Limites para og do starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabiobrum

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
182
Reaction score
48
Bem, no papel quase tudo é possível. Andei fuçando as calculadoras para calcular o volume de starter e consegui taxas boas de inoculação utilizando um volume relativamente pequeno de starter porém com uma OG bem alta , tipo 1100.
A pergunta que fica é :
Tem algum limite para a OG do starter?!
 
A principal função do starter é criar células saudáveis para a fermentação e a segunda seria o crescimento celular. É melhor ter uma quantidade menor de células saudáveis do que ter um enorme número de células fracas.

É recomendado um mosto de 7-10 plato pois é um balanço entre crescimento celular e criação de células saudáveis. Um starter com densidade muito baixa cria células saudáveis em menor quantidade. Um starter de alta densidade cria mais células porem em contrapartida o stress é grande.

Pelo menos foi isso que meu amigo C.white e Jamil me ensinaram. Agora, te dizer que fazer um starter de 1.045 ou 1.050 é muito prejudicial para a saúde da levedura não sei te dizer, mas 1100 é meio pesado.

abraço.
 

Latest posts

Back
Top