Manômetro para Cilindro de Acetileno

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JesseMatos

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2014
Messages
117
Reaction score
2
Olá colegas cervejeiros, estava procurando nos tópicos algo que pudesse sanar minha minha dúvida mas não encontrei. Existe um tópico sobre manômetro mas não é referente a minha dúvida. Estou montando meu equipamento de carbonatação forçada e ja comprei alguns equipamentos. Comprei um regulador de Co2 usado (está em condições de uso), todavia o manômetro dele está quebrado. Não achei manômetros específicos para Co2. Vasculhando a internet, encontrei no site da loja do mecânico um manometro para acetileno ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/75390/21/154/manometro-para-cilindro-de-acetileno ). Posso usar ele no registro de Co2 ou o comportamento dos gases é muito diferente e impede o uso?
 
jesse, o que muda são as escalas, eu uso com escalas de 0 a 4 bar no máximo, afere melhor leitura...
os que são usados para acetileno, oxigenio e por ae, usam muita pressão de trabalho, então na leitura fica muito apertado para se lê, meio kilo por exemplo em um manômettro que vai até 50k fica difícil... olha... no manômetro do regulador que mede até 10 bar eu regulo para 2, porém no manômetro do meu envasador que só vai até 2 marca 1,75, e eu aferi com um digital e a diferença se da pela escala de visualização.
alguns são mais específicos mas pelo meio onde serão aplicados do que pelo tipo de gás...
 
Então esse manômetro do link que indiquei de 5 kg/cm² pode ser utilizado tranquilamente no Co2?
 
Po, achei o valor muito bom, será que da pra adaptar esse manômetro pra medição em garrafas?
Alguém ja tentou?
 
com certeza jesse, ele te dará uma leitura muito mais acurada, e o preço está 10, paguei no último que comprei 18 dilmas... mas sem frete, local.
 
Prezados,

Tenho exatamente a mesma dúvida do JesseMatos. Tenho um regulador de pressão que uso nas minhas carbonatações, porém o manometro para verificação da pressão da cerveja tem uma escala MUITO alta, o que impossibilita o controle mais preciso. Um manometro com esta escala (até 70 psi) seria perfeito.

A grande questão é ele ser indicado para acetileno..... Os colegas já testaram ele com CO2 ? É possivel usa-lo sem maiores problemas (erros de medida, em função da calibração específica ou algo do tipo) ?

Obrigado desde já !!!
Silvio Finotti
 
Eu comprei um manometro para acetileno e adaptei para o uso em garrafa pet, ele vai ate 5 kg/cm², funciona perfeitamente. O melhor é que o custo é baixo, gastei um total de R$ 30,00 reais entre o manometro, frete e um engate rapido de 1/2 que adaptei.
 

Attachments

  • IMG_20151115_124749.jpg
    IMG_20151115_124749.jpg
    135.4 KB · Views: 101
Eu comprei um manometro para acetileno e adaptei para o uso em garrafa pet, ele vai ate 5 kg/cm², funciona perfeitamente. O melhor é que o custo é baixo, gastei um total de R$ 30,00 reais entre o manometro, frete e um engate rapido de 1/2 que adaptei.

Opa Wfabosa, ficou muito bom !!!!

E como vc comentou, por um preço bem interessante. A propósito, vc. usou a tampinha normal da garrafa pet mesmo ou alguma adaptação ??? E qual tipo de cola usou ?? Se não for pedir muito, poste mais detalhes dessa sua adaptação !!! Fiquei interessado !!!

Obrigado
Silvio Finotti
 
Eu esquentei um tampão de PVC de 1/2 e encaixei a tampinha da garrafa pet dentro dele pois o tampão é um pouco menor q a tampinha, depois disso eu tirei a tampinha e colei ela no tampão furei e colei um engate rápido com a rosca de 1/4 (que é a medida da rosca do manometro) depois de secar é só rosquear o manômetro.
Obs. A cola usada foi araldite.
 
Eu esquentei um tampão de PVC de 1/2 e encaixei a tampinha da garrafa pet dentro dele pois o tampão é um pouco menor q a tampinha, depois disso eu tirei a tampinha e colei ela no tampão furei e colei um engate rápido com a rosca de 1/4 (que é a medida da rosca do manometro) depois de secar é só rosquear o manômetro.
Obs. A cola usada foi araldite.

Obrigado pela resposta !!!

Outros 2 pontos que geraram dúvida:

1- alem de um bom aperto, precisa mais alguma providencia (veda rosca??) para evitar que vaze CO2 pela junção rosca/tampinha da garrafa PET ??

2- este engate rápido que vc. usou para fazer a conexão do manometro com o interior da garrafa PET, na parte interna (que fica dentro tampinha) tem alguma rosca ou somente cola mesmo ???


Mais uma vez obrigado !!!
Silvio Finotti
 
A tampinha de refrigerante veda perfeitamente, não precisa de veda rosca e o espigão com rosca fêmea de 1/4 vai colado na tampinha do lado de dentro e do lado de fora da tampinha só toma cuidado para não deixar ir cola na parte da tampinha em que encosta na garrafa.
 
Olá colegas cervejeiros, estava procurando nos tópicos algo que pudesse sanar minha minha dúvida mas não encontrei. Existe um tópico sobre manômetro mas não é referente a minha dúvida. Estou montando meu equipamento de carbonatação forçada e ja comprei alguns equipamentos. Comprei um regulador de Co2 usado (está em condições de uso), todavia o manômetro dele está quebrado. Não achei manômetros específicos para Co2. Vasculhando a internet, encontrei no site da loja do mecânico um manometro para acetileno ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/75390/21/154/manometro-para-cilindro-de-acetileno ). Posso usar ele no registro de Co2 ou o comportamento dos gases é muito diferente e impede o uso?


Manometro ta funcionando lindamente
valeu

só esqueci de comprar a peça de encaixe (rosca 3/4) pelo site e acabou saindo 11 reais em outra loja, metade do valor do manometro...


http://www.lojadomecanico.com.br/pr...a-cilindro-de-acetileno---omega-0-5-omega-0-5
 
Back
Top