Medir a atenuação sem coletar amostra

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Pessoal, ontem me ocorreu uma ideia que imagino que possa funcionar.

Pensei em adaptar no fermentador um tubo externo onde ficaria um mini densímetro, assim seria possível acompanhar a atenuação sem precisar coletar amostras.

Pensei em colocar 1 cotovelo na parte inferior do fermentador e adaptar um tubo de acrílico onde eu colocaria o densímetro, na parte superior deste tubo eu colocaria um airlock.

Será que funcionaria? o único problema que vejo é que a cerveja que estiver no tubo entrará em mais contato com a luz, mas poderia tentar minimizar isto enrolando algum tipo de película no tubo.

Gostaria da opinião dos mais experientes.

Abraços.
 
Pessoal, ontem me ocorreu uma ideia que imagino que possa funcionar.

Pensei em adaptar no fermentador um tubo externo onde ficaria um mini densímetro, assim seria possível acompanhar a atenuação sem precisar coletar amostras.

Pensei em colocar 1 cotovelo na parte inferior do fermentador e adaptar um tubo de acrílico onde eu colocaria o densímetro, na parte superior deste tubo eu colocaria um airlock.

Será que funcionaria? o único problema que vejo é que a cerveja que estiver no tubo entrará em mais contato com a luz, mas poderia tentar minimizar isto enrolando algum tipo de película no tubo.

Gostaria da opinião dos mais experientes.

Abraços.

Não daria certo, porque pra medir a densidade da cerveja corretamente precisa descarbonatar ela, visto que o CO2 solubilizado altera muito a leitura da densidade.

Fora isso, é bom reduzir ao mínimo possível a quantidade de engates e conexões num fermentador, porque são focos de contaminação.

Sei que é doloroso retirar amostras durante a produção, que normalmente já é "escassa", mas faça, prove, meça... aprenda a cor/sabor/cheiro, off-flavors do seu mosto fermentando em diferentes etapas, é um bom aprendizado referente a atuação de cada levedura.

Abraço
 
Bom dia,

Meu irmão conheceu um Senhor que faz cerveja em casa desde 1900 e guaraná com Rolho...

Ele disse que na epoca dele, apôs a primeira coleta do fermentador para fazer as medições, guardava a proveta junto com o fermentador (Ao Lado), e ia usando essa amostra para fazer as medições, pois teoricamente a amostra continuará fermentando...

Só retira uma segunda amostra no dia do envase para confirmar as medições...

Como infelizmente estou sem produzir, não testei o método ainda! Mas fica a dica para quem quiser testar!
 
Bom dia,

Meu irmão conheceu um Senhor que faz cerveja em casa desde 1900 e guaraná com Rolho...

Ele disse que na epoca dele, apôs a primeira coleta do fermentador para fazer as medições, guardava a proveta junto com o fermentador (Ao Lado), e ia usando essa amostra para fazer as medições, pois teoricamente a amostra continuará fermentando...

Só retira uma segunda amostra no dia do envase para confirmar as medições...

Como infelizmente estou sem produzir, não testei o método ainda! Mas fica a dica para quem quiser testar!

Gostei da ideia, imagino que seja preciso colocar um airlock na proveta para evitar contaminação, também pode ocorrer de fermentar mais lentamente devido a menor quantidade de fermento, mas é uma boa solução.

Obrigado.
 
Sendo sincero não sei exatamente o método dele! Até porque foi meu irmão que conversou com o Cara...

Acredito que a proveta e um papel aluminio por cima dentro da geladeira seja o suficiente!
 
Fazendo assim vai acontecer a mesma coisa que eu citei acima.
 
Fazendo assim vai acontecer a mesma coisa que eu citei acima.

Boa noite,
Sim Tiago, vc está certo. Mas qualquer amostra, mesmo a que vc acabou de tirar do fermentador estaria """ contaminada""" pelo CO2... Que, em sistemas abertos, tem mais relação com a temperatura que com outras coisas... Então talvez essa técnica seja possível como parâmetro...
 
Boa noite,
Sim Tiago, vc está certo. Mas qualquer amostra, mesmo a que vc acabou de tirar do fermentador estaria """ contaminada""" pelo CO2... Que, em sistemas abertos, tem mais relação com a temperatura que com outras coisas... Então talvez essa técnica seja possível como parâmetro...

