Lavagem com água fria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

davipetry_BR

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
115
Reaction score
7
Bom dia pessoal.
Em uma das minhas brassagens não tive outro fogareiro auxiliar para aquecer a água de lavagem e acabei fazendo com água fria mesmo. Temperatura ambiente, cerca de 18ºC. Não percebi grande diferença no resultado final, porém não sei tecnicamente se esse processo pode prejudicar a eficiência ou a extração total dos açúcares. Alguém saberia me dizer algo sobre lavagem com água fria? Prejuízos? Ou apenas ganho em tempo hehehe.
 
Eu nunca li nada sobre isso na bibliografia. O único dado que eu tenho é de um experimento do Braukaiser: http://braukaiser.com/blog/blog/2009/05/12/cold-water-sparging/

Em resumo, a única diferença que ele observou foi que a cerveja produzida sem aquecimento da água da lavagem ficou um pouco mais turva. No entanto, foi um único teste, não dá pra dizer que seja conclusivo.
 
Cara eu acho que não tem ganhos, nem mesmo o de tempo porque tu vai acabar resfriando bem mais o mosto que depois vai demorar bem mais pra ferver.
 
A principal vantagem é que dispensaria uma panela para água quente.
 
Hummm acho que a eficiência num fly-sparge iria diminuir drasticamente... A clarificação ficou bem prejudicada também. Se o ponto é economizar a panela é melhor fazer logo um BIAB hehehe

abraços
 
Pois é, eu faço com BIAB, mas o volume final estava ficando muito abaixo do esperado. Então comecei a fazer sparge para aumentar esse volume para a fervura. Na próxima vou fazer com água quente para comparar.
 
Pois é, eu faço com BIAB, mas o volume final estava ficando muito abaixo do esperado. Então comecei a fazer sparge para aumentar esse volume para a fervura. Na próxima vou fazer com água quente para comparar.
eaí deu boa?
 
Back
Top