Manter Inox sem manchas e duradouro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexandreB

Active Member
Joined
Dec 25, 2016
Messages
32
Reaction score
2
Olá pessoal.

Estou com um pouco de dificuldade em manter minhas panelas de inox 304 sem manchas. Quais técnicas e produtos vocês utilizam? Confesso que estou desapontado com material, já que calor e água facilmente o mancham algo que é nomeado Stainless Steel. Eu tenho saponáceo(limpa Inox) que remove as manchas, mas tenho a sensação que ele danifica o Inox.

Agradeço com antecedência.
 
Olá pessoal.

Estou com um pouco de dificuldade em manter minhas panelas de inox 304 sem manchas. Quais técnicas e produtos vocês utilizam? Confesso que estou desapontado com material, já que calor e água facilmente o mancham algo que é nomeado Stainless Steel. Eu tenho saponáceo(limpa Inox) que remove as manchas, mas tenho a sensação que ele danifica o Inox.

Agradeço com antecedência.

Nas instruções da minha panela dizia pra não usar saponáceos, limpadores pra inox nem esponjas tipo scotch brite.

Outra coisa que não pode no inox é cloro.

A recomendação era usar um agente passivante antes do primeiro uso e anualmente.

E pra limpeza um detergente alcalino sem cloro (incrustações) ou neutro.

Uma coisa que notei no primeiro uso da minha panela foram algumas marcas coloridas no fundo, tipo em tons de arco-íris, mas li que isso é absolutamente normal quando o inox é aquecido com fogo. Vi algumas dicas pra usar vinagre ou um tal de Bar Keepers Friend pra remover mas não acho que seja necessário.
 
Nas instruções da minha panela dizia pra não usar saponáceos, limpadores pra inox nem esponjas tipo scotch brite.

Outra coisa que não pode no inox é cloro.

A recomendação era usar um agente passivante antes do primeiro uso e anualmente.

E pra limpeza um detergente alcalino sem cloro (incrustações) ou neutro.

Uma coisa que notei no primeiro uso da minha panela foram algumas marcas coloridas no fundo, tipo em tons de arco-íris, mas li que isso é absolutamente normal quando o inox é aquecido com fogo. Vi algumas dicas pra usar vinagre ou um tal de Bar Keepers Friend pra remover mas não acho que seja necessário.

Eu li errado. O produto se chama sapólio radium da marca Bom Bril. Eu procurei esse bar keepers friend, mas parece só vender dentro dos EUA.

Em relação as manchas, também tive as de cor arco iris e as removi com o sapólio radium e uma buxa que não risca, mas ainda estou em dúvida sobre a chance desse produto tirar a durabilidade do meu Inox.

Eu comprei o ácido cítrtico para a passivação, mas acredito que isso só resolva oxidação e não as manchas de calor e água. Alias, água sem cloro para lavar as panelas é bem chatinho de conseguir.

Agradeço oa comentários.
 
Essas manchas de água são chatas mesmo. Mas nunca fui atrás de como remover.

Eu não me preocuparia muito com o cloro da água da torneira, já que deve ser uma concentração bem baixa pra chegar a afetar a passivação do inox.
 
Eu acabei de conversar com um colega com vários anos de experiência e ele disse que ele tem um sistema que ele mesmo montou que limpa sozinha as panelas com uma solução de ácido fosfórico e água.

Como isso é inviável para mim, ele recomendou fazer a solução em 1 litro de água e lavar as panelas manualmente enquanto usando luvas e óculos de proteção e alguma buxa que aguente o ácido.
 
Back
Top