Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Pessoal, "pular" a etapa de maturação, passando diretamente pra o envase na garrafa e depois de acabada a carbonatação, fazer a maturação na geladeira, é a mesma coisa?
 
Quantos dias deixaria em fermentação primária Rafael? Dependendo de quantos dias essa primeira etapa, pode ser..... A maturação normalmente é a fase depois de engarrafada.
 
Se não for feita uma maturação a frio antes de engarrafar, você acaba com levedura em excesso na garrafa. Eu, particularmente, não gosto disso.
 
Olha, sobre esse assunto, existe muita divergencia de opiniões (uma coisa ótima penso eu). Vou dar meu pitaco da minha experiencia prática, da forma que faço hoje.

Fermento minhas cervejas da maneira convencional, temperatura constante variando para cada coisa que eu quero fazer, por quanto tempo for necessário, até não atenuar mais, etc e tal. Depois, aquela fase tão discutida dos 10ºC eu aboli do meu processo, vou direto para 0ºC (devagar, tipo 2 ou 3 graus por dia para não rolar choque termico). Mas isso funciona pra mim pq eu faço priming e as leveduras na garrafa, depois que consomem o açucar, vão maturar a cerveja da mesma forma que fariam no fermentador, mas me deixando lugar livre para fazer outra cerveja.

Então, depois que eu engarrafo, não deixo só o tempo do priming, geralmente largo 1 mes antes de tomar, ai já maturou bem. Vale lembrar que essa técnica não funciona no caso de carbonatação, uma vez que nesse caso as leveduras não são reativadas.

Abraços
André Inácio
 

Latest posts

Back
Top