura é uma fritadeira adaptada, tem duas camadas, vou enrolar um tubo de alumínio em volta na parte de dentro e encher de espuma, ai da pra gelar a água ao max do freezer (-20~-25), o aditivo aguenta até uns -30, achar uma bomba q aguenta essa temp negativa e circular o liquido em volta da panela e ir fazendo whirlpool com a bomba da panela de fervura.

Assim não terei problemas de congelamento de água da limpeza do chiller e evitaria ter q ficar sanitizando o mesmo.

Vou começar o projeto, tem freezer frost free usado de 350 reais no ML :D.


10441098_717140028332501_2736073531815860402_n.jpg
[/url]
 
Eu acho que não tem nada mais simples e eficiente do que um resfriador comum (de imersão ou contrafluxo) bem dimensionado. Já vi um monte de engenhocas mirabolantes, mas a maioria delas ou é ineficiente ou dá muito trabalho (quando não as duas coisas).

O pré-chiller ajuda, mas um resfriador de imersão só vai ser eficiente se o mosto estiver em movimento. Fazer o whirlpool durante o resfriamento reduz absurdamente o tempo necessário.
 
Boa tarde, gostaria de ideias de como fazer o whirpool e depois passar o mosto para chiller de contrafluxo, será que não vai entupir? já aconteceu comigo, então penso em passar primeiro para uma panela depois fazer o resfriamento para evitar o entupimento no chiller. Aguardo.
 
Geralmente eu uso alcool e sal na agua do pré chiller (copiei daquela parada pra gelar cerveja em 5 minutos), isso tem diminuido e muito a temperatura da água q entra no chiller
 
Geralmente eu uso alcool e sal na agua do pré chiller (copiei daquela parada pra gelar cerveja em 5 minutos), isso tem diminuido e muito a temperatura da água q entra no chiller
Ok amigo, mas vc faz o whirpool, depois não retira o lúpulo que ficou no fundo da panela? utiliza aquela mangueira lateral para não pegar a sugeira? não seria melhor filtrar para outra panela, ainda quente e ai sim fazer o resfriamento, estou perguntando pois quero adquirir uma panela automatizada, faço cerveja já há 5 anos, mas não tenho experiência nessas panelas automatizadas, a preocupação é entupir o chiller de contrafluxo. Obrigado.
 
Eu uso chiller de imersão. Evito transferir o mosto quando quente, pois a altas temperaturas a o liquilído fica muito mais propenso a oxidação do que a aeração. Coloco o chiller de imersão pra ferver junto com o mosto(15 min geralmente), retiro ele, coloco em cima do fogareiro que é muito obvia a esterilidade, faço o Whirlpool, volto a colocar o chiller com todo o cuidado e faco o resfriamento
 
Eu uso chiller de imersão. Evito transferir o mosto quando quente, pois a altas temperaturas a o liquilído fica muito mais propenso a oxidação do que a aeração. Coloco o chiller de imersão pra ferver junto com o mosto(15 min geralmente), retiro ele, coloco em cima do fogareiro que é muito obvia a esterilidade, faço o Whirlpool, volto a colocar o chiller com todo o cuidado e faco o resfriamento
Obrigado amigo, eu sempre faço dessa forma também, mas agora que comprei o de contra fluxo, acredito que se mandar direto para o chiller sem filtrar, provavelmente vai entupir, como já ocorreu, por isso minha preocupação, mas vou ter tempo para pensar melhor, vendi minhas panelas de inox para poder comprar uma PIT BREW ou uma CUTEN, ainda decidindo qual será. Se tiver dicas agradeço. Abraço.
 
Bom, aí não posso ajudar kkkkk mas assim, eu ganhei do meu irmão uns 20m de cano de cobre, desses pra uso em ar condicionado, tô pensando na possibilidade de fazer um chiller de contra fluxo também. Pra solucionar o possivel problema de entupimento, pensei em colocar uma "camisinha de bomba de chimarrão"(caso vc não conheça, segue foto em anexo) antes da entrada do mosto no chiller. Como o valor é muito baixo, pretendo usar uma por mostura. Só tô pensando em como vou fazer isso. Tens alguma idéia?
 

Attachments

  • images (23).jpeg
    images (23).jpeg
    32.6 KB · Views: 23
Bom, aí não posso ajudar kkkkk mas assim, eu ganhei do meu irmão uns 20m de cano de cobre, desses pra uso em ar condicionado, tô pensando na possibilidade de fazer um chiller de contra fluxo também. Pra solucionar o possivel problema de entupimento, pensei em colocar uma "camisinha de bomba de chimarrão"(caso vc não conheça, segue foto em anexo) antes da entrada do mosto no chiller. Como o valor é muito baixo, pretendo usar uma por mostura. Só tô pensando em como vou fazer isso. Tens alguma idéia?
Grande ideia da camisinha, já dá uma filtrada boa, eu comprei e ainda não usei uma basuca, que também pode ser usada na torneira, já vi alguns filmes dos caras fazendo nas automatizadas, mas ninguém mostra como faz o resfriamento com chiller de contrafluxo, se sai direto da torneira da panela, ou não. Valeu amigo, vamos ver se aparece mais gente para dar pitaco...
 