Não entendi exatamente o que vc quis dizer.

Mesmo em sistemas abertos, o CO2 está presente no líquido, a relação que há com a temperatura é a quantidade de CO2 presente nele (solubilidade), quanto mais quente menos há, mas ainda assim há.

Pra ter uma medida correta da densidade, em qualquer momento da fermentação ou após ela, é preciso tirar o CO2 da amostra, seja agitando, passando no papel de filtro, etc. Senão a medida não vai estar correta.
 
tem coisas que é mais fácil no feijão com arroz, se tive que melhorar algo para poder medir as densidades, o faça na maneira de extrair o líquido com segurança(higiene), sem comprometer a leva... sou adepto do feijão com arros na produção das minhas levas...
no meu caso eu usinei uma conexão que usa a válvula pin lock, quando quero extrai um pouco, seja para medir, degustar seu avanço, clarificação ou mesmo um copo para matar a vontade, simplesmente encaixo o pinlock que tem uma torneira na ponta da mangueira e pronto... depois é só retirar o pinlock sanitizar(antes de depois),e tá vedada.

da para fazer similar em qualquer tipo de fermentador, balde, cônico plástico, etc., com algum tipo de válvula.
 

Attachments

  • CAM00425.jpg
    CAM00425.jpg
    158.5 KB · Views: 437
  • CAM00427.jpg
    CAM00427.jpg
    160.5 KB · Views: 392
kkkkkkk celiougo tu usinou uma saída especial num fermentador conico, todo envelopado, com uma baita cara de profissional (parabéns) e ainda fala "tem coisas que é mais fácil no feijão com arroz"????

Me senti um fracassado agora com um sifaozinho miserável...
 
Não entendi exatamente o que vc quis dizer.

Mesmo em sistemas abertos, o CO2 está presente no líquido, a relação que há com a temperatura é a quantidade de CO2 presente nele (solubilidade), quanto mais quente menos há, mas ainda assim há.

Pra ter uma medida correta da densidade, em qualquer momento da fermentação ou após ela, é preciso tirar o CO2 da amostra, seja agitando, passando no papel de filtro, etc. Senão a medida não vai estar correta.

Boa noite meu caro,

é exatamente isso que eu quis dizer, ter um parâmetro, uma estimativa.

Realmente não sei para que falei de temperatura, isso serviria para saber a quantidade de CO2 residual, seria útil na hora de fazer o priming e não aqui…

Mas o que queria dizer é que mesmo em um recipiente menor, se não houver contaminação ou entrada de O2 e se mantidas as mesmas condições em ambos recipientes a amostra seria um bom indicativo do que esta acontecendo dentro do fermentador.

O que o nosso amigo quer é evitar abrir o fermentador talvez por medo de contaminação ou talvez para não "desperdiçar" a cerveja tomando-a antes de ficar "pronta". Se a amostra dele esta num recipiente anexo ao fermentador e nas mesmas condições de temperatura ele pode agita-lo e verificar a densidade quantas vezes quiser.

Pessoalmente não é nenhum sacrifício para mim experimentar a cerveja enquanto ela esta nascendo acho que mesmo em levas reduzidas como as do pessoal do galão acompanhar o processo é fundamental para o aprendizado, afinal de contas se agente quisesse cerveja pronta seria até mais barato compra-la…

Abraços e boas Cervejas!!!

ps. Vou continuar "desperdiçando" 200ml de cerveja tomando-os a cada vez que medir a densidade...
 
Boa noite meu caro,

é exatamente isso que eu quis dizer, ter um parâmetro, uma estimativa.

Realmente não sei para que falei de temperatura, isso serviria para saber a quantidade de CO2 residual, seria útil na hora de fazer o priming e não aqui…

Mas o que queria dizer é que mesmo em um recipiente menor, se não houver contaminação ou entrada de O2 e se mantidas as mesmas condições em ambos recipientes a amostra seria um bom indicativo do que esta acontecendo dentro do fermentador.

O que o nosso amigo quer é evitar abrir o fermentador talvez por medo de contaminação ou talvez para não "desperdiçar" a cerveja tomando-a antes de ficar "pronta". Se a amostra dele esta num recipiente anexo ao fermentador e nas mesmas condições de temperatura ele pode agita-lo e verificar a densidade quantas vezes quiser.

