Malte Chateau Whisky

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tavares

Active Member
Joined
Sep 19, 2014
Messages
37
Reaction score
26
Comprei esse malte e não encontro no BS. Nem para download!
Alguém teria uma dica de como acrescentar no software?

Estou preparando uma receita com pilsen e cara-pils. Uma blond ale a princípio.

Me interessei por esse malte simplesmente pelo nome e em função da cor clara que pretendo produzir nesta leva.

Pelo site da castle vejo as características e me chamou a atenção os FENÓIS...
Fenóis 30~45 ppm... que flavors pode gerar?! :confused:

Abraços!
 
Fenóis 30~45 ppm... que flavors pode gerar?!

Fumaça! Esse é um malte turfado (seco em fogo de turfa) com um um sabor defumado bastante pronunciado, que é agressivo para a maioria das cervejas.

Normalmente esse tipo de malte é usado em pequenas quantidades e em cervejas bem específicas.
 
Acho que são fenóis que a madeira libera na queima, devem estar especificados por serem importantes na comparação de algum aroma...
 
Mas estão falando do Whisky ou do Peated? O peated é um malte turfado, então o whisky também é? Estava pensando em comprar 5kg pra testar...
 
Esse malte Chateau Whisky serve para produção de whisky (destilado).
Pode ser usado na produção de cervejas. No site, a recomendação de uso em cervejas é de até 5%.
 
Mas estão falando do Whisky ou do Peated? O peated é um malte turfado, então o whisky também é? Estava pensando em comprar 5kg pra testar...

Cara se vc quer defumado pega o defumado com faia, da castle ou da weyermann... é muito mais agradavel do que o whisky
 
Pois é, @Tiago
O turfado é bem difícil de equilibrar na cerveja. Eu abominava completamente esse malte até conhecer duas cervejas espetaculares que tinham um caráter turfado bem intenso: a Black Jack Verdi Imperial Stout do Birrificio del Ducato e Xyauyù Fumé da Baladin (ambas italianas). Embora o turfado delas venha dos barris de uísque em que foram envelhecidas (e não do mosto), acho que seria possível obter um efeito semelhante usando o malte de uísque na brassagem.

Por coincidência (ou não), ambas as cervejas que mencionei são bastante alcoólicas, envelhecidas e com considerável dulçor residual. Eu tenho a impressão de que o turfado funciona bem em cervejas de alta densidade, que tenham estrutura para suportá-lo e potencial de envelhecimento para que ele possa arredondar.

Mas, sem dúvida, na maior parte dos casos é melhor usar o "faiado" do que o turfado. Ou o da Briess, que é defumado com cerejeira.
 
Então o whisky e o turfado da castle são praticamente iguais? Queria comprar pra usar em uma stout e em uma wee heavy.

Quase comprei 5kg de cada.
 
Back
Top