Fala galera,

em geral, vejo que boa parte da galera usa chiller para resfriamento. As pessoas que procuram acelerar o processo, em geral, utilizam água gelada para o mesmo.

Gostaria de perguntar a vocês se utilizam uma outra técnica para melhorar essa etapa. Hoje eu uso um chiller de alúminio com água da torneira.

Qual a técnica com melhor custo vs benefício que vocês sugerem?
Amigo, tenho usado água gelada, um dia antes da brassagem coloco um fermentador na geladeira e seto para próximo de 0ºc, tenho usado cerca de 30 litros de água para mais ou menos uns 33 a 35 litros de mosto, consigo resfriar o mosto a mais ou menos 20ºc em mais ou menos 20 minutos, apesar de se quizer gastar um pouco mais de água, consegue gelar até a 15ºc ou menos, já utilizei garrafas pet congeladas colocadas na água do resfriamento, mas notei que a água já gelada é bem mais eficiente.
 
Eu vejo o pessoal meio preocupado demais com o resfriamento rápido...

O que precisa é resfriar de modo que não haja mais isomerização dos ácidos do lúpulo e ter o cuidado de não contaminar o mosto. Cold break não é prejudicial à cerveja.

O que faço é utilizar um chiller de contrafluxo, com água encanada mesmo (+/- 25°C), resfriando até encher o fermentador e jogo para a geladeira setada para a temperatura de inoculação da levedura, para só depois inocular as bichinhas. Nunca tive problemas dessa forma.
 
Já usei pre chiller com água gelada, mas agora uso somente o Chiller de placas, que dependendo da época do ano deixa o mosto na temperatura certa. Se ainda estiver quente, o fermentador vai para a geladeira até chegar na temperatura. Só então inoculo o fermento.
 
Valeu amigo, eu fazia dessa forma também, mas agora vou utilizar o de contra fluxo, veja depois quanto tiver tempo esse vídeo onde pretendo seguir os mesmos passos.
 
Eu vejo o pessoal meio preocupado demais com o resfriamento rápido...

O que precisa é resfriar de modo que não haja mais isomerização dos ácidos do lúpulo e ter o cuidado de não contaminar o mosto. Cold break não é prejudicial à cerveja.

O que faço é utilizar um chiller de contrafluxo, com água encanada mesmo (+/- 25°C), resfriando até encher o fermentador e jogo para a geladeira setada para a temperatura de inoculação da levedura, para só depois inocular as bichinhas. Nunca tive problemas dessa forma.
Boa ideia amigo, realmente um alternativa genial.
 
Em 2013 quando iniciei minhas brassagens, esfriava na piscina as panelas, e fiz grandes cervejas... Iniciei nas panelas de alumínio, depois comprei tudo de inox, bazucas, chiller... agora vou para as automatizadas, meu mestre o alemão Andreas não gosta, prefere o método antigo, mas acho que será uma oportunidade de sozinho fazer o que gosto, antes tinha parceiros, mas ficar levando panelas cheias de um lado para o outro já não é tão fácil... abraços
 
Pessoal. Faço cervoeja ha muitos anos desde 1992 E o processo de resfriamento que aprendi. Era diferente do de voces todos. Da super certo, uma bacia grande coloca o chiller dentro uma mangueira ligada no cliller a um SIFAO este vai dentro da panela. a cerveja vai entrar em baixo e sair em cima ligada a uma mangueira que vai direto p o galao. enche em volta do chiller na bacia c pedras de gelo grandes faça potes panelas garrafas pets de gelo colowue agua gelada na bacia depois de tdo pronto aspira o mosto quente com uma bombinha de cat chup essas de plastico sugue ate o liguido quente descer passar pelo chiller resfriar e ja cai dentro do tanque que vai fermentar. sai ha 18/20 graus simples assim so da uma olhada nos gelos na agua da bacia se esquentar vai revirando acrescentando mais. Ha nao esqueçam e esterelizar o chiller mangueiras antes passe agua fervendo e sacode bem pra secar. a cerveja passa dentro do chiller nem precisa mexer c panelas c liguido qyente. So calcular altura pra dar caimento panela no fogao. um banquinho abaixo do nivel do fogao com a bacia c gelo e no chao forrado o galao pra receber o liguido ja resfriado.
 