Pessoalmente não é nenhum sacrifício para mim experimentar a cerveja enquanto ela esta nascendo acho que mesmo em levas reduzidas como as do pessoal do galão acompanhar o processo é fundamental para o aprendizado, afinal de contas se agente quisesse cerveja pronta seria até mais barato compra-la…

Abraços e boas Cervejas!!!

ps. Vou continuar "desperdiçando" 200ml de cerveja tomando-os a cada vez que medir a densidade...

Olá,

Bom, eu entendi o objetivo. A medida com certeza não seria condizente à realidade da FG, mas poderia indicar o momento em que a cerveja para de atenuar, ok, isso seria um parâmetro plausível. A questão é que, como vc disse, "se mantidas as mesmas condições", só que isso é impossível, visto que uma proveta é um recipiente totalmente diferente do fermentador e isso altera tudo sobre a dinâmica da fermentação. Ou seja, as coisas vão acontecer de forma diferente, pode terminar primeiro na proveta e daí vais ter uma impressão errada do que tá acontecendo.

Se o objetivo é economizar cerveja, então que não retire amostras. Um indicativo mais preciso do que a ideia do densimetro, quanto ao andamento da fermentação, seria o próprio airlock! Uma vez que vc compreende as fases da fermentação e a atuação de determinado fermento é facil acompanhar (via airlock) e até prever o trabalho dele, ajustando as temperaturas de acordo com a observação, etc...

Fazendo dessa forma, além da curiosidade em si, não existe necessidade de ficar tirando amostras de cerveja durante a fermentação.

Agora, ao final da fermentação, quando já terminou de atenuar, é importante fazer uma análise sensorial periodica do seu fermentado, retirando amostras mesmo, porque nenhum aparelho (que se tenha em casa) além da sua língua vai dizer quando não há mais off-flavors e a cerveja já está pronta pra ser envasada.

Abraço!
 
tem coisas que é mais fácil no feijão com arroz, se tive que melhorar algo para poder medir as densidades, o faça na maneira de extrair o líquido com segurança(higiene), sem comprometer a leva... sou adepto do feijão com arros na produção das minhas levas...
no meu caso eu usinei uma conexão que usa a válvula pin lock, quando quero extrai um pouco, seja para medir, degustar seu avanço, clarificação ou mesmo um copo para matar a vontade, simplesmente encaixo o pinlock que tem uma torneira na ponta da mangueira e pronto... depois é só retirar o pinlock sanitizar(antes de depois),e tá vedada.

da para fazer similar em qualquer tipo de fermentador, balde, cônico plástico, etc., com algum tipo de válvula.

Que material é esse que voce utilizou pra isolar o fermentador?
voce disse que e tudo diy o fermentador também? como fez?
 
Lisca, o que eu usei foi isopor e uma mante aluminizada, dessas usadas para isolar telhado pela por baixo da telha.

a princípio pensei em usar isopor em bloco e cortar com um cortador tamanho familia em arco, mas o frete dos blocos me inviabilizaram... então tentei com isopor de 2 cm,,,, dependendo do diâmetro ele quebra, então fiz com 5 camadas de isopor de 1 cm... fui colando com duplas face e fita adesiva em torno como uma cinta.... use o mais fino que puder, faz as curvas mais facilmente... o cone foi uma briga.... primeiro calcula o tronco do cone.. no ytube tem várias explicações de como calcular....
eu fiz o cone em 4 partes, pre-formei (curvei eles com fita e fui colando as camadas com cola de isopor... como usei folhas de 1 cm fiz 5 camadas... deu uma performance excelente no isolamento.
depois foi só circundar com a manta e finalizar com fita prata, dessas usadas em refrigeração.... da um aspecto show.... nem parece coisa tabajara....
não esqueça de uma coisa.. faça tudo o que tem que fazer,, instale todas as tomadas(saídas), poço termométrico, etc.. depois de pronto .. ja era,, só desmontando....

como o meu é meio grandinho, levei 3 dias para finalizar....


quanta a conexão para pinlock, vale muito apena. e custou relativamente barato.... 20 pilas o taruguinho de inox 60 pilas o serviço no torno... e 35 do pinlock com barbatana...
 

Latest posts

Back
Top