Malte Pale Ale - Agraria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

billima

Member
Joined
Sep 5, 2014
Messages
17
Reaction score
4
Location
Rio de Janeiro
Boa tarde, galera!!

apesar de ser novidade, alguem já usou o malte pale ale da Agraria? Qual foram suas primeiras impressões?
 
O malte é tão novo que mesmo que alguém tenha usado a cerveja não deve estar pronta. ;)
 
Fiz a minha APA hoje com 100% malte da agrária pale ale.

Cor forte. Vamos ver daqui umas semanas.

Em porto alegre tem na Malte shop.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Aroma bom, a cozinha hoje (Segunda) ainda está perfumada do sábado.

Achei que o mosto ficou um tando quanto escuro e turvo, apesar da recirculação.

Vamos ver depois da fermentação e clarificação.
 
Acabo de comprar uma saca, mas só devo usar daqui umas três brassagens. Aguardando o feed back definitivo!
 
Primeira amostra para medir a atenuação.

Mesmo com 20 min de recirculação com fundo falso ficou bem turva.

Vou ver amanhã depois de 24h de geladeira.


Aroma do malte bom e sabor presente.
8f0b8cf98c9661e4b19db53a14e15db2.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Um detalhe que pode ajudar a explicar a turbidez.

Fiz uma única adição de lúpulo dentro da pegada late hopping/whirlpool hopping colocando nos 23l 50g de Equinox nos últimos 5 min de fervura e deixei mais 10 min de whirlpool antes de resfriar até 80ºC e mais 10 min antes de baixar de 60ºC.

Minha intenção era muito aroma e sabor do lúpulo, e um amargor dentro do estilo, em 30-35 IBU mais ou menos.

Fiz uma sacarificação em uma temperatura mais alta (69ºC) para gerar um maior corpo.
 
Um detalhe que pode ajudar a explicar a turbidez.

Fiz uma única adição de lúpulo dentro da pegada late hopping/whirlpool hopping colocando nos 23l 50g de Equinox nos últimos 5 min de fervura e deixei mais 10 min de whirlpool antes de resfriar até 80ºC e mais 10 min antes de baixar de 60ºC.

Minha intenção era muito aroma e sabor do lúpulo, e um amargor dentro do estilo, em 30-35 IBU mais ou menos.

Fiz uma sacarificação em uma temperatura mais alta (69ºC) para gerar um maior corpo.

Fala Jean! Como ficou a cerva com o pale ale?
 
Realmente,

Depois de 5 dias de quase 0°C (a água do blowoff com iodo congelou) o resultado foi este:

- Um ótimo aroma do malte com o equinox.
- Turbidez considerável gelada e a temperatura ambiente.
- Suco de laranja :D



No fermentador
f0ea891066487c321eaef12629dd0254.jpg


No balde com primming
025d79c415738d355a3318b57ff4c426.jpg


Na garrafa de controle
52ebb2654728abba66663e323e5e582b.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Ficou muito boa.

Infelizmente uma sinusite me roubou um pouco do olfato e do paladar.

Como diz uma única adição de lúpulo em late hopping, o aroma do equinox tomou conta.
e3357043de3fcf656633f923f317fb22.jpg
a403859556582fc3c33ff8de7df49ae1.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Não clarificou com gelatina?
A turbidez me incomoda, 50g de lúpulo no late hopping não parece ser a causa.
Isso deve ser característica do malte mesmo.
 
Não clarificou com gelatina?
A turbidez me incomoda, 50g de lúpulo no late hopping não parece ser a causa.
Isso deve ser característica do malte mesmo.
Não usei gelatina.

Vou testar novamente o malte em uma nova cerveja e revisar o processo de clarificação.

A turbidez não me incomoda, inclusive combinou com o resultado de sabor e aroma do malte e lúpulo.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Não clarificou com gelatina?
A turbidez me incomoda, 50g de lúpulo no late hopping não parece ser a causa.
Isso deve ser característica do malte mesmo.