Pessoal. Faço cervoeja ha muitos anos desde 1992 E o processo de resfriamento que aprendi. Era diferente do de voces todos. Da super certo, uma bacia grande coloca o chiller dentro uma mangueira ligada no cliller a um SIFAO este vai dentro da panela. a cerveja vai entrar em baixo e sair em cima ligada a uma mangueira que vai direto p o galao. enche em volta do chiller na bacia c pedras de gelo grandes faça potes panelas garrafas pets de gelo colowue agua gelada na bacia depois de tdo pronto aspira o mosto quente com uma bombinha de cat chup essas de plastico sugue ate o liguido quente descer passar pelo chiller resfriar e ja cai dentro do tanque que vai fermentar. sai ha 18/20 graus simples assim so da uma olhada nos gelos na agua da bacia se esquentar vai revirando acrescentando mais. Ha nao esqueçam e esterelizar o chiller mangueiras antes passe agua fervendo e sacode bem pra secar. a cerveja passa dentro do chiller nem precisa mexer c panelas c liguido qyente. So calcular altura pra dar caimento panela no fogao. um banquinho abaixo do nivel do fogao com a bacia c gelo e no chao forrado o galao pra receber o liguido ja resfriado.
 
Parabéns a Marilea, cervejeira há muito tempo, amiga muito interessante sua técnica, mas ainda não entendi bem. Usei algumas vezes uma bacia cheia de gelo, para poder resfriar o chiller antes de passar a cerveja por ele, mas no seu caso esse sifão, onde ele será colocado? na panela? não entendi muito bem. Acho que tem que desenhar esse esquema. Mas muito obrigado.
 
Obrigado amigo, eu sempre faço dessa forma também, mas agora que comprei o de contra fluxo, acredito que se mandar direto para o chiller sem filtrar, provavelmente vai entupir, como já ocorreu, por isso minha preocupação, mas vou ter tempo para pensar melhor, vendi minhas panelas de inox para poder comprar uma PIT BREW ou uma CUTEN, ainda decidindo qual será. Se tiver dicas agradeço. Abraço.
Parabéns a Marilea, cervejeira há muito tempo, amiga muito interessante sua técnica, mas ainda não entendi bem. Usei algumas vezes uma bacia cheia de gelo, para poder resfriar o chiller antes de passar a cerveja por ele, mas no seu caso esse sifão, onde ele será colocado? na panela? não entendi muito bem. Acho que tem que desenhar esse esquema. Mas muito obrigado.
 
Olhe só. panela de fervura no fogao prontinha p resfriar. Nao mexe nela. Na mesma posiçao introduza o sifao transversal na panela. a mangueira do sifao estara acoplada a saida do chiller e presa. ( a entrada da cerveja e de baixo pra cima no chiller. justo pra passar devagar no chiller pra resfriar. entra por baixo sai por cima ) na mangueira acoplada na saida do chiller indo p o galao. ae ja ta resfriado. dependendo ate abaixo de 18 graus. Deu pra entender? qualquer duvida me add no zap. 32 9 8862 47 02 explico melhor. ok.
 
nao uso mais chiller ou qualquer sistema de resfriamento, simplesmente deixo repousar até o outro dia de manhã cedo, apenas com um paninho limpo sobre a panela, obs. minhas brassagens são no maximo de 25 lt.
 
Muito bem. Belo processo. Antigamente nao existia chiller eu resfriava assim tambem. Nao muda em nada o processo. Ate parece que os produtos curtem mais ficam mais tempo decantando e acentua o sabor principal// lupulo.
 
Olhe só. panela de fervura no fogao prontinha p resfriar. Nao mexe nela. Na mesma posiçao introduza o sifao transversal na panela. a mangueira do sifao estara acoplada a saida do chiller e presa. ( a entrada da cerveja e de baixo pra cima no chiller. justo pra passar devagar no chiller pra resfriar. entra por baixo sai por cima ) na mangueira acoplada na saida do chiller indo p o galao. ae ja ta resfriado. dependendo ate abaixo de 18 graus. Deu pra entender? qualquer duvida me add no zap. 32 9 8862 47 02 explico melhor. ok.
Muito bem, depois do whirpool deixa sentar uns 20 minutos, depois introduz o sifão, e retira por ele o mosto direto para meu chiller de contra fluxo, eu uso uma bombinha elétrica para dar uma força. Mas existe um método de colocar o lúpulo com um filtro de inox que não deixa passar o trub, ai dá para tirar direto pela torneira sem precisar do sifão. Vou postar aqui o vídeo do dinamarquês que faz isso, muito legal, e nas máquinas que vou adquirir, de 40l ou 50l ... abraços
 
nao uso mais chiller ou qualquer sistema de resfriamento, simplesmente deixo repousar até o outro dia de manhã cedo, apenas com um paninho limpo sobre a panela, obs. minhas brassagens são no maximo de 25 lt.
Muito bom também, acho que não prejudica em nada a brassagem, tampando bem para não entrar nada que prejudique é uma maneira legal.
 
faço igual o lucas acima porém faco whirpool à frio com uma pá inox conectada a uma furadeira
 
Back
Top