Luftal como anti-espumante na oxigenação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

destynnos

Well-Known Member
Joined
Nov 21, 2017
Messages
133
Reaction score
12
Olá pessoal. Andei lendo que o remédio Luftal tem propriedades anti-espumante e alguns usam ele na fervura. Pergunta alguém já usou ele como anti-espumante no processo de oxigenação do mosto antes da inoculação da levedura?
 
Já usei e funciona, não senti nenhuma diferença na cerveja. Se conseguir compre o Fermcap que é mais indicado. Adicionei nos 10minutos finais da fervura e na oxigenação não espumou nada. Também da uma leve ajuda no Krausen. Tem alguns tópicos sobre isso, Luftal x Fermcap S?
 
Já usei e funciona, não senti nenhuma diferença na cerveja. Se conseguir compre o Fermcap que é mais indicado. Adicionei nos 10minutos finais da fervura e na oxigenação não espumou nada. Também da uma leve ajuda no Krausen. Tem alguns tópicos sobre isso, Luftal x Fermcap S?

Obrigado pela reposta @Rafaelb. Só para mim entender. Usou apenas na fervura, na oxigenação não foi adicionado mais, isso? Outro ponto a espuma da cerveja final ficou boa e não foi afetada?
 
Obrigado pela reposta @Rafaelb. Só para mim entender. Usou apenas na fervura, na oxigenação não foi adicionado mais, isso? Outro ponto a espuma da cerveja final ficou boa e não foi afetada?
Espuma ficou ótima, sem alterações. Cerveja ficou muito boa e foi uma stout. Usei na fervura e na oxigenação não adicionei e nem espumou na oxigenação.
 
Eu uso Fermcap.

Normalmente uso na fervura, para não transbordar a panela, que sempre está cheia até a borda... cada gota a mais é importante...
Já usei também na fermentação, para não transbordar o balde.
Das duas maneiras, não deu diferença nenhuma na espuma, aroma ou sabor da cerveja pronta.
 
Tenho usado 10 gotas para 20L de mosto. Dá para usar um pouco menos, tipo 5 gotas, mas prefiro não arriscar.
 
O bom é que deve evitar a peidorrera de fundinho de garrafa 😆
 

Latest posts

Back
Top