Fui num workshop da Agrária, e quando o palestrante (não lembro o nome) disse que a quantidade de proteínas desse malte é maior do que a do Maris Otter, eu levantei a bola de que essa quantidade de proteínas poderia influenciar a turbidez. Ele concordou que poderia gerar uma turbidez maior, mas argumentou também que poderia ser gerado por outros fatores no processo.

De qualquer forma, to com uma special bitter no meio da fermentação com esse malte sendo o principal. Assim que envasar falo como ficou
 
A minha estava turva mesmo quente.

Agora, quanto ao corpo e sabor que o malte deixa, excelente.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Agora a formação e retenção de espuma do malte é muito boa.
Fiz uma carbonatação baixa para uma APA e mesmo assim ficou muito boa a espuma.
a276abecb354c2edc1bffe0b3cd7e24a.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Agora a formação e retenção de espuma do malte é muito boa.
Fiz uma carbonatação baixa para uma APA e mesmo assim ficou muito boa a espuma.
a276abecb354c2edc1bffe0b3cd7e24a.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

O vei, te perguntei umas paradas sobre esse malte agora em outro topico la e vi q vc ta tinha falado tudo aqui, hahaha.. desconsidera por favor!

Eu tb não me incomodo com turgidez, e a foto ficou bonita.. acredito q com a gelatina fica com uma cor muito massa!!

E como ficou a drinkability dela? afetou em alguma coisa?
 
O vei, te perguntei umas paradas sobre esse malte agora em outro topico la e vi q vc ta tinha falado tudo aqui, hahaha.. desconsidera por favor!

Eu tb não me incomodo com turgidez, e a foto ficou bonita.. acredito q com a gelatina fica com uma cor muito massa!!

E como ficou a drinkability dela? afetou em alguma coisa?
Ficou muito redonda. Sou suspeito, pois adoro APAs. IPAs já não sou fã.
Esta o amargor passou longo, mas o lúpulo está todo ali.

Estou planejando agora uma belgian strong Ale com o agrária para ver no que dá, inclusive com dois lotes, um com Chips de Carvalho

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Ficou muito redonda. Sou suspeito, pois adoro APAs. IPAs já não sou fã.
Esta o amargor passou longo, mas o lúpulo está todo ali.

Estou planejando agora uma belgian strong Ale com o agrária para ver no que dá, inclusive com dois lotes, um com Chips de Carvalho

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Massa demais Jean!

Já eu sou viciado em IPAs.. estou com uma APA maturando (foi minha primeira brassagem), vou esperar ela ficar pronta pra ver se deu tudo certo, e partir pra próxima brassagem. Uma IPA com certeza... Vou usar o malte Pale Ale da agraria como base então!!

Valeu mestre!
 
Recebi uma saca hoje, devo brassar hoje ainda uma 100% pale ale pra testar.
Vamo ver
 
Pois, segundo o BJCP, uma APA, por exemplo, deve ser feita com maltes pale ale oriundos da america do norte. Eu nunca consegui comprar aqui em São Paulo.
Que seja um malte da america do sul!
 
Usei algumas vezes. Bom, barato e bastante aromático. Ontem mesmo brassei uma american IPA com ele e todo mundo que estava em casa elogiou os aromas da mostura. Estou obtendo um rendimento de quase 80% do extrato dele.
 
Jean, qual OG e FG dessa que vc fez??

Sabe que não me atenho muito estes números, exceto para saber se terminou ou não de atenuar, nunca anoto ... hehehehe

Mas foi algo em torno de 1.050 de OG e uns 1.008~1.010 de FG

Só digo uma coisa, foi a melhor cerveja que eu fiz, a combinação do malte e do late hopping fez uma cerveja incrível, aromática, com corpo, aveludada e com muito sabor, com quase nenhum amargor (harsh) perceptível. Para se tomar litros e mais litros.

Esta foi com equinox, quer agora repetir com outros lúpulos (cascade, amarillo, Ella) para ver como ficam.
 

Latest posts

Back
Top