Mais duvidas... agora no engarrafamento..

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fisiowilliam

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
70
Reaction score
5
Ola amigos, desde que comecei a me aventurar nesta arte de fazer cervejas, vem me aparecendo várias duvidas e praticamente todas são sanadas aqui pelo fórum... muito obrigado a todos....
Mas agora vem outra etapa, o engarrafamento da cerveja.
A primeira leva eu fiz conforme o manual que veio no kit do lamas... brassagem, fervura, fermentação, maturação e agora o envase.
1º.. para maturar, retirei todo mosto do fermentador e transferi para outro fermentador, jogando fora aquela lama que formou no fundo e levei para maturar na geladeira, após 8 dias coloquei o priming que veio no kit, mexi bastante e engarrafei.... agora as dúvidas:
1- Pesquisei e vi que a maioria não esta retirando esta lama do fermentador e estão colocando o próprio fermentador na geladeira, para apenas na hora do envase retirar a lama, diferente do que pedi no manual do kit, qual estaria mais correto?
2- Após engarrafar, fazem 3 dias, dei uma olhada nas garrafas e qdo as mexo esta levantando tipo uma "poeira" do fundo das garrafas, será que tinha que ter filtrado antes de engarrafar ou não podia ter mexido tudo com o açucar e ter desprezado o fundo do mosto, onde acredito estava esta "sujeira".
3- Ao invés de usar estes açucar que vendem pronto, eu poderia usar direto um sache de açucar cristal de 5g em cada garrafa de 600ml, assim não precisando mexer no mosto evitando subir esta sujeira?
Valeu por enquanto!!!!
 
1. Não existe mais correto nesse caso, a ideia de fermentar e clarificar no mesmo fermentador é evitar uma trasfega, o que diminui os riscos de contaminação e trabalho. Eu só mudo de recipiente na hora de engarrafar pra não levar a lama junto.

2. Difícil avaliar, mas pode ter ido fermento demais pras garrafas. Não precisa filtrar nada, só deixar decantar o máximo possível e transferir com cuidado.

3. Faz tu mesmo o açúcar invertido. Só misturar com água o suficiente pra cobrir (2-3ml pra cada grama mais ou menos) e ferver durante uns 5 minutos, aí adiciona ao mosto já sem a lama, mistura bem e engarrafa. Desse jeito não tem erro.

Abraços!
 
Cara, trocar o fermentador não existe um consenso, sinceramente prefiro não trocar, "menos chance pro azar", pelo que entendi tu transferiu de fermentador sem ter abaixado a temperatura tu acabou levando bastante fermento junto para o "maturador" pois ele não decantou o suficiente, e mesmo que com a temperatura baixa antes de transferir mais esses 8 dias de frio decanto mais fermento. Quanto a colocar açucar direto na garrafa tanto faz va pelo que tu ache mais comodo.
Abraço
Bruno
 
Oi Willian

1 - Para evitar trabalho, possibilidade de contaminação e contato da cerveja com o oxigênio e luz direta (causa oxidação), na minha opinião é melhor evitar trasfega para maturação. Pode deixar no fermentador mesmo que não tem nenhum problema. Só mudo de balde antes de fazer o priming e engarrafar.

2 - Isso é normal. Nossa cerveja não é filtrada, então sempre vai ter essa "poeira" no fundo. Um pouco é normal, se for em excesso (consideraria excesso se formasse uma camada de uns 2 ou 3 mm) você deve rever seu processo de envase. Baixar o máximo possível a temperatura da cerveja (sem congelar) por umas 48 horas antes de mudar de balde, fazer o priming e envasar ajuda muito na solidificação e decantação deste material. O ideal é deixar a temperatura abaixo de 4ºC (quanto mais perto de 0ºC, melhor).

3 - Para fazer o priming em casa, calcule entre 5 e 7 gramas de açúcar por litro de cerveja, de acordo com a carbonatação que deseja (5g em 600ml é bastante priming), adicione cerca 3 x o peso total de açúcar em água (por exemplo 300ml para 100g), ferva a mistura e quando estiver fervendo, pingue umas 2 gotas de limão.
 
Obrigado a todos novamente, acredito que o meu erro foi em acabar a fermentação e logo em seguida já mudar de fermentador, na mesma temperatura para depois colocar na geladeira para maturar....
 
Back
Top